Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lorena Pinheiro Loureiro dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128477
Resumo: Apesar do ensino baseado em simulação ser uma ferramenta de utilização crescente em cirurgia, podemos verificar que no Brasil esta prática ainda é muito pouco aplicada. Em cirurgia torácica videoassistida (CTVA), mesmo com uso limitado, é possível constatar que a simulação é uma estratégia de grande potencial, eficácia e baixo custo, além de tratar de forma segura o aprimoramento de técnicas menos comuns na prática diária. Este trabalho tem como objetivo contribuir para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida Esta pesquisa foi realizada no Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em que foram avaliadas 51,5h imagens de experimentos realizados no NUBEX. O estudo contou com 2 avaliadores em que analisaram os vídeos identificando a presença de 17 categorias de erros, categorizados como erros básicos e complexos. Apresentaram redução estatisticamente significativa 4 tipos de erros: sutura cruzada, tensão excessiva na sutura, envolvimento incompleto das camadas teciduais e intervalo excessivo na sequência da sutura, após intervenção educativa. Os demais erros não apresentaram redução estatisticamente significativa individualmente, porém a soma de todos os erros apresentou significância estatística para ambos os avaliadores com p=0. Os avaliadores foram coerentes nas avaliações sendo observado a redução dos erros durante as intervenções, inclusive sem intervenção o índice de erros era alto apresentado como mediana em ambos os avaliadores 6,00, depois da 1° intervenção mediana caiu para 3,00(AVAL 1) e 4,00 (AVAL2) , com a 2° intervenção educacional, ambos avaliadores identificaram uma mediana de 2,00. Conclui-se que a pesquisa pode ser utilizada para melhora de habilidades cirúrgicas em cirurgiões torácicos, reduzindo erros e efeitos adversos. PALAVRAS-CHAVE: videocirurgia; habilidades; instrumento de avaliação
id UFOR_cdda0ac7e5426f3271d7156c13cf4a23
oai_identifier_str oai::128477
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistidaCirurgia torácicaMedicina - Estudo e ensinoApesar do ensino baseado em simulação ser uma ferramenta de utilização crescente em cirurgia, podemos verificar que no Brasil esta prática ainda é muito pouco aplicada. Em cirurgia torácica videoassistida (CTVA), mesmo com uso limitado, é possível constatar que a simulação é uma estratégia de grande potencial, eficácia e baixo custo, além de tratar de forma segura o aprimoramento de técnicas menos comuns na prática diária. Este trabalho tem como objetivo contribuir para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida Esta pesquisa foi realizada no Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em que foram avaliadas 51,5h imagens de experimentos realizados no NUBEX. O estudo contou com 2 avaliadores em que analisaram os vídeos identificando a presença de 17 categorias de erros, categorizados como erros básicos e complexos. Apresentaram redução estatisticamente significativa 4 tipos de erros: sutura cruzada, tensão excessiva na sutura, envolvimento incompleto das camadas teciduais e intervalo excessivo na sequência da sutura, após intervenção educativa. Os demais erros não apresentaram redução estatisticamente significativa individualmente, porém a soma de todos os erros apresentou significância estatística para ambos os avaliadores com p=0. Os avaliadores foram coerentes nas avaliações sendo observado a redução dos erros durante as intervenções, inclusive sem intervenção o índice de erros era alto apresentado como mediana em ambos os avaliadores 6,00, depois da 1° intervenção mediana caiu para 3,00(AVAL 1) e 4,00 (AVAL2) , com a 2° intervenção educacional, ambos avaliadores identificaram uma mediana de 2,00. Conclui-se que a pesquisa pode ser utilizada para melhora de habilidades cirúrgicas em cirurgiões torácicos, reduzindo erros e efeitos adversos. PALAVRAS-CHAVE: videocirurgia; habilidades; instrumento de avaliaçãoDespite the simulation-based teaching being a tool of increasing use in surgery, we can see that in Brazil this practice is still very little applied. In video-assisted thoracic surgery (VATS), even with limited use, it is possible to verify that simulation is a strategy of great potential, effectiveness and low cost, in addition to safely enabling the improvement of less common techniques in daily practice. This work aims to contribute with an evaluation instrument to the teaching and learning process of video-assisted bronchoplasty. This research was carried out at the Experimental Biology Center (NUBEX) of the University of Fortaleza (UNIFOR) where 51.5h