Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delamonica, Olga Marques Souza Lessa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128049
Resumo: A questão da subjetividade, tal como colocada na Psicologia, refere-se a uma complexa rede constitutiva do sujeito, que ultrapassa sua existência enquanto indivíduo (COSTA e FONSECA, 2008). Por se referir à interioridade e existência íntima do indivíduo, a questão da subjetividade não é própria ao vocabulário e arcabouço conceitual das Teorias da Prática, cujo foco repousa no social e nos arranjos materiais e técnicos que dão suporte à coletividade. Apesar disso, propõe-se, neste trabalho que o olhar para a subjetividade seja enquadrada na perspectiva das práticas, a medida em que se deseja falar do tornar-se, na prática, de um tipo de sujeito: o docente. Ao buscar situar o docente em relação ao campo de práticas, enfocamos a educação em gestão, no âmbito da formação superior em cursos de graduação. Particularmente, buscamos compreender esse tornar-se docente no âmbito da gestão, visto ser este um campo de conhecimento em que os componentes práticos são proeminentes e tendem a ser valorizados, na dicotomia entre teoria e prática. Tendo em vista que os cursos de gestão já apresentam a problemática da integração entre teoria e prática, torna-se interessante buscar compreender o tornar-se docente diante das demandas de aplicação do conhecimento implícitas a esses cursos. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os desafios que os docentes encontram no percurso de ¿tornar-se¿ professor em cursos de Gestão? Por meio de entrevistas em profundidade. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (análise temática). De acordo com Bardin (1991), a análise de categorias é o método de análise de conteúdo mais difundido e empregado. Como resultado, foram identificadas concepções do que é ser docente, a partir da perspectiva dos entrevistados. A primeira concepção revela o docente centrado na interação entre competência e experiência pessoal, situado no contexto de engajamento com outros pares numa prática comum. A segunda concepção, diz respeito a relação social, familiar, experiencias tácitas e de cunho socioemocional, é indicada pelos docentes que percebem a sua ação compreendida como algo em construção, com base nos sentidos produzido em suas trajetórias de vida. A terceira revela que o processo de aprendizagem da prática do ensino foi estimulado muito mais por suas experiências, comportamentos, crença e escolhas ao longo da formação do que pelo protagonismo dos programas aos quais foram vinculados. Conclui-se através dos relatos que o reconhecimento da subjetividade se torna um dispositivo importante na constituição do docente, na medida em que essa ação inclui suas histórias pessoais e suas experiências profissionais, tornando-os meios privilegiados de reflexão e ação no aperfeiçoamento da prática docente, pois elas estão implicitamente imbricadas. Palavras-chave: Subjetividade; Docente; Professor; Formação em gestão.
id UFOR_caba88058574773137ace02079c4ad67
oai_identifier_str oai::128049
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestãoEnsino Superior - DocentesProfessores - FormaçãoAdministração de empresasA questão da subjetividade, tal como colocada na Psicologia, refere-se a uma complexa rede constitutiva do sujeito, que ultrapassa sua existência enquanto indivíduo (COSTA e FONSECA, 2008). Por se referir à interioridade e existência íntima do indivíduo, a questão da subjetividade não é própria ao vocabulário e arcabouço conceitual das Teorias da Prática, cujo foco repousa no social e nos arranjos materiais e técnicos que dão suporte à coletividade. Apesar disso, propõe-se, neste trabalho que o olhar para a subjetividade seja enquadrada na perspectiva das práticas, a medida em que se deseja falar do tornar-se, na prática, de um tipo de sujeito: o docente. Ao buscar situar o docente em relação ao campo de práticas, enfocamos a educação em gestão, no âmbito da formação superior em cursos de graduação. Particularmente, buscamos compreender esse tornar-se docente no âmbito da gestão, visto ser este um campo de conhecimento em que os componentes práticos são proeminentes e tendem a ser valorizados, na dicotomia entre teoria e prática. Tendo em vista que os cursos de gestão já apresentam a problemática da integração entre teoria e prática, torna-se interessante buscar compreender o tornar-se docente diante das demandas de aplicação do conhecimento implícitas a esses cursos. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os desafios que os docentes encontram no percurso de ¿tornar-se¿ professor em cursos de Gestão? Por meio de entrevistas em profundidade. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (análise temática). De acordo com Bardin (1991), a análise de categorias é o método de análise de conteúdo mais difundido e empregado. Como resultado, foram identificadas concepções do que é ser docente, a partir da perspectiva dos entrevistados. A primeira concepção revela o docente centrado na interação entre competência e experiência pessoal, situado no contexto de engajamento com outros pares numa prática comum. A segunda concepção, diz respeito a relação social, familiar, experiencias tácitas e de cunho socioemocional, é indicada pelos docentes que percebem a sua ação compreendida como algo em construção, com base nos sentidos produzido em suas trajetórias de vida. A terceira revela que o processo de aprendizagem da prática do ensino foi estimulado muito mais por suas experiências, comportamentos, crença e escolhas ao longo da formação do que pelo protagonismo dos programas aos quais foram vinculados. Conclui-se através dos relatos que o reconhecimento da subjetividade se torna um dispositivo importante na constituição do docente, na medida em que essa ação inclui suas histórias pessoais e suas experiências profissionais, tornando-os meios privilegiados de reflexão e ação no aperfeiçoamento da prática docente, pois elas estão implicitamente imbricadas. Palavras-chave: Subjetividade; Docente; Professor; Formação em gestão.The question of subjectivity, as posed in Psychology, refers to a complex constitutive network of the subject, which goes beyond its existence as an individual (COSTA and FONSECA, 2008). As it refers to the interiority and intimate existence of the individual, the issue of subjectivity is not specific to the vocabulary and conceptual framework of Theories of Practice, whose focus rests on the social and on the material and technical arrangements that support the collectivity. In spite of that, it is proposed in this work that the look at subjectivity is framed in the perspective of practices, insofar as it is desired to speak of becoming, in practice, of a type of subject: the teacher. In seeking to situate the teacher in relation