Percepção sobre o tratamento fitoterápico e a promoção da saúde dos integrantes no candomblé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105086 |
Resumo: | Os estudos sobre essas práticas tradicionais de saúde têm obtido uma relevância cada vez mais significativa, apesar dos avanços pela busca de conhecimentos na biomedicina. O afro-brasileiro com uso da natureza no seu cotidiano representa resistência e conservação etnobotânica. Nesse contexto de recuperação e fortalecimento dos saberes ancestrais, as instituições negras vêm buscando aceitação e reconhecimento das práticas de saúde de matrizes afro-brasileiras. Dentre essas tradições de cura destaca-se o Candomblé, religião de origem africana, fundamentada no culto aos Orixás, cujo atendimento pode ser mensurado como uma dinâmica promotora de saúde, buscando na fitoterapia e na fé sua força. Essa pesquisa objetiva investigar a percepção sobre o tratamento fitoterápico e a promoção da saúde dos integrantes num terreiro de Candomblé. Optou-se pela pesquisa qualitativa, pois é apropriada nessa abordagem. O estudo etnográfico foi designado por possibilitar o maior pertencimento à mística que envolve o Candomblé. A densidade da religião afro-brasileira revela a importância da imersão da pesquisa na análise de sua cosmovisão para que não haja limitação nem confusão na tentativa de apreciar suas práticas de tratamento com as plantas e sua dinâmica social numa perspectiva da promoção da saúde. A pesquisa proporcionou quebra dos preconceitos incrustados ao propiciar um mergulho no universo religioso afro-brasileiro, fortalecendo o compromisso de luta por igualdade social numa prática pretagógica à saúde. Nas visitas às festas do terreiro, pôde-se verificar a beleza e o zelo de tudo que compõe a casa de Candomblé e seus ritos com suas preparações meticulosas, musicalidade marcante, lindo vestuário e uma forte irmandade presente. No convívio com o povo da roça, sente-se que a figura da Mãe ou do Pai de Santo na crença africana é imprescindível, pois estes detêm a sabedoria ancestral e têm a missão de cultuar, defender, difundir e preservar sua herança. No acolhimento aos fieis que procuram o Candomblé para livrá-los de algum "mal" de saúde, o babalorixá os trata comumente com preparos de plantas como Alfavaca, Arruda, Cajueiro, e Erva-doce, que nem sempre as indicações destes estão de acordo com as comprovações científicas como ocorre na da Farmácia Viva. Investigando com o sacerdote sobre a "cura" fitoterápica no Candomblé, evidenciou-se que a força da religião está na prática dos banhos com o uso auxiliar de chás e que há um predomínio no terreiro pela procura de solucionar problemas psíquicos e amorosos. Os fiéis que procuraram a roça, no contexto dessa pesquisa, geralmente, o fizeram por conta de depressão, insônia ou visões. Observou-se também o respeito e a valorização da biomedicina pelas práticas populares afro-brasileiras de saúde, identificando-se uma notória e crescente comunicação mútua. Em relação à análise dos resultados, verificou-se a necessidade de trabalhar cientificamente essas temáticas de visibilidade e respeito da essência das populações vulneráveis, como a negra, pelos profissionais de saúde. Essa conquista só é possível com capacitação e empoderamento profissional na construção de ações humanizadas e sem tabus, pois com o pertencimento sociocultural pode se gerir com mais equidade a promoção da saúde e a qualidade de vida dessas comunidades. |
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Optou-se pela pesquisa qualitativa, pois é apropriada nessa abordagem. O estudo etnográfico foi designado por possibilitar o maior pertencimento à mística que envolve o Candomblé. A densidade da religião afro-brasileira revela a importância da imersão da pesquisa na análise de sua cosmovisão para que não haja limitação nem confusão na tentativa de apreciar suas práticas de tratamento com as plantas e sua dinâmica social numa perspectiva da promoção da saúde. A pesquisa proporcionou quebra dos preconceitos incrustados ao propiciar um mergulho no universo religioso afro-brasileiro, fortalecendo o compromisso de luta por igualdade social numa prática pretagógica à saúde. Nas visitas às festas do terreiro, pôde-se verificar a beleza e o zelo de tudo que compõe a casa de Candomblé e seus ritos com suas preparações meticulosas, musicalidade marcante, lindo vestuário e uma forte irmandade presente. No convívio com o povo da roça, sente-se que a figura da Mãe ou do Pai de Santo na crença africana é imprescindível, pois estes detêm a sabedoria ancestral e têm a missão de cultuar, defender, difundir e preservar sua herança. No acolhimento aos fieis que procuram o Candomblé para livrá-los de algum "mal" de saúde, o babalorixá os trata comumente com preparos de plantas como Alfavaca, Arruda, Cajueiro, e Erva-doce, que nem sempre as indicações destes estão de acordo com as comprovações