Orientações educativas ao acidentado no trânsito no contexto da hospitalização-reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Érika Porto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/72027
Resumo: O acidente de trânsito (AT) é considerado um grave problema de saúde pública, pois origina elevado índice de morbimortalidade, sérias repercussões individuais e familiares e altos custos para o sistema de saúde. Além disso, as incapacidades funcionais decorrentes dos traumas múltiplos podem causar seqüelas que impossibilitam o retorno às atividades diárias e estas podem ser minimizadas com uma prática educativa mediando o processo terapêutico. Nessa perspectiva, o estudo descreve as orientações educativas da equipe de saúde no processo da hospitalização-reabilitação a pessoa vitimada no trânsito, com traumas musculoesqueléticos. Com abordagem qualitativa e caracterizando-se como um estudo descritivo, este foi realizado com 10 acidentados no trânsito e 10 membros da equipe de saúde, em um hospital público de emergência, Fortaleza, Ceará, Brasil, em 2006. A entrevista semi-estruturada foi a técnica de coleta de dados e estes foram submetidos a análise categorial. Para os profissionais, a concepção de orientações educativas convergiu para o caráter preventivo, perpassando também pelos significados de informação, ocorrência e norma. Estes percebem que a assistência da equipe de saúde deve ser aprimorada tanto na hospitalização-reabilitação quanto no atendimento pré-hospitalar, e que deve responder as demandas dos pacientes. De acordo com as pessoas acidentadas, as orientações educativas oferecidas pela equipe de saúde foram classificadas como boa, porém com restrições ao atendimento, comunicação e acolhimento por parte dos profissionais. Diante dos achados, vislumbra-se a necessidade de reorientação da prática da equipe de saúde quanto à complexidade do cuidado a vítima de acidente de trânsito para minimizar as limitações funcionais. Esta prática pede uma atuação integralizada e interdisciplinar mediada pela Educação e Promoção da Saúde, priorizando os valores da vida, solidariedade, eqüidade, democracia e cidadania, oferecendo maior suporte aos vitimados no trânsito, bem como lembrando-lhe que este ?vitimado? também é co-responsável por um trânsito seguro e saudável.
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A entrevista semi-estruturada foi a técnica de coleta de dados e estes foram submetidos a análise categorial. Para os profissionais, a concepção de orientações educativas convergiu para o caráter preventivo, perpassando também pelos significados de informação, ocorrência e norma. Estes percebem que a assistência da equipe de saúde deve ser aprimorada tanto na hospitalização-reabilitação quanto no atendimento pré-hospitalar, e que deve responder as demandas dos pacientes. De acordo com as pessoas acidentadas, as orientações educativas oferecidas pela equipe de saúde foram classificadas como boa, porém com restrições ao atendimento, comunicação e acolhimento por parte dos profissionais. Diante dos achados, vislumbra-se a necessidade de reorientação da prática da equipe de saúde quanto à complexidade do cuidado a vítima de acidente de trânsito para minimizar as limitações funcionais. Esta prática pede uma atuação integralizada e interdisciplinar mediada pela Educação e Promoção da Saúde, priorizando os valores da vida, solidariedade, eqüidade, democracia e cidadania, oferecendo maior suporte aos vitimados no trânsito, bem como lembrando-lhe que este ?vitimado? também é co-responsável por um trânsito seguro e saudável.The traffic accident (TI) is considered a severe public health problem, since it raises morbidity and mortality rates, serious individual and family repercussions and high costs to the health system. Furthermore, functional disabilities due to multiple traumas can cause sequelae that make it impossible the return to daily activities, but which can be minimized by an instructional practice mediating the therapeutic process. In this approach, the study describes educative orientations of the team of health providers during hospitalizations and rehabilitation of victims of traffic incidents, with musculoskeletal trauma. Based on a qualitative approach and featured as descriptive, the study was carried out with 10 traffic incident victims and 10 integrants of the team of health providers, in a public ER, in Fortaleza, Ceará, Brazil. The semi-structured interview was the technique of data collection, and these data were submitted to categorical analysis. To the professionals, this educational orientation approach converged to prevention, passing also through the senses of information, occurrence, and norm. They realize that assistance provided by the team of health providers shall be improved both in hospitalization and rehabilitation, as well as in pre-hospital survey, which has to feedback patients? demands. According to incident victims, instructional orientations provided by the team of health providers were classified as good, but with restrictions to the primary survey, communication, and receptiveness from professionals. Face to the findings, it is desired to reorient the team?s practice related to incident victim?s care to minimize functional restrictions. Such practice demands an integral and interdisciplinary actuation mediated by Health Education and Promotion, giving priority to life values, solidarity, equity, democracy, and citizenship, offering greater support to traffic victims, as well as remembering them that this victim is also a co-responsible for a safe and healthy traffic.Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaSouza, Edinilsa Ramos deLopes, Consuelo Helena Aires de FreitasPordeus, Augediva Maria JucáUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeXavier, Érika Porto2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/72027https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/747Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código: 72049porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::72027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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