Construção e validação de planner para o autocuidado do paciente com diabetes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129102 |
Resumo: | Diabetes Mellitus é uma doença endócrino-metabólica que está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento da morbidade e da taxa de mortalidade, redução da qualidade de vida, além de ser um problema de saúde pública global. O déficit no autocuidado em relação ao Diabetes Mellitus é um fator preocupante para profissionais de saúde e pode causar danos irreversíveis em alguns pacientes, como a perda de membros inferiores, insuficiência parcial ou total de órgãos-alvo, além de incapacitar o indivíduo a exercer atividades rotineiras. Neste contexto, destaca-se a importância das tecnologias educativas, visto que são ferramentas que proporcionam conhecimento e favorecem a adesão ao autocuidado. O presente estudo objetivou construir e validar uma tecnologia educativa no formato de calendário educativo Planner sobre o autocuidado para pessoas com diabetes. Tratou-se de um estudo metodológico onde utilizou-se o Método Misto para a busca de uma análise mais aprofundada sobre a tecnologia educativa na esfera da Atenção Primária à Saúde. A pesquisa foi dividida em fases: 1) Elaboração de conteúdo para a tecnologia educativa mediante revisão narrativa acerca de temáticas pertinentes ao autocuidado e prevenção de complicações em diabetes na Atenção Primária à Saúde; 2) Desenvolvimento da tecnologia no formato calendário educativo tipo Planner e funcionalidades; 3) Validação do conteúdo e aparência da tecnologia junto a juízes especialistas. O estudo foi realizado no período de novembro de 2021 a outubro de 2022, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de número 2.145.055. No processo de seleção dos juízes, utilizou-se critérios adaptados do sistema de classificação de especialistas de Fehring. Realizou-se contato prévio com os juízes por meio do aplicativo WhatsApp® ou por e-mail e enviados através destes recursos, a carta-convite, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido, além do link da tecnologia inserido no formulário elaborado na plataforma online Google Forms®. Os especialistas responderam o formulário de validação, que contemplou a avaliação do conteúdo e aparência do produto, com itens distribuídos em Blocos: 1) Objetivos; 2) Estrutura e apresentação; 3) Relevância. Para a análise dos dados foi considerado o Índice de Validade de Conteúdo para medir a proporção de juízes que estão em concordância sobre determinados aspectos do instrumento e de seus itens. Os dados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos. Como resultados, obteve-se a construção do roteiro textual do Planner através da revisão narrativa e para elaboração do design gráfico, a ferramenta Canva. O conteúdo textual foi apresentado em doze folhas e a capa intitulada em: Calendário Diabetes Planner, o autocuidado ao seu lado. O resultado do Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,97, denotando-se um nível satisfatório de concordância entre os juízes e na aprovação da aparência e do conteúdo da tecnologia educativa construída. Como sugestões dos juízes, alguns orientaram a adequação e ajuste na linguagem das informações, mais coloquial e menos técnica, direcionando-as às pessoas com diabetes, além de inserir uma escrita mais detalhada nos versos e ajuste da fonte da letra a fim de compreender a condição de baixa acuidade visual dos pacientes. Outros recomendaram a inclusão de apresentação e manuseio do Planner, mais figuras ilustrativas e as referências das informações utilizadas na mesma. Considera-se, portanto, que o Planner é um instrumento de promoção à saúde e espera-se que ele possa auxiliar na mudança de comportamento das pessoas com Diabetes Mellitus, através da difusão do conhecimento e do alcance de padrões comportamentais que favoreçam o autocuidado. Palavras-chave: Tecnologia Educativa. Diabetes Mellitus. Autocuidado. Atenção Primária à Saúde |
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Construção e validação de planner para o autocuidado do paciente com diabetesDiabetes mellitusTecnologia em saúdeDiabetes Mellitus é uma doença endócrino-metabólica que está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento da morbidade e da taxa de mortalidade, redução da qualidade de vida, além de ser um problema de saúde pública global. O déficit no autocuidado em relação ao Diabetes Mellitus é um fator preocupante para profissionais de saúde e pode causar danos irreversíveis em alguns pacientes, como a perda de membros inferiores, insuficiência parcial ou total de órgãos-alvo, além de incapacitar o indivíduo a exercer atividades rotineiras. Neste contexto, destaca-se a importância das tecnologias educativas, visto que são ferramentas que proporcionam conhecimento e favorecem a adesão ao autocuidado. O presente estudo objetivou construir e validar uma tecnologia educativa no formato de calendário educativo Planner sobre o autocuidado para pessoas com diabetes. Tratou-se de um estudo metodológico onde utilizou-se o Método Misto para a busca de uma análise mais aprofundada sobre a tecnologia educativa na esfera da Atenção Primária à Saúde. A pesquisa foi dividida em fases: 1) Elaboração de conteúdo para a tecnologia educativa mediante revisão narrativa acerca de temáticas pertinentes ao autocuidado e prevenção de complicações em diabetes na Atenção Primária à Saúde; 2) Desenvolvimento da tecnologia no formato calendário educativo tipo Planner e funcionalidades; 3) Validação do conteúdo e aparência da tecnologia junto a juízes especialistas. O estudo foi realizado no período de novembro de 2021 a outubro de 2022, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de número 2.145.055. No processo de seleção dos juízes, utilizou-se critérios adaptados do sistema de classificação de especialistas de Fehring. Realizou-se contato prévio com os juízes por meio do aplicativo WhatsApp® ou por e-mail e enviados através destes recursos, a carta-convite, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido, além do link da tecnologia inserido no formulário elaborado na plataforma online Google Forms®. Os