Construção e validação de tecnologia educativa para gestão de direitos pela pessoa com estomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129228 |
Resumo: | No intuito de melhorar o conhecimento e dispor informações pertinentes as pessoas com estomia, a elaboração de um instrumento que possa nortear seus direitos, como um vídeo educativo, pode proporcionar subsídio para desenvolver uma autonomia e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivou-se com o estudo construir e validar uma tecnologia educativa para gestão de direitos pela pessoa com estomia. Trata-se de estudo metodológico desenvolvido em duas etapas. A primeira foi a elaboração da tecnologia educativa - o vídeo; a segunda, a validação por juízes de conteúdo e técnicos. O processo de construção e validação de vídeo educativo ocorreu entre agosto a novembro de 2022. O estudo foi realizado em um município de grande porte da região Nordeste do Brasil, em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Foi selecionado um painel de experts para avaliar o material proposto, denominados juízes, para analisar a apresentação, o conteúdo, a clareza e a compreensão do constructo. Para determinar o nível de concordância entre os experts, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para cada um dos itens que deveria ser avaliado no vídeo. Na primeira etapa, baseou-se na questão: segundo a literatura, quais são os direitos que pessoas com estomia possuem? A busca foi realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE) via portal PubMed da US National Library of Medicine; Web of Science (WoS); Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), resultando na identificação de 281 estudos, dos quais sete fizeram parte do estudo. De uma forma geral, os textos apontam que os padrões de qualidade de atendimento e os direitos dos pacientes com ostomias talvez não estejam ocorrendo da forma adequada em alguns países estudados, como nos Estados Unidos e Brasil em todos os ambientes de saúde e apontam alguns mecanismos legais de proteção da pessoa com estomia. A ferramenta educativa em formato de vídeo foi elaborada e contou com duração de 3min e 50s e recebeu o título ¿Informações para a Pessoa com Estomia de Eliminações¿. Participaram da etapa de validação de conteúdo 15 juízes experts. O IVC global foi de 0,97. Todos os juízes concordaram com a versão final do conteúdo do vídeo. Conclui-se que o vídeo educativo, enquanto tecnologia em saúde, mostrou-se viável e válido aos aspectos metodológicos, com potencial para melhorar o conhecimento das pessoas com estomas sobre os seus direitos. Palavras-chave: Estudo de Validação. Tecnologias Educativas. Direitos. Pessoa com Estomia. |
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Construção e validação de tecnologia educativa para gestão de direitos pela pessoa com estomiaTecnologia em enfermagemEstomiaNo intuito de melhorar o conhecimento e dispor informações pertinentes as pessoas com estomia, a elaboração de um instrumento que possa nortear seus direitos, como um vídeo educativo, pode proporcionar subsídio para desenvolver uma autonomia e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivou-se com o estudo construir e validar uma tecnologia educativa para gestão de direitos pela pessoa com estomia. Trata-se de estudo metodológico desenvolvido em duas etapas. A primeira foi a elaboração da tecnologia educativa - o vídeo; a segunda, a validação por juízes de conteúdo e técnicos. O processo de construção e validação de vídeo educativo ocorreu entre agosto a novembro de 2022. O estudo foi realizado em um município de grande porte da região Nordeste do Brasil, em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Foi selecionado um painel de experts para avaliar o material proposto, denominados juízes, para analisar a apresentação, o conteúdo, a clareza e a compreensão do constructo. Para determinar o nível de concordância entre os experts, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para cada um dos itens que deveria ser avaliado no vídeo. Na primeira etapa, baseou-se na questão: segundo a literatura, quais são os direitos que pessoas com estomia possuem? A busca foi realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE) via portal PubMed da US National Library of Medicine; Web of Science (WoS); Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), resultando na identificação de 281 estudos, dos quais sete fizeram parte do estudo. De uma forma geral, os textos apontam que os padrões de qualidade de atendimento e os direitos dos pacientes com ostomias talvez não estejam ocorrendo da forma adequada em alguns países estudados, como nos Estados Unidos e Brasil em todos os ambientes de saúde e apontam alguns mecanismos legais de proteção da pessoa com estomia. A ferramenta educativa em formato de vídeo foi elaborada e contou com duração de 3min e 50s e recebeu o título ¿Informações para a Pessoa com Estomia de Eliminações¿. Participaram da etapa de validação de conteúdo 15 juízes experts. O IVC global foi de 0,97. Todos os juízes concordaram com a versão final do conteúdo do vídeo. Conclui-se que o vídeo educativo, enquanto tecnologia em saúde, mostrou-se viável e válido aos aspectos metodológicos, com potencial para melhorar o conhecimento das pessoas com estomas sobre os seus direitos. Palavras-chave: Estudo de Validação. Tecnologias Educativas. Direitos. Pessoa com Estomia.In order to improve knowledge and provide relevant information to people with ostomy, yet to the development of an instrument that can guide their rights, such as an educational video, can provide subsidy to develop autonomy and improve the quality of life of these patients. The objective of this research was to build and validate an educational technology for the management of rights by the person with a stoma. This is a methodological study developed in two stages. The first was the elaboration of an educational technology - the video; the second, validation by content and technical judges. The construction and validation process of the educational video took place between August and November 2022. The study was carried out in a large city in the Northeast region of Brazil, Fortaleza, capital of the State of Ceará. A panel of experts was selected to evaluate the proposed material, named judges, to analyze the presentation, content, clarity and understanding of the construct. To determine the level of agreement between the experts, the Content Validity Index (CVI) was used for each of the items that should be evaluated in the video. The first stage was based on the question: according to the literature, what are the rights that people with ostomy have? The search was carried out in the following databases: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via the PubMed portal of the US National Library of Medicine; Web of Science (WoS); Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) and Latin American Literature in Health Sciences (LILACS), generated by identifying 281 studies, of which seven were part of the study. In general, the texts point out that the standards of quality of care and the rights of patients with ostomies may not be occurring properly in some countries studied, such as the United States and Brazil, in all health environments, and it points out some legal mechanisms of protection for people with ostomy. The educational tool in video format was created and lasted 3 minutes and 50 seconds and was entitled ¿Information for the Person with an Elimination Ostomy¿. Fifteen expert judges participated in the content validation stage. The overall CVI was 0.97. All judges agreed on the final version of the video content. It is concluded that the educational video, as a health technology, proved to be viable and valid in terms of methodological aspects, with the potential to improve the knowledge of people with stomas about their rights. Keywords: Validation study, Educational Technologies Rights, Person with ostomy.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 6293/23 em 30/01/2023Sampaio, Luis Rafael LeiteAbreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante deRolim, Karla Maria CarneiroPinheiro, Woneska RodriguesUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemBarbosa, Silvana Maria Lima Braga2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf69f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129228https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T11:38:23Zoai::129228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T11:38:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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