A escola como locus de educação sexual e prevenção das DST/HIV/AIDS: comunicação e diálogo entre professores, pais e alunos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Priscila Franca de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102160
Resumo: Fala-se muito sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com foco no HIV/Aids, e a população jovem é alvo dessas infecções com frequência. Observa-se que esse assunto ainda enseja questionamentos e necessita ser trabalhado de uma maneira clara e objetiva, integrando os adolescentes com os pais e a escola. Esta é um ambiente com ações voltadas, primordialmente, para o ensino- aprendizagem sendo responsável pela formação de cidadãos que precisam conviver em sociedade e ter melhores condições de vida. Nessa perspectiva, a escola torna-se um locus propicio para desenvolver atividades voltadas para a Promoção da Saúde. Objetiva-se com esta pesquisa avaliar a comunicação e o diálogo entre professores, pais e adolescentes sobre a educação sexual e a prevenção das DST/HIV/Aids no contexto escolar; bem como realizar uma reflexão construtiva sobre a comunicação e o diálogo entre professores, pais e alunos adolescentes. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizada em duas escolas de ensino fundamental II, com adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos e professores das duas escolas selecionadas do Município de Cascavel-Ceará. A coleta de dados se dividiu em dois momentos, sendo que no primeiro foi solicitado que os professores respondessem um questionário relacionado a educação sexual e DST/HIV/Aids no contexto escolar. Após, foram tomados aleatoriamente professores para responder uma entrevista semi- estruturada. No segundo momento, realizaram-se com os adolescentes grupos focais nas escolas. A análise das falas que emergiram das entrevistas e do grupo focal foram categorizadas por meio da Análise de Conteúdo. Os aspectos éticos estiveram presentes em todas as etapas da pesquisa conforme a Resolução 466/2012 do Ministério da Saúde e foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFOR com o Número de Parecer 435/2011. Por meio da fala dos professores, emergiram as categorias: a sexualidade e a busca de informações; educação sexual no ambiente escolar; e DST/HIV/Aids na adolescência. No tocante às falas dos adolescentes dos grupos focais, surgiram: mudanças físicas e psicológicas na adolescência; o papel da família na educação sexual; e o adolescente e sua sexualidade. Evidenciou-se que existe intenção dos professores em desenvolver atividades educativas e continuadas no ambiente escolar, atuando como peça fundamental para a formação de uma sexualidade saudável e livre de danos. Portanto, repensar os conteúdos ministrados no ambiente escolar, desmistificando a concepção de que a sexualidade deve ser tratada, apenas, nas aulas de ciências por um modelo biomédico e fisiológico não atende as necessidades referidas pelos sujeitos da pesquisa. A compreensão das representações dos adolescentes sobre a educação sexual e prevenção das DST/HIV/Aids permitiu o reconhecimento e o entendimento das ansiedades comuns, dos mecanismos individuais e das estratégias coletivas de defesa gerados por essa temática, de fundamental importância para a implantação de mudanças que favoreçam maior conhecimento e reflexão dos adolescentes sobre a sua saúde sexual e reprodutiva.
