Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131
Resumo: Esta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+.
id UFOR_cf36468bdeb6590c1852c3b7fdc76607
oai_identifier_str oai::586131
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambientalNegóciosAdministração - Aspectos ambientaisEmpresas - Aspectos sociaisEsta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+.This research aimed to propose a set of indicators for measuring the impact of a socioenvironmental impact business, using, for the study, a company in the authorial fashion sector. From the overview and general context experienced by impact businesses, the difficulties faced by this type of business were verified, among them the need to prove that their impact is being generated effectively, providing an opportunity for discussion on the use of indicators to measure the impact promoted by an impact business. The study had as its conceptual basis the verification of the general context experienced by impact businesses, pointing out their challenges, in addition to the definitions of what a socio-environmental impact business consists of, the concepts aimed at measuring socio-environmental impact, the presentation of impact measurement models and to the perspective of using indicators in the context of this specific business. The present study consists of a qualitative research, using a action research in an impact business located in the city of Fortaleza-CE. To develop the action research, semi-structured interviews were carried out to collect information about the company under study and, during the process of developing the list of indicators, indicator validation rounds were carried out with specific stakeholders. A final list of 37 impact measurement indicators adaptable to the context of the company studied was obtained. Keywords: Socio-environmental Impact Businesses. Indicators. Impact Measurement. IRIS+.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 27184/24 em 02/05/2024.Neutzling, Daiane MullingLessa, Bruno de SouzaMelo, Aurelia Adriana deMascena, Keysa Manuela Cunha deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRodrigues, Gabriel de Sousa2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T20:36:41Zoai::586131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-05-06T20:36:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
title Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
spellingShingle Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
Rodrigues, Gabriel de Sousa
Negócios
Administração - Aspectos ambientais
Empresas - Aspectos sociais
title_short Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
title_full Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
title_fullStr Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
title_full_unstemmed Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
title_sort Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
author Rodrigues, Gabriel de Sousa
author_facet Rodrigues, Gabriel de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neutzling, Daiane Mulling
Lessa, Bruno de Souza
Melo, Aurelia Adriana de
Mascena, Keysa Manuela Cunha de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriel de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios
Administração - Aspectos ambientais
Empresas - Aspectos sociais
topic Negócios
Administração - Aspectos ambientais
Empresas - Aspectos sociais
description Esta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
126f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437291565350912