Interação família-trabalho: um estudo sobre maternidade na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123321 |
Resumo: | A discussão sobre maternidade e ciência vem ganhando espaço na sociedade e nas pesquisas por expandirem a percepção das dificuldades e das formas de adaptação da relação entre família e trabalho. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a qual teve como objetivo compreender a interação família e trabalho de mulheres que são mães e atuam como docentes na pós-graduação. Participaram 11 mulheres (idades entre 35 e 44), docentes de cursos de Stricto Sensu de instituições públicas e privadas, que responderam a uma entrevista em profundidade. A análise de dados aconteceu por meio do software Iramuteq e quatro classes temáticas de análise foram geradas: 1) licença-maternidade, 2) conciliação entre maternidade e trabalho, 3) planejamento da maternidade, e 4) maternidade e a profissão de docente na pós-graduação. Em linhas gerais, os resultados ressaltam: a maternidade como um planejamento concomitante ao desenvolvimento profissional das docentes; a importância da licença-maternidade e do apoio do cônjuge para a vivência das novas demandas que emergem com o nascimento dos filhos; e, por fim, a existência tanto de dificuldades (falta de apoio institucional e do efetivo reconhecimento da existência de vida familiar das docentes) quanto formas de conciliação entre os âmbitos familiar e laboral (adaptação de horários e seletividade das demandas de trabalho, além da rede de apoio de colegas, babás e empregadas domésticas). Conclui-se que estudos que investigam a relação entre maternidade e ciência são importantes para dar visibilidade às questões de iniquidade de gênero na área científica, desmistificando a ideia de ¿supermulher¿ ou ¿supermãe¿, bem como fomentar o diálogo sobre a relevância de se pensar em políticas públicas ou projetos institucionais que colaborem com o processo de conciliação entre maternidade e trabalho. Palavras-chave: Interação família-trabalho; Maternidade; Ciência; Docência; Pós-graduação. |
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Interação família-trabalho: um estudo sobre maternidade na pós-graduaçãoFamily-work interaction : a study on maternity in the post-graduationFamília - Trabalho - Aspectos piscológicosMaternidade (Psicologia)A discussão sobre maternidade e ciência vem ganhando espaço na sociedade e nas pesquisas por expandirem a percepção das dificuldades e das formas de adaptação da relação entre família e trabalho. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a qual teve como objetivo compreender a interação família e trabalho de mulheres que são mães e atuam como docentes na pós-graduação. Participaram 11 mulheres (idades entre 35 e 44), docentes de cursos de Stricto Sensu de instituições públicas e privadas, que responderam a uma entrevista em profundidade. A análise de dados aconteceu por meio do software Iramuteq e quatro classes temáticas de análise foram geradas: 1) licença-maternidade, 2) conciliação entre maternidade e trabalho, 3) planejamento da maternidade, e 4) maternidade e a profissão de docente na pós-graduação. Em linhas gerais, os resultados ressaltam: a maternidade como um planejamento concomitante ao desenvolvimento profissional das docentes; a importância da licença-maternidade e do apoio do cônjuge para a vivência das novas demandas que emergem com o nascimento dos filhos; e, por fim, a existência tanto de dificuldades (falta de apoio institucional e do efetivo reconhecimento da existência de vida familiar das docentes) quanto formas de conciliação entre os âmbitos familiar e laboral (adaptação de horários e seletividade das demandas de trabalho, além da rede de apoio de colegas, babás e empregadas domésticas). Conclui-se que estudos que investigam a relação entre maternidade e ciência são importantes para dar visibilidade às questões de iniquidade de gênero na área científica, desmistificando a ideia de ¿supermulher¿ ou ¿supermãe¿, bem como fomentar o diálogo sobre a relevância de se pensar em políticas públicas ou projetos institucionais que colaborem com o processo de conciliação entre maternidade e trabalho. Palavras-chave: Interação família-trabalho; Maternidade; Ciência; Docência; Pós-graduação.The discussion about motherhood and science has gained space in society and research by expanding the perception of difficulties and ways of adapting the relationship between family and work. The present study is a qualitative, descriptive and exploratory research, which aimed to understand the family and work interaction of women who are mothers and act as professors in the post-graduation courses. Participants were 11 women (ages between 35 and 44), professors of Stricto Sensu courses from public and private institutions, who responded to an in-depth interview. Data analysis was done through the software Iramuteq and four thematic classes of analysis were generated: 1) maternity leave, 2) reconciliation between maternity and work, 3) maternity planning, and 4) maternity and the profession of faculty in graduate school In general, the results emphasize: motherhood as a concomitant planning to the teachers¿ professional development; The importance of maternity leave and the spouse¿s support on the new demands of the experience that emerge with the children¿s birth; And, finally, the existence of difficulties (lack of institutional support and the effective recognition of the existence of teachers¿ family life) and ways of reconciling the family and labor spheres (adaptation of schedules and selectivity of Work demands, in addition to the supporting network of colleagues, babysitters and housemaids). It is concluded that studies investigating the relationship between maternity and science are important to give visibility to issues of gender inequality in the scientific area, demystifying the idea of "superwoman" or "Supermother", as well as fostering dialogue about the relevance of thinking about public policies or institutional projects that collaborate with the conciliation process between motherhood and work. Keywords: Family-work interaction; Maternity; Science; Teaching; Graduate.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 142392/2019Morais, Normanda Araújo deMorais, Normanda Araújo deLins, Cynthia de Freitas MeloMarin, Angela HelenaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRodrigues, Jaqueline Sobreira2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123321https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23810porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T21:10:03Zoai::123321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T21:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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