Estratégias organizacionais e evasão no ensino superior privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascena, Maria Bonfim Carmo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118303
Resumo: O Ensino Superior no Brasil tem passado por grandes e profundas mudanças nos últimos anos. Esta nova realidade traz grandes desafios às Instituições de Ensino Superior (IES). Apesar de uma maior acessibilidade pelos estudantes para ingresso em instituições neste nível, estas têm relatado maiores dificuldades em captar novos alunos, em especial as privadas. Fatores como, a redução do número de estudantes que têm concluído o ensino médio, orçamento familiar comprometido com necessidades básicas dentre outros aspectos de ordem econômica e financeira e ainda, os desafios de oferecer uma formação adaptada às necessidades do mercado e a linguagem de uma nova geração, podem ser alguns dos fatores de relevância para este cenário de evasão. O curso de Administração tem se mantido no topo com o maior número de matrículas de 2010 a 2015, fato este que também demonstra o maior índice de desistência dos cursos de graduação no país, chegando ao percentual de 61,5% no mesmo período informado acima. Nos últimos anos (2016 a 2018), o número de matriculados no curso de Direito ficou em primeiro lugar e Administração passou a ser o segundo no ranking de cursos com maior número de matriculados no país. Dessa forma surge o questionamento, quais os motivos que podem levar a evasão nos cursos de Administração de uma determinada região? É mais cômodo para o estudante dar uma reposta simplista citando questões financeiras, ao invés de falar sobre os reais motivos que podem influenciar diretamente suas escolhas antes e durante o período universitário. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar os motivos que podem levar o aluno a evasão nos cursos de graduação em Administração de empresas, considerando a realidade de uma Instituição de ensino superior localizada na região centro sul do Ceará. O modelo criado por Tinto (1975) , que estuda os motivos que podem levar o estudante a evasão, para além das questões financeiras, como se discutia tempos atrás, será o ponto de partida para a análise. Mesmo sendo um estudo clássico é o mais citado até os dias atuais em virtude das suas contribuições e aperfeiçoamentos através dos estudos realizados pelo autor. A estrutura do texto dissertativo está fundamentada nas discussões acerca do Ensino Superior no Brasil, em seguida um panorama de como se comportam os diversos cursos de Administração que são ofertados em todo o país. O estudo foi desenvolvido por meio de fontes secundárias, além da coleta de dados primários junto à instituição envolvida, por meio da aplicação de um questionário eletrônico. Os dados mostram o perfil socioeconômico dos alunos do curso de Administração desta IES em específico. A pesquisa se propõe a verificar ás respostas aos objetivos propostos, além de refletir se, houve ganhos no sistema educacional, analisar os motivos que podem levar o aluno a evasão nos cursos de graduação em Administração. A análise indicou como principais motivos que podem influenciar na evasão: dificuldades econômicas e inanceiras e incompatibilidade entre a vida acadêmica e as exigências do mundo do trabalho. Observou-se após a análise dos resultados, que o processo de evasão, na maioria das vezes, não ocorre por um motivo único. O estudo também identificou através dos novos constructos fatores que têm maior probabilidade de levar o aluno à evasão, sugere-se um estudo qualitativo a fim de que mais achados possam contribuir para o melhor entendimento e gestão da evasão nas IES. Palavras-chave: Evasão. Gestão do ensino superior. Cursos de Administração. Modelo de Tinto.