images of experiments carried out at NUBEX were evaluated. The study had 2 evaluators who analyzed the videos identifying the presence of 17 errors, categorized as basic and complex errors. Four errors were statistically significant: cross suture, excessive suture tension, incomplete tissue layer involvement and excessive gap in the suture sequence. The other errors did not present a statistically significant reduction individually, but the sum of all errors presented statistical significance for both evaluators with p=0. The evaluators were consistent in the evaluations, with a reduction in errors observed during the interventions, where without intervention the error rate was high with a median in both evaluators of 6.00, after the 1st intervention the median dropped to 3.00 (AVAL 1 ) and 4.00 (AVAL2), with the 2nd educational intervention, both evaluators identified a median of 2.00. It is concluded that the research can be used to improve surgical skills in thoracic surgeons, reducing errors and adverse effects. KEYWORDS: video surgery, skills, assessment instrumentDissertação enviada com autorização e certificação via CI 61025/22 em 31/08/2022Castro Neto, Josué Viana deMedeiros, Israel Lopes deMartins, Aline Barbosa TeixeiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasSantos, Lorena Pinheiro Loureiro dos2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128477https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27245porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T11:19:44Zoai::128477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T11:19:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
title Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
spellingShingle Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
Santos, Lorena Pinheiro Loureiro dos
Cirurgia torácica
Medicina - Estudo e ensino
title_short Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
title_full Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
title_fullStr Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
title_full_unstemmed Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
title_sort Contribuição para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida
author Santos, Lorena Pinheiro Loureiro dos
author_facet Santos, Lorena Pinheiro Loureiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Neto, Josué Viana de
Medeiros, Israel Lopes de
Martins, Aline Barbosa Teixeira
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lorena Pinheiro Loureiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cirurgia torácica
Medicina - Estudo e ensino
topic Cirurgia torácica
Medicina - Estudo e ensino
description Apesar do ensino baseado em simulação ser uma ferramenta de utilização crescente em cirurgia, podemos verificar que no Brasil esta prática ainda é muito pouco aplicada. Em cirurgia torácica videoassistida (CTVA), mesmo com uso limitado, é possível constatar que a simulação é uma estratégia de grande potencial, eficácia e baixo custo, além de tratar de forma segura o aprimoramento de técnicas menos comuns na prática diária. Este trabalho tem como objetivo contribuir para um instrumento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem da broncoplastia vídeo assistida Esta pesquisa foi realizada no Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em que foram avaliadas 51,5h imagens de experimentos realizados no NUBEX. O estudo contou com 2 avaliadores em que analisaram os vídeos identificando a presença de 17 categorias de erros, categorizados como erros básicos e complexos. Apresentaram redução estatisticamente significativa 4 tipos de erros: sutura cruzada, tensão excessiva na sutura, envolvimento incompleto das camadas teciduais e intervalo excessivo na sequência da sutura, após intervenção educativa. Os demais erros não apresentaram redução estatisticamente significativa individualmente, porém a soma de todos os erros apresentou significância estatística para ambos os avaliadores com p=0. Os avaliadores foram coerentes nas avaliações sendo observado a redução dos erros durante as intervenções, inclusive sem intervenção o índice de erros era alto apresentado como mediana em ambos os avaliadores 6,00, depois da 1° intervenção mediana caiu para 3,00(AVAL 1) e 4,00 (AVAL2) , com a 2° intervenção educacional, ambos avaliadores identificaram uma mediana de 2,00. Conclui-se que a pesquisa pode ser utilizada para melhora de habilidades cirúrgicas em cirurgiões torácicos, reduzindo erros e efeitos adversos. PALAVRAS-CHAVE: videocirurgia; habilidades; instrumento de avaliação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128477
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408711200505856