Percepção da gestante sobre a integralidade da atenção pré-natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Melina de Paiva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/84040
Resumo: Os principais problemas discutidos sobre a atenção pré-natal na literatura referem-se ao não cumprimento das atividades preconizadas pelo MS por parte dos profissionais durante as consultas pré-natais, ocasionando uma baixa qualidade da atenção pré-natal e a óbitos materno-infantis. A avaliação na percepção da gestante e do pesquisador constitui um método para identificar os conflitos existentes na organização do serviço de saúde e nas práticas profissionais, sendo relevante a decodificação da real situação da atenção pré-natal para que possam criar subsídios que melhorem a qualidade do cuidado a saúde da mulher gestante no pré-natal. O estudo teve como objetivo avaliar, na percepção da gestante, a atenção no pré-natal no contexto da organização do serviço de saúde e das práticas dos profissionais da equipe de saúde da família e analisar a integralidade das ações de saúde inseridas na atenção pré-natal. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem qualitativa no qual foram entrevistadas 21 gestantes que participavam do pré-natal em três Centros de Saúde da Família na Secretaria Executiva Regional VI de Fortaleza - Ceará, nos meses de julho a outubro de 2008. Os dados foram organizados em duas temáticas e analisados sob o referencial dos aspectos conceituais da Integralidade sugerido por Rubem Mattos, especificando a organização dos serviços e a competência profissional. As gestantes relataram satisfação quanto ao serviço de pré-natal que demonstrou ações inseridas na integralidade em relação à acessibilidade, realização de exames laboratoriais, encaminhamentos das gestantes para serviço odontológico e distribuição de medicações. Nas práticas profissionais, algumas gestantes relataram insatisfação devido à falta de acolhimento, diálogo e escuta do profissional. A atenção voltada somente para a saúde do bebê, durante as consultas do pré-natal, também foi observada. Identificou-se que todas as gestantes realizaram no mínimo de seis consultas, iniciaram o pré-natal no primeiro trimestre, embora com o nível socioeconômico e de escolaridade desfavorável e sem a captação pelo agente comunitário de saúde. Todas as gestantes receberam, no mínimo, uma consulta médica e as demais realizadas por enfermeiras. Há necessidade que o profissional da saúde comunique-se de forma clara e objetiva com a gestante, observando seu nível de compreensão, e perguntando-lhe se entendeu, pois atuando de forma integral e assistindo essa mulher em sua totalidade, a gestante poderá atuar na sua saúde contribuindo para ter uma gravidez saudável, diminuindo os possíveis agravos durante o estado gravídico e puerperal.
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O estudo teve como objetivo avaliar, na percepção da gestante, a atenção no pré-natal no contexto da organização do serviço de saúde e das práticas dos profissionais da equipe de saúde da família e analisar a integralidade das ações de saúde inseridas na atenção pré-natal. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem qualitativa no qual foram entrevistadas 21 gestantes que participavam do pré-natal em três Centros de Saúde da Família na Secretaria Executiva Regional VI de Fortaleza - Ceará, nos meses de julho a outubro de 2008. Os dados foram organizados em duas temáticas e analisados sob o referencial dos aspectos conceituais da Integralidade sugerido por Rubem Mattos, especificando a organização dos serviços e a competência profissional. As gestantes relataram satisfação quanto ao serviço de pré-natal que demonstrou ações inseridas na integralidade em relação à acessibilidade, realização de exames laboratoriais, encaminhamentos das gestantes para serviço odontológico e distribuição de medicações. Nas práticas profissionais, algumas gestantes relataram insatisfação devido à falta de acolhimento, diálogo e escuta do profissional. A atenção voltada somente para a saúde do bebê, durante as consultas do pré-natal, também foi observada. Identificou-se que todas as gestantes realizaram no mínimo de seis consultas, iniciaram o pré-natal no primeiro trimestre, embora com o nível socioeconômico e de escolaridade desfavorável e sem a captação pelo agente comunitário de saúde. Todas as gestantes receberam, no mínimo, uma consulta médica e as demais realizadas por enfermeiras. Há necessidade que o profissional da saúde comunique-se de forma clara e objetiva com a gestante, observando seu nível de compreensão, e perguntando-lhe se entendeu, pois atuando de forma integral e assistindo essa mulher em sua totalidade, a gestante poderá atuar na sua saúde contribuindo para ter uma gravidez saudável, diminuindo os possíveis agravos durante o estado gravídico e puerperal.The main issues discussed on prenatal care in the literature refers to non-compliance of the activities recommended by MS by the professionals during the prenatal appointments, causing a low quality of prenatal care and maternal and infant deaths. The assessment in the perception of the pregnant woman and the researcher is a method to identify the conflicts existing in the organization of the health service and in professional practice and is relevant to decoding the real situation of prenatal care so they can create subsidies to improve the quality of health care in prenatal care. The study aimed to evaluate, in the perception of pregnancy, the prenatal care in the context of the organization of the health service and practice of professional team of family health and analyze the entire stock of health care included in pre - Christmas. It is an evaluative study with a qualitative approach in which they interviewed 21 women who participated in prenatal care in three Family Health Centers of the Executive Secretariat Regional VI of Fortaleza - Ceará, in the months of July to October 2008. Data were organized into two thematic and analyzed under the reference of the conceptual aspects of the Completeness as studied and organized by Mattos, specifying the organization of services and skill of professional practice. The women reported satisfaction with the service showed that prenatal shares included in full in relation to accessibility, performance of laboratory tests, referrals of pregnant women to dental service and distribution of drugs. In practice, some women reported dissatisfaction because of lack of reception, dialogue and listening to the professional. The attention focused only on the health of the baby during the consultations of prenatal care, was also observed. It was identified that all pregnant women underwent a minimum of six consultations, began prenatal care in the first quarter, but with the socioeconomic and educational disadvantage and without the reception by the community health agent. All pregnant women received at least one medical visit and the others performed by nurses. There is need for the health professional communicates itself clearly and objectively with the pregnant woman, observing their level of understanding, and asking him if he understood, because acting in full and watching this woman in its entirety, the pregnant woman may act in their health by contributing to have a healthy pregnancy, reducing the possible disorders during pregnancy and postpartum state.Silva, Raimunda Magalhães daSilva, Raimunda Magalhães daAraújo, Maria Alix LeiteRodrigues, Dafne PaivaCarvalho, Francisco Herlânio CostaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaBezerra, Melina de Paiva2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/84040https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4911Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 80316porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::84040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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