O impacto social da construção de cisternas de placas na comunidade do Irapuá, no município cearense de Novas Russas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, José Messias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100948
Resumo: Investiga-se, nesta dissertação de mestrado em administração, o impacto social da implementação do P1MC na Comunidade do Irapuá (município de Nova Russas-CE). A relevância deste estudo consiste na compreensão de como uma iniciativa surgida a partir das necessidades populares (construção de cisternas) é proposta ao Estado brasileiro e assumida pelo mesmo como uma política pública (P1MC). Este processo de institucionalização foi empreendido pela Articulação do Semiárido (ASA), entidade que reúne ONGs no Nordeste Brasileiro e tem como uma de suas finalidades contribuir para amenizar o problema da seca na região. É uma ação que impacta positivamente nas condições de vida do sertanejo e obriga o Governo a exercer a função clássica de garantir um direito social básico: o direito à água de beber. Foram enfatizadas as contribuições trazidas pelas articulações da sociedade civil em relação às negociações para se conseguir o apoio governamental. Explicitou-se o modo como essa política pública surgiu, demonstrando como e porque o uso dessa nova tecnologia social contribui para a emancipação social dos beneficiados que convivem no semiárido. Para a melhor compreensão desse processo, foi utilizado o modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon (1995) para identificação do percurso de elaboração da agenda e a formação da política pública. Este reflete ainda sobre os problemas, a escolha das alternativas e a política pública propriamente dita. Identificou-se os atores governamentais (Ministro do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário) e não-governamentais (ASA) na negociação e implementação do P1MC como política de acesso ao abastecimento e armazenamento da água. Evidenciou-se que o beneficiado com a cisterna de placas é, também, agente no procedimento de sua construção, isto é, ao mesmo tempo em que participa do processo de formação e mobilização, é quem se utiliza dos benefícios desta tecnologia social. Por fim, o estudo dessa problemática permitiu a compreensão do fluxo entre os problemas, soluções, questão política e atuação dos atores na abertura de janelas de oportunidades para a entrada das demandas da sociedade civil na agenda governamental. Diante disso, apontam-se os seguintes impactos sociais encontrados na comunidade: a presença mais constante das mulheres nos cuidados domésticos, o seu empoderamento nas decisões sociais, o que corrobora para a igualdade entre os sexos e ao mesmo tempo a frequência escolar e o nível de proficiência dos filhos. A execução deste programa trouxe ainda outros benefícios aos envolvidos, tais como: o acesso a água de qualidade, a diminuição de doenças e a geração de renda. Assim como, a construção de espaços públicos para a discussão de ações de convivência com o semiárido proporcionando diversos indicadores de mobilização social. Palavras-chaves: Administração. Semiárido. Cisternas de Placas. Impacto Social. P1MC.
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Foram enfatizadas as contribuições trazidas pelas articulações da sociedade civil em relação às negociações para se conseguir o apoio governamental. Explicitou-se o modo como essa política pública surgiu, demonstrando como e porque o uso dessa nova tecnologia social contribui para a emancipação social dos beneficiados que convivem no semiárido. Para a melhor compreensão desse processo, foi utilizado o modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon (1995) para identificação do percurso de elaboração da agenda e a formação da política pública. Este reflete ainda sobre os problemas, a escolha das alternativas e a política pública propriamente dita. Identificou-se os atores governamentais (Ministro do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário) e não-governamentais (ASA) na negociação e implementação do P1MC como política de acesso ao abastecimento e armazenamento da água. Evidenciou-se que o beneficiado com a cisterna de placas é, também, agente no procedimento de sua construção, isto é, ao mesmo tempo em que participa do processo de formação e mobilização, é quem se utiliza dos benefícios desta tecnologia social. Por fim, o estudo dessa problemática permitiu a compreensão do fluxo entre os problemas, soluções, questão política e atuação dos atores na abertura de janelas de oportunidades para a entrada das demandas da sociedade civil na agenda governamental. Diante disso, apontam-se os seguintes impactos sociais encontrados na comunidade: a presença mais constante das mulheres nos cuidados domésticos, o seu empoderamento nas decisões sociais, o que corrobora para a igualdade entre os sexos e ao mesmo tempo a frequência escolar e o nível de proficiência dos filhos. A execução deste programa trouxe ainda outros benefícios aos envolvidos, tais como: o acesso a água de qualidade, a diminuição de doenças e a geração de renda. Assim como, a construção de espaços públicos para a discussão de ações de convivência com o semiárido proporcionando diversos indicadores de mobilização social. Palavras-chaves: Administração. Semiárido. Cisternas de Placas. Impacto Social. P1MC.In this Business Administration master?s degree dissertation, we investigate the social impact of the implementation of P1MC in Irapuá Community (Nova Russas municipality-CE). The relevance of this study is to understand how an initiative that emerged from popular needs (construction of cisterns) is proposed to the Brazilian State and assumed by it as a public policy (P1MC). This institutionalization process was undertaken by Articulação do Semiárido (ASA), an organization that brings together NGOs in the Northeast of Brazil, and that aims to contribute with easing the problem of drought in the region. It is an action that impacts positively on the living conditions of the backcountry and that forces the Government to exercise the classic function of guaranteeing a basic social right: the right to drinking water. Contributions brought by civil society joints in relation to the negotiations for getting government support were emphasized. We explained how this public policy emerged, demonstrating how and why the use of this new social technology contributes to the social emancipation of the beneficiaries who live in the semi-arid. To better understand this process, we used Kingdon?s multiple streams model (1995) to identify the agenda?s preparation route and the public policy shaping. This also reflects on the problems, the choice of alternatives and the public policy itself. We identified the governmental actors (Minister of the Environment, Ministry of Agrarian Development) and nongovernmental (ASA) in the negotiation and implementation of P1MC as an access policy to water supply and storage. We demonstrated that the benefited from the cisterns are also agents in its construction, that is, while participating in the training and mobilization process, they benefit from this social technology. Finally, the study of this problem led to the understanding of the flow between the problems, solutions, policy issue and the actors? contribution in opening the windows of opportunities for the input of civil society demands on the government agenda. At this, we point to the following social impacts found in the community: a more constant presence of the women in home care, their empowerment in social decisions, which confirms the gender equality and at the same time the school attendance and the proficiency level of their children. Running this program also brought other benefits to those involved, such as access to quality water, decrease of diseases and income generation. As well as the construction of public spaces for discussing the coexistence actions with the semiarid, providing various indicators of social mobilization. Keywords: Administration. Semiarid. Cisterns. Social Impact. P1MC.Marquesan, Fabio Freitas SchillingMarquesan, Fabio Freitas SchillingFigueiredo, Marina Dantas deAbreu, Mônica Cavalcanti Sá deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRangel, José Messias2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/100948https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/10773Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 92786porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::100948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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