Psicanálise, educação e política: a adolescência no encontro com a pólis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129288 |
Resumo: | O presente trabalho se insere num eixo de estudos que toma a despolitização da sociedade, engendrada pela maquinaria capitalista, como campo urgente de pesquisa. Centramos nossa análise numa das esferas da vida humana que vem sendo especialmente afetada por tal processo: a educação. Cientes de que o público adolescente é o que denuncia, de modo mais evidente, a crise educacional contemporânea, temos, aqui, o objetivo de fazer frente ao esvaziamento do político no campo educativo, a partir do engendramento de uma noção de política que, amparada pelas teorizações psicanalíticas, resgate a dimensão da coletividade e do encontro com a cidade, enquanto representante da pólis, como constituintes da experiência adolescente. Para tanto, dividimos nosso trabalho em três partes. Na primeira, discutimos os efeitos da entrada da racionalidade neoliberal no campo da educação e, em especial, a emergência da pedagogia tecnicista como orientadora do modelo contemporâneo de aprendizagem por competências. Na segunda, centramos nossos esforços em discutir o processo de despolitização da educação como intimamente articulado ao declínio da tradição frente à perda da autoridade do adulto/professor, à pobreza de experiências compartilhadas (Erfahrung) que caracteriza o mundo moderno, e à conversão da formação cultural (Bildung) numa semiformação (Halbbbildung), que não consegue implicar subjetivamente o indivíduo em um campo de ação político. Na terceira e última, elucidamos os sintomas adolescentes e os impasses da transmissão que se manifestam, com notável frequência, no âmbito escolar, denunciando a fratura do laço social contemporâneo e a falência da dimensão do entre vários como campo primordial da experiência adolescente. Argumentamos, então, a favor de uma educação implicada na pólis, que leve em conta a dimensão paradoxal e impossível do desejo e que se deixe penetrar pela polifonia da cidade, apostando que, desse encontro, resultem saídas mais criativas, singulares e, quem sabe, mais transformadoras para a sociedade como um todo, fomentando, assim, a construção de um novo mundo compartilhado por e entre os homens. Palavras-chave: psicanálise; educação; política; adolescência; neoliberalismo. |
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Na primeira, discutimos os efeitos da entrada da racionalidade neoliberal no campo da educação e, em especial, a emergência da pedagogia tecnicista como orientadora do modelo contemporâneo de aprendizagem por competências. Na segunda, centramos nossos esforços em discutir o processo de despolitização da educação como intimamente articulado ao declínio da tradição frente à perda da autoridade do adulto/professor, à pobreza de experiências compartilhadas (Erfahrung) que caracteriza o mundo moderno, e à conversão da formação cultural (Bildung) numa semiformação (Halbbbildung), que não consegue implicar subjetivamente o indivíduo em um campo de ação político. Na terceira e última, elucidamos os sintomas adolescentes e os impasses da transmissão que se manifestam, com notável frequência, no âmbito escolar, denunciando a fratura do laço social contemporâneo e a falência da dimensão do entre vários como campo primordial da experiência adolescente. Argumentamos, então, a favor de uma educação implicada na pólis, que leve em conta a dimensão paradoxal e impossível do desejo e que se deixe penetrar pela polifonia da cidade, apostando que, desse encontro, resultem saídas mais criativas, singulares e, quem sabe, mais transformadoras para a sociedade como um todo, fomentando, assim, a construção de um novo mundo compartilhado por e entre os homens. Palavras-chave: psicanálise; educação; política; adolescência; neoliberalismo.The present work is part of an axis of studies that approaches the depoliticization of society, engendered by the capitalist machinery, as an urgent field of research. We focus our analysis on one of the spheres of human life that has been especially affected by this process: education. Aware that the adolescent public evidently denounces the contemporary educational crisis, we intend to face the educational field depoliticization by creating a notion of politics that, supported by psychoanalytical theories, rescues the dimension of collectivity and the encounter with the city, which represents the polis, as constituents of the adolescent experience. Considering that, we divided our work into three parts. In the first part, we discuss the effects of the entrance of neoliberal rationality in the educational field, and the arising of technical pedagogy as a guide for the contemporary model based on learning through competences. In the second one, we focus our efforts on discussing the process of depoliticization of education, intimately articulated with the decline of tradition facing the loss of adult/teacher authority, the poverty of shared experiences (Erfahrung) that characterizes the modern world, and the conversion of cultural formation (Bildung) into a semi-formation (Halbbbildung), that fails to subjectively involve the individual in a political field of action. In the third and last section, we elucidate the adolescent symptoms and the impasses of transmission that are manifested with notable frequency in the school environment, denouncing the rupture of the contemporary social bond and the failure of a dimension ¿between many¿ as a primordial field of adolescent experience. Therefore, we argue in favor of an education inserted in the polis, which considers the paradoxical and impossible desire¿s dimension, and also allows itself to be penetrated by the city polyphony, hoping that this will produce ways that are creative, singular and, perhaps, more transformative for society in general, thus fostering the construction of a new world shared by and between men. Keywords: psychoanalysis; education; politics; adolescence; neoliberalism.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 12528/23 em 17/2/2023Lima, Maria Celina PeixotoVoltolini, RinaldoMaia Filho, Osterne NonatoTeixeira, Leônia CavalcanteUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRocha, Lorenna Pinheiro2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129288https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T15:14:50Zoai::129288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T15:14:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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