Prevalência e fatores associados ao transtorno de ajustamento entre estudantes de medicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127545 |
Resumo: | Introdução: Os transtornos de ajustamento (TA) são quadros com manifestações de sintomas emocionais ou comportamentais excessivos em relação à qualidade de um agente estressor identificável, que causam uma reação potencializada, fazendo o indivíduo sofrer e que tem duração normalmente menor que seis meses. Eles têm sido subdiagnosticados e confundidos com outros transtornos. Embora o TA tenha bom prognóstico, pode servir como ¿porta de entrada¿ para vários transtornos mentais mais graves. Devido ao alto nível de estresse a que os estudantes de medicina são expostos, o TA tem uma prevalência maior nesse grupo do que na população em geral, podendo causar déficit no desempenho acadêmico e prejuízo na qualidade de vida. Objetivos: Avaliar a prevalência e fatores associados com TA nos estudantes de medicina. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, através da aplicação de questionários padronizados e validados para identificação do TA, perfil sociodemográfico e de avaliação da qualidade de vida entre os estudantes de Medicina de uma universidade privada de Fortaleza-CE, Brasil. Resultados: Dos 529 estudantes que participaram, 308 (58%) preencheram critérios para TA. Indivíduos do sexo feminino apresentaram maior prevalência de TA (214-67,9%). Oitenta e dois por cento dos alunos relataram necessidade de atendimento psicológico e destes, 91,5% tinham TA. Conflitos interpessoais, excesso ou falta de trabalho e divórcio ou separação, foram considerados fatores externos de maior risco para o desenvolvimento desse transtorno, assim como a idade mais avançada, um fator protetor. Conclusão: Existe uma alta prevalência de TA no curso de medicina, principalmente entre mulheres, o que pode ser causa inicial de desfechos mais preocupantes que prejudicam o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos estudantes o cenário sugere mais estudos e implantação de medidas de apoio voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do TA nas faculdades de medicina. Palavras-chave: Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Ensino, Metodologia, Transtornos de Adaptação, Transtornos de Ajustamento, Distúrbios Reativos |
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Prevalência e fatores associados ao transtorno de ajustamento entre estudantes de medicinaTranstornos mentaisAjustamento (Psicologia)Medicina - EstudantesIntrodução: Os transtornos de ajustamento (TA) são quadros com manifestações de sintomas emocionais ou comportamentais excessivos em relação à qualidade de um agente estressor identificável, que causam uma reação potencializada, fazendo o indivíduo sofrer e que tem duração normalmente menor que seis meses. Eles têm sido subdiagnosticados e confundidos com outros transtornos. Embora o TA tenha bom prognóstico, pode servir como ¿porta de entrada¿ para vários transtornos mentais mais graves. Devido ao alto nível de estresse a que os estudantes de medicina são expostos, o TA tem uma prevalência maior nesse grupo do que na população em geral, podendo causar déficit no desempenho acadêmico e prejuízo na qualidade de vida. Objetivos: Avaliar a prevalência e fatores associados com TA nos estudantes de medicina. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, através da aplicação de questionários padronizados e validados para identificação do TA, perfil sociodemográfico e de avaliação da qualidade de vida entre os estudantes de Medicina de uma universidade privada de Fortaleza-CE, Brasil. Resultados: Dos 529 estudantes que participaram, 308 (58%) preencheram critérios para TA. Indivíduos do sexo feminino apresentaram maior prevalência de TA (214-67,9%). Oitenta e dois por cento dos alunos relataram necessidade de atendimento psicológico e destes, 91,5% tinham TA. Conflitos interpessoais, excesso ou falta de trabalho e divórcio ou separação, foram considerados fatores externos de maior risco para o desenvolvimento desse transtorno, assim como a idade mais avançada, um fator protetor. Conclusão: Existe uma alta prevalência de TA no curso de medicina, principalmente entre mulheres, o que pode ser causa inicial de desfechos mais preocupantes que prejudicam o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos estudantes o cenário sugere mais estudos e implantação de medidas de apoio voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do TA nas faculdades de medicina. Palavras-chave: Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Ensino, Metodologia, Transtornos de Adaptação, Transtornos de Ajustamento, Distúrbios ReativosIntroduction: Adjustment disorders (AD) are excessive emotional or behavioral symptoms in relation to the quality of a stressor, which cause a potent reaction and make the individual suffer. ADs have been underdiagnosed and often mistakenly identified as generalized anxiety disorder (GAD) or depressive disorder. This condition can occur in a chronic form, but in most cases it does not last longer than six months. They are not preceded by trauma and primarily affect women and adolescents. Although OTA itself has good prognosis, it can serve as a ¿gateway¿ to various mental disorders such as anxiety, depression, sleep disorders, eating disorders, and suicide. Exposed to the high level of stress to which medical students are exposed, AD has a higher prevalence in this group than in the general population, which can cause a deficit in academic performance. Objectives: To evaluate the prevalence and factors associated with AD in medical students. Methods: A cross-sectional observational study will be carried out, by applying standardized and validated questionnaires to identify AD among medical students in the City of Fortaleza-CE. Conclusion: The high prevalence of ED in medical school can be the initial cause of more worrying outcomes that affect students' academic performance and quality of life, if not more studies and the implementation of support measures aimed at the prevention, diagnosis and treatment of ED in medical schools. Keywords: Mental Health, Medical Students, teaching, Methodology, Adaptation Disorders, Adjustment Disorders, Reactive DisordersDissertação enviada com autorização e certificação via CI 18687/22 em 18/03/2022Bessa, Olivia Andrea de Alencar CostaAguiar, Carlos Clayton TorresGiaxa, Renata Rocha BarretoBrilhante, Aline Veras MoraisUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasDias, Claudio Pinheiro2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127545https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26751porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T12:04:06Zoai::127545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T12:04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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