Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83182
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar se os acordos internacionais que o Brasil decidiu implementar, através de seus governantes, a partir de 1991, podem contribuir com o crescimento da região Nordeste. O parâmetro escolhido foi o estudo da indústria têxtil do Ceará, por ser esta considerada uma das cinco cadeias mais importantes da região. A abordagem selecionada para esta pesquisa tem como referencial metodológico uma pesquisa bibliográfica e documental, classificada segundo os objetivos como descritiva. A investigação bibliográfica e documental, que se baseou em dados secundários de natureza qualitativa e quantitativa para a avaliação do desempenho do setor, foi seguida de um estudo de campo onde foram privilegiadas a experiência no setor e a análise contextualizada de três empresas cearenses do setor têxtil. A análise de resultados visou não só a descrever o estado atual do setor têxtil cearense, através do desempenho de suas exportações, como também inferir os impactos no setor oriundos da opção escolhida para o país da abertura comercial, a partir do MERCOSUL. Percebe-se, então, que o setor têxtil do Ceará vem se reestruturando, diante dos desafios naturais que acordos comerciais internacionais trazem, através da abertura de mercados dos países, tais como aumento da concorrência, necessidade de reposicionamento mercadológico e aumento de investimentos que possam garantir sua sustentabilidade em longo prazo. Os resultados mostram que o MERCOSUL, pela corrente de comércio gerada, apesar de suas dificuldades conjunturais, pode ser considerado um experimento bem sucedido para a integração sul-americana. Demonstram ainda que a abertura comercial levou à adoção de estratégias de especialização pelas empresas têxteis cearenses.
id UFOR_cb829207f1692cc4bd0fff0d92efb9f3
oai_identifier_str oai::83182
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do CearáIndústria têxtil - CearáComércio internacionalA presente dissertação tem como objetivo analisar se os acordos internacionais que o Brasil decidiu implementar, através de seus governantes, a partir de 1991, podem contribuir com o crescimento da região Nordeste. O parâmetro escolhido foi o estudo da indústria têxtil do Ceará, por ser esta considerada uma das cinco cadeias mais importantes da região. A abordagem selecionada para esta pesquisa tem como referencial metodológico uma pesquisa bibliográfica e documental, classificada segundo os objetivos como descritiva. A investigação bibliográfica e documental, que se baseou em dados secundários de natureza qualitativa e quantitativa para a avaliação do desempenho do setor, foi seguida de um estudo de campo onde foram privilegiadas a experiência no setor e a análise contextualizada de três empresas cearenses do setor têxtil. A análise de resultados visou não só a descrever o estado atual do setor têxtil cearense, através do desempenho de suas exportações, como também inferir os impactos no setor oriundos da opção escolhida para o país da abertura comercial, a partir do MERCOSUL. Percebe-se, então, que o setor têxtil do Ceará vem se reestruturando, diante dos desafios naturais que acordos comerciais internacionais trazem, através da abertura de mercados dos países, tais como aumento da concorrência, necessidade de reposicionamento mercadológico e aumento de investimentos que possam garantir sua sustentabilidade em longo prazo. Os resultados mostram que o MERCOSUL, pela corrente de comércio gerada, apesar de suas dificuldades conjunturais, pode ser considerado um experimento bem sucedido para a integração sul-americana. Demonstram ainda que a abertura comercial levou à adoção de estratégias de especialização pelas empresas têxteis cearenses.Carvalho, Eveline Barbosa SilvaCarvalho, Eveline Barbosa SilvaSena, Augusto Marcos Carvalho deRamos, Angelica Maria PinheiroUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Negócios InternacionaisBrasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83182https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4605Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 79709porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T18:55:00Zoai::83182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
title Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
spellingShingle Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
Brasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.
Indústria têxtil - Ceará
Comércio internacional
title_short Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
title_full Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
title_fullStr Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
title_full_unstemmed Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
title_sort Acordos comerciais com o Brasil: oportunidades para o setor têxtil do Ceará
author Brasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.
author_facet Brasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Sena, Augusto Marcos Carvalho de
Ramos, Angelica Maria Pinheiro
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Negócios Internacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Gustavo de Ipanema M. P. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria têxtil - Ceará
Comércio internacional
topic Indústria têxtil - Ceará
Comércio internacional
description A presente dissertação tem como objetivo analisar se os acordos internacionais que o Brasil decidiu implementar, através de seus governantes, a partir de 1991, podem contribuir com o crescimento da região Nordeste. O parâmetro escolhido foi o estudo da indústria têxtil do Ceará, por ser esta considerada uma das cinco cadeias mais importantes da região. A abordagem selecionada para esta pesquisa tem como referencial metodológico uma pesquisa bibliográfica e documental, classificada segundo os objetivos como descritiva. A investigação bibliográfica e documental, que se baseou em dados secundários de natureza qualitativa e quantitativa para a avaliação do desempenho do setor, foi seguida de um estudo de campo onde foram privilegiadas a experiência no setor e a análise contextualizada de três empresas cearenses do setor têxtil. A análise de resultados visou não só a descrever o estado atual do setor têxtil cearense, através do desempenho de suas exportações, como também inferir os impactos no setor oriundos da opção escolhida para o país da abertura comercial, a partir do MERCOSUL. Percebe-se, então, que o setor têxtil do Ceará vem se reestruturando, diante dos desafios naturais que acordos comerciais internacionais trazem, através da abertura de mercados dos países, tais como aumento da concorrência, necessidade de reposicionamento mercadológico e aumento de investimentos que possam garantir sua sustentabilidade em longo prazo. Os resultados mostram que o MERCOSUL, pela corrente de comércio gerada, apesar de suas dificuldades conjunturais, pode ser considerado um experimento bem sucedido para a integração sul-americana. Demonstram ainda que a abertura comercial levou à adoção de estratégias de especialização pelas empresas têxteis cearenses.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83182
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4605
Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 79709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408695530586112