Motivos da não evidenciação de informações de cunho socioambiental das companhias listadas no novo mercado da B3
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113384 |
Resumo: | Embora se reconheça que nos últimos anos tenha ocorrido um crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na informação socioambiental. Neste contexto, elegeu-se como objetivo geral analisar os motivos para não evidenciação dos relatórios socioambientais das empresas listadas no segmento Novo Mercado da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), antiga BM&FBovespa. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, pesquisa do tipo descritiva e documental fazendo uso dos formulários de referência disponibilizados pelas empresas. Como conclusão do estudo, pode-se constatar que as empresas do segmento do Novo Mercado da B3 não estão preocupadas em buscar a tão almejada ¿diferenciação¿ mercadológica, pois do universo de 126 empresas, 56 não evidenciaram os relatórios socioambientais e apenas 42 apontaram os motivos da não evidenciação. Sendo eles: (i) não possuem políticas socioambientais (23 empresas); (ii) precisam melhorar os seus processos internos (7 empresas); (iii) fatores organizacionais e valores (7 empresas); (iv) custos (3 empresas); e (v) legislação e regulamentação ambiental (2 empresas). Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Governança Corporativa. Evidenciação Ambiental. |
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Motivos da não evidenciação de informações de cunho socioambiental das companhias listadas no novo mercado da B3Responsabilidade socialGovernança corporativaMeio ambienteEmbora se reconheça que nos últimos anos tenha ocorrido um crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na informação socioambiental. Neste contexto, elegeu-se como objetivo geral analisar os motivos para não evidenciação dos relatórios socioambientais das empresas listadas no segmento Novo Mercado da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), antiga BM&FBovespa. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, pesquisa do tipo descritiva e documental fazendo uso dos formulários de referência disponibilizados pelas empresas. Como conclusão do estudo, pode-se constatar que as empresas do segmento do Novo Mercado da B3 não estão preocupadas em buscar a tão almejada ¿diferenciação¿ mercadológica, pois do universo de 126 empresas, 56 não evidenciaram os relatórios socioambientais e apenas 42 apontaram os motivos da não evidenciação. Sendo eles: (i) não possuem políticas socioambientais (23 empresas); (ii) precisam melhorar os seus processos internos (7 empresas); (iii) fatores organizacionais e valores (7 empresas); (iv) custos (3 empresas); e (v) legislação e regulamentação ambiental (2 empresas). Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Governança Corporativa. Evidenciação Ambiental.Although there has been an increase in the disclosure of reports on social and environmental responsibility of companies, there are big steps that must be taken regarding that these reports should meet the demands of stakeholders, considering materiality, consistency, integrity and responsibility aspects in disclosuring social and environmental information. Thus, this article aims to analyze the reasons for non-disclosure of social and environmental reports of the companies listed on the new B3 stock exchange. This study uses a qualitative approach and it is a descriptive and documentary research. The results show that the companies listed on the new B3 stock exchange are not concerned with differentiation on the marketplace, since 56 out of 126 companies do not disclosure social and environmental reports, and 42 point out the reasons of the non-disclosure, which are: (i) they do not have social and environmental internal policies (23 companies); (ii) they need to improve internal processes (7 companies); (iii) organizational aspects and values (7 companies); (iv) costs (3 companies); and Environmental Legislation and Regulations (2 companies). Keywords: Corporate Social Responsibility. Corporate Governance. Environmental Disclosure.Oliveira, Oderlene Vieira deOliveira, Oderlene Vieira deBugarim, Maria Clara CavalcanteMatos, Fátima Regina NeyUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFerreira, Victor Hugo Fernandes de Almeida2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113384https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18841Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104025porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::113384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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