Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116567 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma avaliação comparativa de usabilidade baseada na experiência de usuário em dois jogos para dispositivos móveis, usando um dispositivo Head Mounted Display, nos pontos de vista em primeira e terceira pessoa, com ênfase na influência destes no senso de corporificação. Além dos testes de usabilidade com participantes, experiências focadas em auto-localização, agência e pertencimento do corpo foram também avaliadas. Os resultados mostram uma significativa influência dos seguintes aspectos no senso de corporificação: ponto de vista em primeira pessoa, controle de movimento do personagem quando em sincronia com o do jogador e gênero do participante. Palavras-chaves: Experiência de usuário. Jogos para dispositivos móveis. Corporificação. Pontos de vista. Dispositivo Head Mounted Display. |
id |
UFOR_e5886e69c50b5cde315d2eb4a75dabd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::116567 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificaçãoJogos eletrônicosInterface com o usuárioEste trabalho apresenta uma avaliação comparativa de usabilidade baseada na experiência de usuário em dois jogos para dispositivos móveis, usando um dispositivo Head Mounted Display, nos pontos de vista em primeira e terceira pessoa, com ênfase na influência destes no senso de corporificação. Além dos testes de usabilidade com participantes, experiências focadas em auto-localização, agência e pertencimento do corpo foram também avaliadas. Os resultados mostram uma significativa influência dos seguintes aspectos no senso de corporificação: ponto de vista em primeira pessoa, controle de movimento do personagem quando em sincronia com o do jogador e gênero do participante. Palavras-chaves: Experiência de usuário. Jogos para dispositivos móveis. Corporificação. Pontos de vista. Dispositivo Head Mounted Display.This work presents a comparative usability evaluation based on the user experience in two mobile games using a Head Mounted Display device, in the first-person and third-person points of view, with emphasis on their influence on the sense of embodiment. In addition to usability tests with participants, experiences focused on self-location, agency and body belonging have also been evaluated. The results show a significant influence of the following aspects on the sense of embodiment: first-person point of view, character's movement control when in sync with the player's move and participant gender. Keywords: UX. Mobile games. Embodiment. Points of view. Head mounted display device.Dissertacao enviada com autorizacao e certificação via CI 111965/18Rodrigues, Maria Andreia FormicoRodrigues, Maria Andreia FormicoVidal, Creto AugustoFurtado, Maria Elizabeth SucupiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaScheibler, Cristina de Almeida2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116567https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20385porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::116567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
title |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
spellingShingle |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação Scheibler, Cristina de Almeida Jogos eletrônicos Interface com o usuário |
title_short |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
title_full |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
title_fullStr |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
title_full_unstemmed |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
title_sort |
Experiência de usuário em jogos com óculos HMD sob os pontos de vista de primeira e terceira pessoa com ênfase em corporificação |
author |
Scheibler, Cristina de Almeida |
author_facet |
Scheibler, Cristina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Andreia Formico Rodrigues, Maria Andreia Formico Vidal, Creto Augusto Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheibler, Cristina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Interface com o usuário |
topic |
Jogos eletrônicos Interface com o usuário |
description |
Este trabalho apresenta uma avaliação comparativa de usabilidade baseada na experiência de usuário em dois jogos para dispositivos móveis, usando um dispositivo Head Mounted Display, nos pontos de vista em primeira e terceira pessoa, com ênfase na influência destes no senso de corporificação. Além dos testes de usabilidade com participantes, experiências focadas em auto-localização, agência e pertencimento do corpo foram também avaliadas. Os resultados mostram uma significativa influência dos seguintes aspectos no senso de corporificação: ponto de vista em primeira pessoa, controle de movimento do personagem quando em sincronia com o do jogador e gênero do participante. Palavras-chaves: Experiência de usuário. Jogos para dispositivos móveis. Corporificação. Pontos de vista. Dispositivo Head Mounted Display. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116567 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437305086738432 |