Compreendendo a pirataria digital da indústria fonográfica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Nayara Pattini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125359
Resumo: A pirataria digital vem crescendo, ao longo dos anos e gerando prejuízos em várias indústrias, dentre elas, um dos mais prejudicados, o da indústria fonográfica. Neste sentindo, este estudo tem por objetivo analisar o contexto da pirataria digital no Brasil. Para alcançar esta proposta, são apresentados dois estudos complementares. O primeiro artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2000 e 2019. Para tal, utilizou-se do modelo meta-analítico proposto por García e Ramirez (2004) obtendo-se uma amostra final de 15 artigos. Dos artigos investigados, notou-se a ausência de artigos nacionais, evidenciando a necessidade de mais pesquisas locais, bem como uma necessidade de adequação da indústria da música e dos setores audiovisuais para o dinamismo desencadeado pela internet e pelos modelos de negócios mais recentes. Para o segundo artigo, investigou-se a relação das intenções e atitudes na compra de produtos piratas em Fortaleza. Como apontado na literatura por Kotler e Armstrong (2007), as atitudes, reações e costumes variam de região para região, tornando a cultura a maior influência no comportamento individual. A pesquisa foi conduzida em Fortaleza por ser uma capital de grande representatividade econômica na Região Nordeste. Os preditores utilizados para alcançar este objetivo foram: inferência preço-qualidade, aversão ao risco, atitude em relação a produtos piratas, risco percebido, norma subjetiva, gratificação pessoal, integridade e intenções comportamentais. Foram coletados 192 questionários analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados são suportados pela literatura e evidenciam a intenção, diretamente, influenciada pela atitude em relação a produtos piratas e a norma subjetiva. Palavras-chave: Pirataria digital. Indústria fonográfica. Comportamento do consumidor.
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