to the field of practices, we focus on management education, within the scope of higher education in undergraduate courses. In particular, we seek to understand this becoming a teacher in the field of management, since this is a field of knowledge in which the practical components are prominent and tend to be valued, in the dichotomy between theory and practice. Considering that management courses already present the problem of integration between theory and practice, it is interesting to seek to understand becoming a teacher in the face of the demands of application of knowledge implicit in these courses. We seek to answer the following research question: What are the challenges that teachers face in the process of ¿becoming¿ a teacher in Management courses? Through in-depth interviews. The Content Analysis technique (thematic analysis) was used. According to Bardin (1991), category analysis is the most widespread and used content analysis method. As a result, conceptions of what it means to be a teacher were identified from the perspective of the interviewees. The first conception reveals the teacher focused on the interaction between competence and personal experience, situated in the context of engagement with other peers in a common practice. The second conception concerns the social, family relationship, tacit experiences and socio-emotional nature, is indicated by the professors who perceive their action understood as something under construction, based on the meanings produced in their life trajectories. The third reveals that the learning process of teaching practice was stimulated much more by their experiences, behaviors, beliefs and choices throughout their training than by the protagonism of the programs to which they were linked. It is concluded through the reports that the recognition of subjectivity becomes an important device in the constitution of the teacher, insofar as this action includes their personal histories and their professional experiences, making them privileged means of reflection and action in the improvement of teaching practice. because they are implicitly imbricated. Keywords: Subjectivity; Teacher; Teacher; Management training.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 44578/22 em 23/06/2022Figueiredo, Marina Dantas deDuarte, Marcia de FreitasBenfatti, Xênia DiógenesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasDelamonica, Olga Marques Souza Lessa2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128049https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T22:05:07Zoai::128049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T22:05:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
title Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
spellingShingle Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
Delamonica, Olga Marques Souza Lessa
Ensino Superior - Docentes
Professores - Formação
Administração de empresas
title_short Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
title_full Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
title_fullStr Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
title_full_unstemmed Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
title_sort Subjetividade docente e aprendizagem na prática: o "tornar- se" professor para docentes de graduação dos cursos de gestão
author Delamonica, Olga Marques Souza Lessa
author_facet Delamonica, Olga Marques Souza Lessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Marina Dantas de
Duarte, Marcia de Freitas
Benfatti, Xênia Diógenes
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Delamonica, Olga Marques Souza Lessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior - Docentes
Professores - Formação
Administração de empresas
topic Ensino Superior - Docentes
Professores - Formação
Administração de empresas
description A questão da subjetividade, tal como colocada na Psicologia, refere-se a uma complexa rede constitutiva do sujeito, que ultrapassa sua existência enquanto indivíduo (COSTA e FONSECA, 2008). Por se referir à interioridade e existência íntima do indivíduo, a questão da subjetividade não é própria ao vocabulário e arcabouço conceitual das Teorias da Prática, cujo foco repousa no social e nos arranjos materiais e técnicos que dão suporte à coletividade. Apesar disso, propõe-se, neste trabalho que o olhar para a subjetividade seja enquadrada na perspectiva das práticas, a medida em que se deseja falar do tornar-se, na prática, de um tipo de sujeito: o docente. Ao buscar situar o docente em relação ao campo de práticas, enfocamos a educação em gestão, no âmbito da formação superior em cursos de graduação. Particularmente, buscamos compreender esse tornar-se docente no âmbito da gestão, visto ser este um campo de conhecimento em que os componentes práticos são proeminentes e tendem a ser valorizados, na dicotomia entre teoria e prática. Tendo em vista que os cursos de gestão já apresentam a problemática da integração entre teoria e prática, torna-se interessante buscar compreender o tornar-se docente diante das demandas de aplicação do conhecimento implícitas a esses cursos. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os desafios que os docentes encontram no percurso de ¿tornar-se¿ professor em cursos de Gestão? Por meio de entrevistas em profundidade. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (análise temática). De acordo com Bardin (1991), a análise de categorias é o método de análise de conteúdo mais difundido e empregado. Como resultado, foram identificadas concepções do que é ser docente, a partir da perspectiva dos entrevistados. A primeira concepção revela o docente centrado na interação entre competência e experiência pessoal, situado no contexto de engajamento com outros pares numa prática comum. A segunda concepção, diz respeito a relação social, familiar, experiencias tácitas e de cunho socioemocional, é indicada pelos docentes que percebem a sua ação compreendida como algo em construção, com base nos sentidos produzido em suas trajetórias de vida. A terceira revela que o processo de aprendizagem da prática do ensino foi estimulado muito mais por suas experiências, comportamentos, crença e escolhas ao longo da formação do que pelo protagonismo dos programas aos quais foram vinculados. Conclui-se através dos relatos que o reconhecimento da subjetividade se torna um dispositivo importante na constituição do docente, na medida em que essa ação inclui suas histórias pessoais e suas experiências profissionais, tornando-os meios privilegiados de reflexão e ação no aperfeiçoamento da prática docente, pois elas estão implicitamente imbricadas. Palavras-chave: Subjetividade; Docente; Professor; Formação em gestão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128049
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408711066288128