científicas como ocorre na da Farmácia Viva. Investigando com o sacerdote sobre a "cura" fitoterápica no Candomblé, evidenciou-se que a força da religião está na prática dos banhos com o uso auxiliar de chás e que há um predomínio no terreiro pela procura de solucionar problemas psíquicos e amorosos. Os fiéis que procuraram a roça, no contexto dessa pesquisa, geralmente, o fizeram por conta de depressão, insônia ou visões. Observou-se também o respeito e a valorização da biomedicina pelas práticas populares afro-brasileiras de saúde, identificando-se uma notória e crescente comunicação mútua. Em relação à análise dos resultados, verificou-se a necessidade de trabalhar cientificamente essas temáticas de visibilidade e respeito da essência das populações vulneráveis, como a negra, pelos profissionais de saúde. Essa conquista só é possível com capacitação e empoderamento profissional na construção de ações humanizadas e sem tabus, pois com o pertencimento sociocultural pode se gerir com mais equidade a promoção da saúde e a qualidade de vida dessas comunidades.Studies of these traditional health practices have obtained an increasingly significant relevance, despite advances the search for knowledge in biomedicine. The African-Brazilian with use of nature in their daily lives represents ethnobotanic resistance and conservation. In this context of recovery and strengthening of ancestral wisdom, black institutions are seeking acceptance and recognition of health practices of African-Brazilian headquarters. Among these healing traditions highlights the Candomblé, the religion of African origin, based on the cult of the Orishas, whose care can be measured as a health promoting dynamic, seeking herbal medicine and faith in their strength. This research aims to investigate the perception about the herbal treatment and health promotion of the members in a Candomblé yard. We opted for the qualitative research, it is appropriate in this approach. The ethnographic study was designed for enabling the largest belonging to the mystique surrounding the Candomblé. A density of African-Brazilian religion reveals the importance of research immersion in the analysis of his worldview so there is no limitation or confusion in trying to enjoy their practices treatment plants and their social dynamics from the perspective of health promotion. The research provided breakdown of embedded prejudices by providing a dip to African-Brazilian religious universe, strengthening the commitment to fight for social equality in practice pretagógica health. In visits to the yard of the parties, can be seen the beauty and zeal for everything that makes up the Candomblé house and its rites with their meticulous preparations, remarkable musicianship, beautiful clothing and present a strong brotherhood. In contact with the people from the research field, feels that the figure of the Holy Mother or Father of the African belief is essential, since they hold the ancient wisdom and have the task of worship, defend, disseminate and preserve their heritage. In welcoming the faithful seeking Candomblé to rid them of any "bad" health, the priest treat common with preparation plants with Alfavaca, Arruda, Cajueiro, e Erva-doce, which is not always the these statements are consistent with the scientific evidence as in the Living Pharmacy. Investigating the priest about "healing" herbal in Candomblé, it showed that the force of religion is the practice of swimming with the auxiliary use of teas and there is a predominance in the yard by the search for solving psychic and love problems. The faithful who sought the garden, in the context of this research usually did because of depression, insomnia or visions. It also noted the respect and appreciation of biomedicine by popular african-Brazilian health practices, identifying a noticeable and growing mutual communication. Regarding the analysis of the results, there was the need to scientifically work these issues of visibility and respect the essence of vulnerable populations such as black by health professionals. This achievement is only possible with professional training and empowerment in the construction of humanized shares without taboos, because with the socio-cultural belonging can be managed with more equity promoting health and quality of life of these communities.Amorim, Rosendo Freitas deAmorim, Rosendo Freitas deSousa, Francisca Ilnar deNations, Marilyn KayCaldas, José Manuel PeixotoSilva Júnior, Geraldo Bezerra daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaBraga, Alexandre Pinheiro2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105086https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13284Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96171porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::105086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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