especialistas responderam o formulário de validação, que contemplou a avaliação do conteúdo e aparência do produto, com itens distribuídos em Blocos: 1) Objetivos; 2) Estrutura e apresentação; 3) Relevância. Para a análise dos dados foi considerado o Índice de Validade de Conteúdo para medir a proporção de juízes que estão em concordância sobre determinados aspectos do instrumento e de seus itens. Os dados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos. Como resultados, obteve-se a construção do roteiro textual do Planner através da revisão narrativa e para elaboração do design gráfico, a ferramenta Canva. O conteúdo textual foi apresentado em doze folhas e a capa intitulada em: Calendário Diabetes Planner, o autocuidado ao seu lado. O resultado do Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,97, denotando-se um nível satisfatório de concordância entre os juízes e na aprovação da aparência e do conteúdo da tecnologia educativa construída. Como sugestões dos juízes, alguns orientaram a adequação e ajuste na linguagem das informações, mais coloquial e menos técnica, direcionando-as às pessoas com diabetes, além de inserir uma escrita mais detalhada nos versos e ajuste da fonte da letra a fim de compreender a condição de baixa acuidade visual dos pacientes. Outros recomendaram a inclusão de apresentação e manuseio do Planner, mais figuras ilustrativas e as referências das informações utilizadas na mesma. Considera-se, portanto, que o Planner é um instrumento de promoção à saúde e espera-se que ele possa auxiliar na mudança de comportamento das pessoas com Diabetes Mellitus, através da difusão do conhecimento e do alcance de padrões comportamentais que favoreçam o autocuidado. Palavras-chave: Tecnologia Educativa. Diabetes Mellitus. Autocuidado. Atenção Primária à SaúdeDiabetes Mellitus is an endocrine-metabolic disease that is associated with chronic micro and macrovascular complications, increased morbidity and mortality rates, reduced quality of life, in addition to being a global public health problem. The deficit in self-care in relation to Diabetes Mellitus is a worrying factor for health professionals and can cause irreversible damage in some patients, such as the loss of lower limbs, partial or total failure of target organs, in addition to disabling the individual to perform routine activities. In this context, the importance of educational technologies is highlighted, since they are tools that provide knowledge and favor adherence to self-care. The present study aimed to build and validate an educational technology in the format of an educational Planner calendar on self-care for people with diabetes. This was a methodological study in which the Mixed Method was used to seek a more in-depth analysis of educational technology in the sphere of Primary Health Care. The research was divided into phases: 1) Elaboration of contents for the educational technology through a narrative review on topics relevant to self-care and prevention of complications in diabetes in Primary Health Care; 2) Development of technology in the format of an educational calendar Planner and functionalities; 3) Validation of technology content and appearance with expert judges. The study was carried out from November 2021 to October 2022, with the approval of the Research Ethics Committee under Opinion number 2,145,055. In the process of selecting judges, criteria adapted from Fehring's expert classification system were used. Prior contact was made with the judges through the WhatsApp® application or by e-mail and sent through these resources, the invitation letter, together with the free and informed consent form, in addition to the technology link inserted in the form prepared in the online platform Google Forms®. The specialists answered the validation form, which included the evaluation of the content and appearance of the product, with items distributed in blocks: 1) Objectives; 2) Structure and presentation; 3) Relevance. For data analysis, the Content Validity Index was considered to measure the proportion of judges who agree on certain aspects of the instrument and its items. The data were organized in charts, tables, and graphs. As a result, the construction of the Planner's textual script was obtained through the narrative review and for the elaboration of the graphic design, the Canva tool. The textual content was presented in twelve sheets and the cover entitled: Diabetes Planner Calendar, self-care by your side. The result of the total Content Validity Index was 0.97, denoting a satisfactory level of agreement between the judges and approval of the appearance and content of the educational technology built. As suggestions from the judges, some guided the adequacy and adjustment in the language of the information, more colloquial and less technical, directing them to people with diabetes, in addition to inserting more detailed writing in the verses and adjusting the font of the letter in order to understand the patients' low visual acuity condition. Others recommended including presentation and handling of the Planner, more illustrative figures and references to the information used in it. Therefore, it is considered that the Planner is a health promotion tool, and it is expected that it can help change the behavior of people with Diabetes Mellitus, through the dissemination of knowledge and the achievement of behavioral patterns that favor self-care. Keywords: Educational Technology. Diabetes Mellitus. Self-care. Primary Health Care.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 518/23 em 03/01/2023Diogenes, Lea Maria Moura BarrosoValente, Mayenne Myrcea Quintino PereiraQueiroz, Danielle TeixeiraAraújo, Samila TorquatoUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemCoelho, Maria da Conceição Saboia2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf90f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129102https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T11:37:44Zoai::129102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T11:37:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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