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O curso de Administração tem se mantido no topo com o maior número de matrículas de 2010 a 2015, fato este que também demonstra o maior índice de desistência dos cursos de graduação no país, chegando ao percentual de 61,5% no mesmo período informado acima. Nos últimos anos (2016 a 2018), o número de matriculados no curso de Direito ficou em primeiro lugar e Administração passou a ser o segundo no ranking de cursos com maior número de matriculados no país. Dessa forma surge o questionamento, quais os motivos que podem levar a evasão nos cursos de Administração de uma determinada região? É mais cômodo para o estudante dar uma reposta simplista citando questões financeiras, ao invés de falar sobre os reais motivos que podem influenciar diretamente suas escolhas antes e durante o período universitário. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar os motivos que podem levar o aluno a evasão nos cursos de graduação em Administração de empresas, considerando a realidade de uma Instituição de ensino superior localizada na região centro sul do Ceará. O modelo criado por Tinto (1975) , que estuda os motivos que podem levar o estudante a evasão, para além das questões financeiras, como se discutia tempos atrás, será o ponto de partida para a análise. Mesmo sendo um estudo clássico é o mais citado até os dias atuais em virtude das suas contribuições e aperfeiçoamentos através dos estudos realizados pelo autor. A estrutura do texto dissertativo está fundamentada nas discussões acerca do Ensino Superior no Brasil, em seguida um panorama de como se comportam os diversos cursos de Administração que são ofertados em todo o país. O estudo foi desenvolvido por meio de fontes secundárias, além da coleta de dados primários junto à instituição envolvida, por meio da aplicação de um questionário eletrônico. Os dados mostram o perfil socioeconômico dos alunos do curso de Administração desta IES em específico. A pesquisa se propõe a verificar ás respostas aos objetivos propostos, além de refletir se, houve ganhos no sistema educacional, analisar os motivos que podem levar o aluno a evasão nos cursos de graduação em Administração. A análise indicou como principais motivos que podem influenciar na evasão: dificuldades econômicas e inanceiras e incompatibilidade entre a vida acadêmica e as exigências do mundo do trabalho. Observou-se após a análise dos resultados, que o processo de evasão, na maioria das vezes, não ocorre por um motivo único. O estudo também identificou através dos novos constructos fatores que têm maior probabilidade de levar o aluno à evasão, sugere-se um estudo qualitativo a fim de que mais achados possam contribuir para o melhor entendimento e gestão da evasão nas IES. Palavras-chave: Evasão. Gestão do ensino superior. Cursos de Administração. Modelo de Tinto.Higher Education in Brazil has undergone great and profound changes in recent years. This new reality presents major challenges to Higher Education Institutions (HEI). Despite greater accessibility for students to enter institutions at this level, they have reported greater difficulties in attracting new students, especially the private ones. Factors such as the reduction in the number of students who have completed high school, the family budget committed to basic needs among other economic and financial aspects, and the challenges of offering a training adapted to the needs of the market and the language of a new can be some of the factors of relevance to this evasion scenario. The Undergraduate Degree in Administration has remained at the top with the highest number of enrollments from 2010 to 2015, a fact that also shows the highest dropout rate of undergraduate courses in the country, reaching the percentage of 61.5% in the same period reported above. In the last years (2016 to 2018), the number of enrolled in the Law course ranked first and Administration became the second in the ranking of courses with the highest number of enrolled in the country. In this way the question arises: what are the reasons that can lead to evasion in the Administration courses of a certain region? It is more convenient for the student to give a simplistic answer by citing financial issues, rather than talking about the real motives that can directly influence their choices before and during the university period. Thus, this study aims to analyze the reasons that can lead the student to avoidance in undergraduate degree in Business Administration, considering the reality of a higher education institution located in the south central region of Ceará. The model created by Tinto (1975), which studies the reasons that can lead the student to avoidance, beyond the financial questions, as discussed some time ago, will be the starting point for the analysis. Although a classic study is the most cited up to the present day due to its contributions and improvements through the studies carried out by the author. The tructure of the dissertation text is based on the discussions about Higher Education in Brazil, followed by an overview of how the various Administration courses that are offered throughout the country. The study was developed through secondary sources, in addition to the collection of primary data from the institution involved, through the application of an electronic questionnaire. The data show the socioeconomic profile of the students of the Undergraduate Degree in Administration of this Institution of Higher Education in specific. The research proposes to verify the answers to the proposed objectives, as well as to reflect if there were gains in the educational system, to analyze the reasons that can lead the student to avoidance in the undergraduate degree in Administration. The analysis indicated as main reasons that can influence the evasion: economic and financial difficulties and incompatibility between academic life and the demands of the world of work. It was observed after the analysis of the results that the avoidance process, for the most part, does not occur for a single reason. The study also identified through the new constructs factors that are more likely to lead the student to avoidance, a qualitative study is suggested so that more findings can contribute to a better understanding and management of evasion in Higher Education Institutions. Keywords: Evasion. Management of higher education. Undergraduate Degree in dministration. Tinto model.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 108659Coimbra, Danielle BatistaCoimbra, Danielle BatistaSousa Filho, Jose Milton deLima, Afonso CarneiroLima, Marcos Antonio MartinsUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoMascena, Maria Bonfim Carmo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118303https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21120porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::118303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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