Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93807
Resumo: O presente estudo analisa a importância da estratégia tecnológica como instrumento significativo para melhorar o desempenho empresarial. A partir do momento em que as empresas superam suas dificuldades, em um período de alta competitividade, em que os sistemas de produção e de gestão são, cada vez mais, valorizados e reconhecidos como necessários, pela sua dinamicidade e eficiência, os sistemas de gestão se revelam como instrumentos essenciais e indispensáveis ao crescimento das empresas, pelo diferencial que apresentam em relação às demais empresas do seu gênero. O desenvolvimento deste trabalho partiu da concepção de que a função tecnológica possui relação com a posição de liderança que uma empresa de tecnologia de informação pode alcançar no mercado em que atua. Essa liderança reflete-se na competitividade e no desempenho mercadológico da empresa. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar a importância das Estratégias Tecnológicas (ET) utilizadas pelas empresas do setor de tecnologia de informação no Município de Fortaleza-CE, para manter seu posicionamento frente ao mercado em que atuam. Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória e descritiva com utilização de uma abordagem multimétodo. A partir de entrevistas com especialista da área do estudo, emergiram três categorias principais de análise (capacitação tecnológica, integração de P&D e sensibilização tecnológica), que nortearam a construção, desenvolvimento e análise dos demais momentos da pesquisa. 58 empresas foram selecionadas tendo como parâmetro o nível de faturamento, dentro de um universo de 80 empresas do segmento de tecnologia da informação e comunicação no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, listadas no sistema da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-CE), Software e Internet, no período entre 3 a 30 de maio de 2010. Na análise dos dados, utilizou-se de técnicas descritivas e da análise fatorial exploratória. Os resultados da pesquisa identificaram-se os fatores de estratégia tecnológica como posicionamento empresarial do seguimento estudado.
id UFOR_da05e6b1df63bdca9ec96662bcd4340e
oai_identifier_str oai::93807
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicaçãoPlanejamento estratégicoTecnologia da informaçãoCompetitividadeO presente estudo analisa a importância da estratégia tecnológica como instrumento significativo para melhorar o desempenho empresarial. A partir do momento em que as empresas superam suas dificuldades, em um período de alta competitividade, em que os sistemas de produção e de gestão são, cada vez mais, valorizados e reconhecidos como necessários, pela sua dinamicidade e eficiência, os sistemas de gestão se revelam como instrumentos essenciais e indispensáveis ao crescimento das empresas, pelo diferencial que apresentam em relação às demais empresas do seu gênero. O desenvolvimento deste trabalho partiu da concepção de que a função tecnológica possui relação com a posição de liderança que uma empresa de tecnologia de informação pode alcançar no mercado em que atua. Essa liderança reflete-se na competitividade e no desempenho mercadológico da empresa. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar a importância das Estratégias Tecnológicas (ET) utilizadas pelas empresas do setor de tecnologia de informação no Município de Fortaleza-CE, para manter seu posicionamento frente ao mercado em que atuam. Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória e descritiva com utilização de uma abordagem multimétodo. A partir de entrevistas com especialista da área do estudo, emergiram três categorias principais de análise (capacitação tecnológica, integração de P&D e sensibilização tecnológica), que nortearam a construção, desenvolvimento e análise dos demais momentos da pesquisa. 58 empresas foram selecionadas tendo como parâmetro o nível de faturamento, dentro de um universo de 80 empresas do segmento de tecnologia da informação e comunicação no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, listadas no sistema da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-CE), Software e Internet, no período entre 3 a 30 de maio de 2010. Na análise dos dados, utilizou-se de técnicas descritivas e da análise fatorial exploratória. Os resultados da pesquisa identificaram-se os fatores de estratégia tecnológica como posicionamento empresarial do seguimento estudado.Oliveira, Francisco Correia deOliveira, Francisco Correia deCabral, José Ednilson de OliveiraFerreira, Laércio de MatosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasOliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93807https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8260Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87216porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::93807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
title Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
spellingShingle Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
Oliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competitividade
title_short Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
title_full Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
title_fullStr Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
title_full_unstemmed Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
title_sort Dimensões estratégicas e posicionamento empresarial em setor de tecnologia da informação e comunicação
author Oliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de
author_facet Oliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francisco Correia de
Oliveira, Francisco Correia de
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Ferreira, Laércio de Matos
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ubiratan Pereira Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competitividade
topic Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competitividade
description O presente estudo analisa a importância da estratégia tecnológica como instrumento significativo para melhorar o desempenho empresarial. A partir do momento em que as empresas superam suas dificuldades, em um período de alta competitividade, em que os sistemas de produção e de gestão são, cada vez mais, valorizados e reconhecidos como necessários, pela sua dinamicidade e eficiência, os sistemas de gestão se revelam como instrumentos essenciais e indispensáveis ao crescimento das empresas, pelo diferencial que apresentam em relação às demais empresas do seu gênero. O desenvolvimento deste trabalho partiu da concepção de que a função tecnológica possui relação com a posição de liderança que uma empresa de tecnologia de informação pode alcançar no mercado em que atua. Essa liderança reflete-se na competitividade e no desempenho mercadológico da empresa. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar a importância das Estratégias Tecnológicas (ET) utilizadas pelas empresas do setor de tecnologia de informação no Município de Fortaleza-CE, para manter seu posicionamento frente ao mercado em que atuam. Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória e descritiva com utilização de uma abordagem multimétodo. A partir de entrevistas com especialista da área do estudo, emergiram três categorias principais de análise (capacitação tecnológica, integração de P&D e sensibilização tecnológica), que nortearam a construção, desenvolvimento e análise dos demais momentos da pesquisa. 58 empresas foram selecionadas tendo como parâmetro o nível de faturamento, dentro de um universo de 80 empresas do segmento de tecnologia da informação e comunicação no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, listadas no sistema da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-CE), Software e Internet, no período entre 3 a 30 de maio de 2010. Na análise dos dados, utilizou-se de técnicas descritivas e da análise fatorial exploratória. Os resultados da pesquisa identificaram-se os fatores de estratégia tecnológica como posicionamento empresarial do seguimento estudado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93807
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/93807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8260
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 87216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437295156723712