Empreendedorismo corporativo e renovação estratégica: análise da contribuição das práticas de aprendizagem na média gerência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Josemeire Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113465
Resumo: O empreendedorismo corporativo se relaciona ao empreendedorismo que ocorre no âmbito das organizações estabelecidas, caracterizado pela busca constante de novas oportunidades de negócio. Uma das maneiras de manifestação do empreendedorismo corporativo é a renovação estratégica, que envolve modificações em distintos aspectos internos, como estrutura, estratégias, processos e pessoas, visando ao reposicionamento ou a conquista de mercados. Na literatura, existem autores que apontam a importância da aprendizagem para o empreendedorismo corporativo, bem como do papel da média gerência para o sucesso da implementação das mudanças propostas pela renovação estratégica. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como as práticas de aprendizagem da média gerência podem contribuir com a relação entre o Empreendedorismo Corporativo Estratégico (ECE) e a renovação estratégica. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, que possibilitou a elaboração do quadro analítico da pesquisa, com a definição dos construtos, categorias e subcategorias de análise. Os construtos compreendem os (a) elementos estruturantes do ECE, do qual derivam as categorias arquitetura organizacional pró-empreendedorismo e comportamentos e processos empreendedores; (b) práticas de aprendizagem, que engloba a categoria práticas de aprendizagem na média gerência; e (c) renovação estratégica, que compreende a categoria subprocessos de renovação. A pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, aplicadas com 21 gestores de empresas brasileiras do setor de TI desenvolvedoras de software. Os dados foram analisados em duas etapas. A primeira foi a análise descritiva, com base na Análise de Conteúdo temática. A segunda, codificação analítica, fundamenta-se no método das comparações constantes. Em ambas as etapas de análise dos dados, foi utilizado o software Atlas/TI, que findou com a elaboração de proposições da contribuição das práticas de aprendizagem na média gerência para a relação entre o ECE e a renovação estratégica. Os resultados apontam que os gestores desenvolvem práticas de aprendizagem que contribuem para a relação entre os elementos estruturantes do ECE e os subprocessos relacionados à renovação estratégica, referentes a aquisição, aproveitamento e compartilhamentos de conhecimentos que podem conduzir a transformações nas organizações. Além disso, identificou-se o fato de que as práticas de aprendizagem podem contribuir diretamente com os elementos do ECE e com os subprocessos de renovação, o que revela a existência de práticas que podem influenciar o empreendedorismo corporativo na busca de novas oportunidades e a renovação estratégica nas melhorias e ajustes nas organizações, visando à conquista de mais mercados ou reforço na posição atual que ocupam nos mercados em que atuam. Palavras-chave: Empreendedorismo corporativo. Renovação estratégica. Aprendizagem. Média gerência.
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Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como as práticas de aprendizagem da média gerência podem contribuir com a relação entre o Empreendedorismo Corporativo Estratégico (ECE) e a renovação estratégica. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, que possibilitou a elaboração do quadro analítico da pesquisa, com a definição dos construtos, categorias e subcategorias de análise. Os construtos compreendem os (a) elementos estruturantes do ECE, do qual derivam as categorias arquitetura organizacional pró-empreendedorismo e comportamentos e processos empreendedores; (b) práticas de aprendizagem, que engloba a categoria práticas de aprendizagem na média gerência; e (c) renovação estratégica, que compreende a categoria subprocessos de renovação. A pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, aplicadas com 21 gestores de empresas brasileiras do setor de TI desenvolvedoras de software. Os dados foram analisados em duas etapas. A primeira foi a análise descritiva, com base na Análise de Conteúdo temática. A segunda, codificação analítica, fundamenta-se no método das comparações constantes. Em ambas as etapas de análise dos dados, foi utilizado o software Atlas/TI, que findou com a elaboração de proposições da contribuição das práticas de aprendizagem na média gerência para a relação entre o ECE e a renovação estratégica. Os resultados apontam que os gestores desenvolvem práticas de aprendizagem que contribuem para a relação entre os elementos estruturantes do ECE e os subprocessos relacionados à renovação estratégica, referentes a aquisição, aproveitamento e compartilhamentos de conhecimentos que podem conduzir a transformações nas organizações. Além disso, identificou-se o fato de que as práticas de aprendizagem podem contribuir diretamente com os elementos do ECE e com os subprocessos de renovação, o que revela a existência de práticas que podem influenciar o empreendedorismo corporativo na busca de novas oportunidades e a renovação estratégica nas melhorias e ajustes nas organizações, visando à conquista de mais mercados ou reforço na posição atual que ocupam nos mercados em que atuam. Palavras-chave: Empreendedorismo corporativo. Renovação estratégica. Aprendizagem. Média gerência.Corporate entrepreneurship is related to entrepreneurship that occurs within established organizations, characterized by the constant search for new business opportunities. One of the manifestations of corporate entrepreneurship is strategic renewal, which involves changes in different internal aspects, such as structure, strategies, processes and people, aiming at the repositioning or conquest of new markets. In the literature there are authors who point out the relevance of learning to corporate entrepreneurship, as well as the role of the middle management to the success of implementing the changes proposed by the strategic renewal. Thus, the overall objective of this research is to analyze how the learning practices of middle management can contribute to the relationship between Strategic Corporate Entrepreneurship (ECE) and strategic renewal. Initially, a bibliographic survey was conducted, which enabled the elaboration of the analytical framework of the research, with the definition of the constructs, categories and subcategories of analysis. The constructs comprise the (a) structuring elements of ECE, from which derive the categories organizational architecture pro-entrepreneurship and entrepreneurial behaviors and processes; (b) learning practices, which encompasses the middle management learning practices category and (c) strategic renewal, which encompasses the category sub-processes of renewal. The research is descriptive, with a qualitative approach. The data were gathered through a semi-structured interview, applied to twenty-one managers of Brazilian companies of IT sector software developers. The data were analyzed in two stages, the first was the descriptive analysis, based on the thematic content analysis. The second step, analytical coding, is based on the method of constant comparisons. In both stages of data analysis, the Atlas/TI software was used, which ended with the elaboration of propositions for the contribution of learning practices in the middle management to the relationship between ECE and strategic renewal. The results show that managers develop learning practices that contribute to the relationship between the structuring elements of ECE and the subprocesses related to strategic renewal related to the acquisition, exploitation and sharing of knowledge that can lead to transformations in organizations. In addition, it was identified that the learning practices can contribute directly with the elements of the ECE and the subprocesses of renewal, which reveals the existence of practices that can influence the corporate entrepreneurship in the search for new opportunities and the strategic renewal in the improvements And adjustments in the organizations aiming at the conquest of new markets or reinforcement in the current position that they occupy in the markets in which they work. Keywords: Corporate entrepreneurship. Strategic renewal. Learning. Middle management.Sousa Filho, Jose Milton deSousa Filho, Jose Milton deViana, Fernando Luiz EmerencianoColares, Ricardo FialhoMarques, Érico VerasCâmara, Samuel FaçanhaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasGomes, Josemeire Alves2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113465https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18854Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104139porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:12:18Zoai::113465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:12:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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