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Objetiva-se com esta pesquisa avaliar a comunicação e o diálogo entre professores, pais e adolescentes sobre a educação sexual e a prevenção das DST/HIV/Aids no contexto escolar; bem como realizar uma reflexão construtiva sobre a comunicação e o diálogo entre professores, pais e alunos adolescentes. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizada em duas escolas de ensino fundamental II, com adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos e professores das duas escolas selecionadas do Município de Cascavel-Ceará. A coleta de dados se dividiu em dois momentos, sendo que no primeiro foi solicitado que os professores respondessem um questionário relacionado a educação sexual e DST/HIV/Aids no contexto escolar. Após, foram tomados aleatoriamente professores para responder uma entrevista semi- estruturada. No segundo momento, realizaram-se com os adolescentes grupos focais nas escolas. A análise das falas que emergiram das entrevistas e do grupo focal foram categorizadas por meio da Análise de Conteúdo. Os aspectos éticos estiveram presentes em todas as etapas da pesquisa conforme a Resolução 466/2012 do Ministério da Saúde e foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFOR com o Número de Parecer 435/2011. Por meio da fala dos professores, emergiram as categorias: a sexualidade e a busca de informações; educação sexual no ambiente escolar; e DST/HIV/Aids na adolescência. No tocante às falas dos adolescentes dos grupos focais, surgiram: mudanças físicas e psicológicas na adolescência; o papel da família na educação sexual; e o adolescente e sua sexualidade. Evidenciou-se que existe intenção dos professores em desenvolver atividades educativas e continuadas no ambiente escolar, atuando como peça fundamental para a formação de uma sexualidade saudável e livre de danos. Portanto, repensar os conteúdos ministrados no ambiente escolar, desmistificando a concepção de que a sexualidade deve ser tratada, apenas, nas aulas de ciências por um modelo biomédico e fisiológico não atende as necessidades referidas pelos sujeitos da pesquisa. A compreensão das representações dos adolescentes sobre a educação sexual e prevenção das DST/HIV/Aids permitiu o reconhecimento e o entendimento das ansiedades comuns, dos mecanismos individuais e das estratégias coletivas de defesa gerados por essa temática, de fundamental importância para a implantação de mudanças que favoreçam maior conhecimento e reflexão dos adolescentes sobre a sua saúde sexual e reprodutiva.There is much discussion about Sexually Transmitted Diseases (STD), focusing on HIV / AIDS, and young people are, frequently, the target of these infections. It is observed that this issue still gives rise to questions and needs to be worked in a clear and objective manner, integrating adolescents with parents and school. Last one is an environment with actions directed primarily to the teaching-learning, being responsible for the formation of citizens who have to live in society and have better living conditions. In this perspective, the school becomes an enabling locus to develop activities for the Promotion of Health. The objective of this research was to assess the communication and dialogue between teachers, parents and teens about sex education and the prevention of STD / HIV / AIDS in the school context; and also conduct a constructive reflection on communication and dialogue between teachers, parents and teenage students. Descriptive study with quality aspect conducted in two elementary schools - part II, with adolescents aged 14-16 years and teachers of the two selected schools in the city of Cascavel, Ceará. The data collection was divided in two phases, being, in the first moment, teachers were asked to answer a questionnaire related to sex education and STD / HIV / AIDS in the school context. After, were taken randomly teachers to answer a semi-structured interview. In the second phase, were held focused groups with adolescents in schools. The analysis of the speeches that emerged from the interviews and focused groups were categorized by Content Analysis. The ethical aspects were presents in all stages of the research according to the Resolution 466/2012 from Ministry of Health and were submitted to the Research Ethics Committee in the University of Fortaleza (UNIFOR) with the number of Opinion?s Document 435/2011. Through the speech of teachers, the following categories emerged: sexuality and the search for information; sex education at school; and STD / HIV / AIDS in adolescence. With regard to the speeches of teen focused groups emerged: physical and psychological changes in adolescence; the family's role in sex education; and adolescents and their sexuality. Was evident an intention of teachers in developing educational activities and continuing in the school environment, acting as a key to the formation of a healthy and free sexuality from damage. So rethinking the content taught in the school environment, demystifying the idea that sexuality should be treated solely in science classes for biomedical and physiological model, does not meet the requirements referred to by the research subjects. Understanding the representations of adolescents about sex education and prevention of STD / HIV / AIDS enabled the recognition and understanding of the common anxieties, mechanisms of individual and collective defense strategies generated by this theme, of fundamental importance for the implementation of changes to encourage greater awareness and reflection of adolescents about their sexual and reproductive health.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleGonçalves, Fernanda DenardinRodrigues, Francisco JoseFarias, Francisca Lucélia Ribeiro deUniversidade de Fortaleza. 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