Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Clarissa Leite Braga e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116728
Resumo: As Universidades Corporativas (UCs) são estruturas de educação dentro das empresas. Elas promovem continuamente a formação dos colaboradores, estimulam o coletivo, visam o núcleo do negócio e acreditam que desenvolver competências é o segredo para alcançar as estratégias. A literatura é rica em como avaliar a Educação Corporativa (EC), mas não as UCs. A EC é uma das funções das UCs e as UCs institucionalizam o processo da EC. Já existe o Conselho Mundial de Universidades Corporativas, que por meio da instituição GlobalCCU e do prêmio GLOBALCCU AWARDS reconhecem e enaltecem a cada dois anos as Universidades Corporativas que apresentam o mais alto nível de excelência, que tiveram o melhor desempenho e que contribuíram de forma mais relevante para aprimorar a profissão. Entretanto, a metodologia de avaliação da GlobalCCU não é aberta e não provém de uma pesquisa científica. Assim, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: como proceder a uma avaliação organizacional das Universidades Corporativas? Nesse contexto, o estudo propõe elaborar uma metodologia de avaliação de gestão organizacional das Universidades Corporativas. A pesquisa é do tipo descritiva, tendo sido utilizado o método de análise multicritério, especificamente a metodologia Multi-Attribute Global Inference of Quality (MAGIQ), proposta por McCAFFREY; KOSKI (2006), para a definição dos pesos para se medir a importância dos fatores e subfatores determinantes da avaliação organizacional das UCs. A metodologia resultante contempla seis fatores e 18 subfatores, todos com seus pesos. Uma metodologia de avaliação organizacional das UCs foi proposta baseada na lista de subfatores e de uma escala Likert de dez pontos. Palavras-chave: Universidade corporativa. Educação corporativa. Gestão de desempenho. Análise multicritério.
id UFOR_cc8eb1de718da818a84eb6d05de94859
oai_identifier_str oai::116728
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativasDesempenho organizacionalEducação corporativaUniversidadeAs Universidades Corporativas (UCs) são estruturas de educação dentro das empresas. Elas promovem continuamente a formação dos colaboradores, estimulam o coletivo, visam o núcleo do negócio e acreditam que desenvolver competências é o segredo para alcançar as estratégias. A literatura é rica em como avaliar a Educação Corporativa (EC), mas não as UCs. A EC é uma das funções das UCs e as UCs institucionalizam o processo da EC. Já existe o Conselho Mundial de Universidades Corporativas, que por meio da instituição GlobalCCU e do prêmio GLOBALCCU AWARDS reconhecem e enaltecem a cada dois anos as Universidades Corporativas que apresentam o mais alto nível de excelência, que tiveram o melhor desempenho e que contribuíram de forma mais relevante para aprimorar a profissão. Entretanto, a metodologia de avaliação da GlobalCCU não é aberta e não provém de uma pesquisa científica. Assim, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: como proceder a uma avaliação organizacional das Universidades Corporativas? Nesse contexto, o estudo propõe elaborar uma metodologia de avaliação de gestão organizacional das Universidades Corporativas. A pesquisa é do tipo descritiva, tendo sido utilizado o método de análise multicritério, especificamente a metodologia Multi-Attribute Global Inference of Quality (MAGIQ), proposta por McCAFFREY; KOSKI (2006), para a definição dos pesos para se medir a importância dos fatores e subfatores determinantes da avaliação organizacional das UCs. A metodologia resultante contempla seis fatores e 18 subfatores, todos com seus pesos. Uma metodologia de avaliação organizacional das UCs foi proposta baseada na lista de subfatores e de uma escala Likert de dez pontos. Palavras-chave: Universidade corporativa. Educação corporativa. Gestão de desempenho. Análise multicritério.Corporate Universities (CUs) are structures of education within a company. They continuously promote the training of their employees, stimulate the collective, aim at the core of the business and believe that developing skills is the key to achieve the strategies. The literature is rich in how to evaluate Corporate Education (CE), but not the CU. CE is one of the functions of the CU and CU is the instutitutionalization of the process of CE. There is already a Global Council of Corporate Universities, that by means of the GlobalCCU and the GlobalCCUAwards recognize and praise every two years the highest-performing CUs that have contributed most in enhancing the profession. However, GlobalCCU's assessment methodology is not open and does not come from scientific research. Thus, this research seeks to answer the following question: how to evaluate the organizational management of Corporate Universities? In this context, this study proposes to elaborate a methodology of assessment of organizational management of Corporate Universities. The research is a descriptive one, using the multicriteria analysis method, specifically the Multi-Attribute Global Inference of Quality (MAGIQ) methodology, proposed by McCaffrey (2009), for the definition of weights to measure the importance of the factors and subfactors that determine the organizational evaluation of CUs. An organizational assessment methodology of CUs was proposed based on the list of sub-factors and a ten-point Likert scale. Keywords: Corporate university. Corporate education. Performance management. Multicriteria analysis.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcantePompeu, Randal MartinsNogueira, Cláudio André GondimUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMatos, Clarissa Leite Braga e2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116728https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20459Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 107244porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::116728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
title Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
spellingShingle Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
Matos, Clarissa Leite Braga e
Desempenho organizacional
Educação corporativa
Universidade
title_short Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
title_full Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
title_fullStr Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
title_full_unstemmed Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
title_sort Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas
author Matos, Clarissa Leite Braga e
author_facet Matos, Clarissa Leite Braga e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Pompeu, Randal Martins
Nogueira, Cláudio André Gondim
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Clarissa Leite Braga e
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho organizacional
Educação corporativa
Universidade
topic Desempenho organizacional
Educação corporativa
Universidade
description As Universidades Corporativas (UCs) são estruturas de educação dentro das empresas. Elas promovem continuamente a formação dos colaboradores, estimulam o coletivo, visam o núcleo do negócio e acreditam que desenvolver competências é o segredo para alcançar as estratégias. A literatura é rica em como avaliar a Educação Corporativa (EC), mas não as UCs. A EC é uma das funções das UCs e as UCs institucionalizam o processo da EC. Já existe o Conselho Mundial de Universidades Corporativas, que por meio da instituição GlobalCCU e do prêmio GLOBALCCU AWARDS reconhecem e enaltecem a cada dois anos as Universidades Corporativas que apresentam o mais alto nível de excelência, que tiveram o melhor desempenho e que contribuíram de forma mais relevante para aprimorar a profissão. Entretanto, a metodologia de avaliação da GlobalCCU não é aberta e não provém de uma pesquisa científica. Assim, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: como proceder a uma avaliação organizacional das Universidades Corporativas? Nesse contexto, o estudo propõe elaborar uma metodologia de avaliação de gestão organizacional das Universidades Corporativas. A pesquisa é do tipo descritiva, tendo sido utilizado o método de análise multicritério, especificamente a metodologia Multi-Attribute Global Inference of Quality (MAGIQ), proposta por McCAFFREY; KOSKI (2006), para a definição dos pesos para se medir a importância dos fatores e subfatores determinantes da avaliação organizacional das UCs. A metodologia resultante contempla seis fatores e 18 subfatores, todos com seus pesos. Uma metodologia de avaliação organizacional das UCs foi proposta baseada na lista de subfatores e de uma escala Likert de dez pontos. Palavras-chave: Universidade corporativa. Educação corporativa. Gestão de desempenho. Análise multicritério.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116728
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20459
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 107244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408704331284480