Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+. |
id |
UFOR_cf36468bdeb6590c1852c3b7fdc76607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::586131 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambientalNegóciosAdministração - Aspectos ambientaisEmpresas - Aspectos sociaisEsta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+.This research aimed to propose a set of indicators for measuring the impact of a socioenvironmental impact business, using, for the study, a company in the authorial fashion sector. From the overview and general context experienced by impact businesses, the difficulties faced by this type of business were verified, among them the need to prove that their impact is being generated effectively, providing an opportunity for discussion on the use of indicators to measure the impact promoted by an impact business. The study had as its conceptual basis the verification of the general context experienced by impact businesses, pointing out their challenges, in addition to the definitions of what a socio-environmental impact business consists of, the concepts aimed at measuring socio-environmental impact, the presentation of impact measurement models and to the perspective of using indicators in the context of this specific business. The present study consists of a qualitative research, using a action research in an impact business located in the city of Fortaleza-CE. To develop the action research, semi-structured interviews were carried out to collect information about the company under study and, during the process of developing the list of indicators, indicator validation rounds were carried out with specific stakeholders. A final list of 37 impact measurement indicators adaptable to the context of the company studied was obtained. Keywords: Socio-environmental Impact Businesses. Indicators. Impact Measurement. IRIS+.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 27184/24 em 02/05/2024.Neutzling, Daiane MullingLessa, Bruno de SouzaMelo, Aurelia Adriana deMascena, Keysa Manuela Cunha deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRodrigues, Gabriel de Sousa2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T20:36:41Zoai::586131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-05-06T20:36:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
title |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
spellingShingle |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental Rodrigues, Gabriel de Sousa Negócios Administração - Aspectos ambientais Empresas - Aspectos sociais |
title_short |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
title_full |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
title_fullStr |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
title_full_unstemmed |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
title_sort |
Proposição de utilização de indicadores para a mensuração do impacto em negócios de impacto socioambiental |
author |
Rodrigues, Gabriel de Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Gabriel de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neutzling, Daiane Mulling Lessa, Bruno de Souza Melo, Aurelia Adriana de Mascena, Keysa Manuela Cunha de Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gabriel de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócios Administração - Aspectos ambientais Empresas - Aspectos sociais |
topic |
Negócios Administração - Aspectos ambientais Empresas - Aspectos sociais |
description |
Esta pesquisa objetivou propor um conjunto de indicadores para a mensuração de impacto de um negócio de impacto socioambiental (NIS), utilizando, para o estudo, uma empresa do setor da moda autoral. A partir do panorama e do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, verificou-se as dificuldades enfrentadas por esse tipo de negócio, dentre elas a necessidade de comprovar que o seu impacto está sendo gerado de forma efetiva, oportunizando a discussão sobre a utilização de indicadores para mensurar o impacto promovido por um negócio de impacto. O estudo teve como base conceitual a verificação do contexto geral vivenciado pelos negócios de impacto, apontando os seus desafios, além das definições acerca do que consiste um negócio de impacto socioambiental, dos conceitos voltados à mensuração do impacto socioambiental, da exposição de modelos de mensuração de impacto e da perspectiva do uso de indicadores no contexto desse negócio específico. O presente estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisaação em um negócio de impacto situado na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizada nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações acerca da empresa em estudo e, durante o processo de desenvolvimento da lista de indicadores, foram realizadas rodadas de validação de indicadores com stakeholders específicos. Foi obtida uma lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto adaptáveis ao contexto da empresa estudada. Palavras-chave: Negócios de Impacto Socioambiental. Indicadores. Mensuração de Impacto. IRIS+. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 126f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437291565350912 |