Validação de vídeo educativo para pacientes no perioperatório de cirurgia robótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Elisângela Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126272
Resumo: O estudo objetivou construir e validar uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. O vídeo educativo foi intitulado ¿ENFERMAGEM NA ROBÓTICA: Orientações de Apoio no Perioperatório para o Enfrentamento Cirúrgico¿ teve como essência a realização de uma revisão da literatura. O tempo de duração do vídeo foi de 7 minutos e 33 segundos. O estudo consiste na construção e validação de um vídeo para auxiliar a Enfermagem nas orientações de apoio no período perioperatório ao paciente em procedimento cirúrgico do tipo robótico. composto por duas fases em seu delineamento: 1ª fase Revisão Integrativa para o levantamento bibliográfico (RI 2) e 2ª fase que correspondeu ao estudo metodológico (construção, validação do vídeo e elaboração do roteiro final). O processo de produção do vídeo seguiu três etapas: a) pré-produção (sinopse ou storyline, argumento, roteiro e storyboard); b) produção e; c) pós-produção. Para a validação do roteiro sobre o conteúdo e aparência, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo com experiência na área da temática, e 10 especialistas para validação técnica na aparência com experiência na produção de vídeos. Utilizou-se a estatística descritiva para análise das variáveis sociais e profissionais dos juízes de conteúdo e técnicos. Para a análise qualitativa os comentários e sugestões em cada bloco foram organizados em quadros. O vídeo educativo foi avaliado quanto aos seus Objetivos, Estrutura e apresentação e Relevância. Todos os itens das três dimensões avaliadas apresentaram IVC excelentes, variando entre 0,86 a 1,00 (p>0,05), com IVCt = 0,95. Foi utilizado como ferramentas de softwares, editor inteligente de vídeo e texto. Para a elaboração do vídeo educativo o Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Audition, e Animaker. as alterações realizadas no estudo para a elaboração do vídeo educativo, estão de acordo com o referencial que fora utilizado. As sugestões propostas consideradas pertinentes foram acatadas em sua maioria, enriquecendo e quantificando ainda mais a produção do vídeo, sendo incorporada na versão final do vídeo. Portanto, o Produto Final, decerto, conduzirá os enfermeiros em suas orientações no período perioperatório dos pacientes de Cirurgia Robótica, orientando o acolhimento dos pacientes e a correta preparação para o procedimento cirúrgico, provendo uma excelente recuperação. Percebeu-se o desprovimento na área da cirurgia para procedimento robótica, o destaque da Enfermagem para orientações perioperatórias no qual houvesse o apoio para o enfrentamento cirúrgico do paciente. Diante disso, foi comprovado a utilidade, e importância na construção e validação de uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica. Palavras-chave: Enfermagem. Procedimento Cirúrgico Minimamente Invasivo. Préoperatório. Informação. Robótica.
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O estudo consiste na construção e validação de um vídeo para auxiliar a Enfermagem nas orientações de apoio no período perioperatório ao paciente em procedimento cirúrgico do tipo robótico. composto por duas fases em seu delineamento: 1ª fase Revisão Integrativa para o levantamento bibliográfico (RI 2) e 2ª fase que correspondeu ao estudo metodológico (construção, validação do vídeo e elaboração do roteiro final). O processo de produção do vídeo seguiu três etapas: a) pré-produção (sinopse ou storyline, argumento, roteiro e storyboard); b) produção e; c) pós-produção. Para a validação do roteiro sobre o conteúdo e aparência, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo com experiência na área da temática, e 10 especialistas para validação técnica na aparência com experiência na produção de vídeos. Utilizou-se a estatística descritiva para análise das variáveis sociais e profissionais dos juízes de conteúdo e técnicos. Para a análise qualitativa os comentários e sugestões em cada bloco foram organizados em quadros. O vídeo educativo foi avaliado quanto aos seus Objetivos, Estrutura e apresentação e Relevância. Todos os itens das três dimensões avaliadas apresentaram IVC excelentes, variando entre 0,86 a 1,00 (p>0,05), com IVCt = 0,95. Foi utilizado como ferramentas de softwares, editor inteligente de vídeo e texto. Para a elaboração do vídeo educativo o Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Audition, e Animaker. as alterações realizadas no estudo para a elaboração do vídeo educativo, estão de acordo com o referencial que fora utilizado. As sugestões propostas consideradas pertinentes foram acatadas em sua maioria, enriquecendo e quantificando ainda mais a produção do vídeo, sendo incorporada na versão final do vídeo. Portanto, o Produto Final, decerto, conduzirá os enfermeiros em suas orientações no período perioperatório dos pacientes de Cirurgia Robótica, orientando o acolhimento dos pacientes e a correta preparação para o procedimento cirúrgico, provendo uma excelente recuperação. Percebeu-se o desprovimento na área da cirurgia para procedimento robótica, o destaque da Enfermagem para orientações perioperatórias no qual houvesse o apoio para o enfrentamento cirúrgico do paciente. Diante disso, foi comprovado a utilidade, e importância na construção e validação de uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica. Palavras-chave: Enfermagem. Procedimento Cirúrgico Minimamente Invasivo. Préoperatório. Informação. Robótica.The study aimed to build and validate an educational video-type technology tool for guidance in the perioperative period of robotic surgery. This is a development-type methodological research. The educational video was entitled "NURSING IN ROBOTICS: Perioperative Support Guidelines for Surgical Coping" had as it´s essence the realization of a literature review. The duration of the video was 7 minutes and 33 seconds. The study consists of the construction and validation of a video to assist nursing in providing support in the perioperative period to patients undergoing robotic surgical procedures. composed of two phases in its design: 1st phase Integrative Review for the bibliographic survey (RI 2) and 2nd phase that will correspond to the methodological study (Construction, Validation of the video, and elaboration of the final script). The video production process followed three stages: a) pre-production (synopsis or storyline, script, script and storyboard); b) production and; c) post-production. For the validation of the script on content and appearance, based on the criteria, 14 experts participated in the validation of the content with experience in the subject area, and 10 specialists for technical validation in appearance with experience in video production. Descriptive statistics were used to analyze the social and professional variables of the content and technical judges. For the qualitative analysis, the comments and suggestions in each block were organized into tables. The educational video was evaluated regarding its Objectives, Structure and presentation and Relevance. All items of the three dimensions evaluated presented excellent CVI, ranging from 0.86 to 1.00 (p>0.05), with CVIt = 0.95. It was used as software tools, intelligent video and text editor. Adobe premiere, adobe photoshop, adobe audition, and animaker were used to create the educational vídeo. the alterations made in the study for the elaboration of the educational video are in accordance with the framework that was used. The proposed suggestions considered pertinent were mostly accepted, enriching and quantifying even more the video production, being incorporated in the final version of the video. Therefore, the material will be able to guide nurses in their guidance in the perioperative period of CR patients, so that patients feel welcomed and well prepared for their surgical procedure, providing an excellent recovery. It was noticed the lack in the area of surgery for robotic procedure, the emphasis of nursing for perioperative guidelines in which there was support for the patient's surgical coping. Therefore, the usefulness and importance in the construction and validation of an educational video-type technology tool for guidance in the perioperative period of robotic surgery was proven. Keywords: Nursing. Minimally Invasive Surgical. Preoperative. Information. Robotics.Dissertação enviada com autorização e certificação C.I 48192/21 21/07/2021Barbosa, Islene VictorBarbosa, Islene VictorProbo, Debora Rodrigues GuerraCarmo, Thalita Gomes doUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemGuimarães, Elisângela Maria Ribeiro2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126272https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26051porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::126272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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