Matriz de competências no manejo de pacientes queimados para fisioterapia: estudo Delphi modificado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586120 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento de um programa educacional baseado em competências é fundamental para que o aluno desenvolva em si as ferramentas necessárias para se tornar um profissional capacitado. Ao se pensar em um ensino mais direcionado no manejo do paciente queimado para fisioterapeutas é de fundamental importância entender quais são as áreas de atuação, conhecimento e competências exigidas para garantir a qualidade do atendimento nas diversas situações clínicas, pois a queimadura é um trauma de grande complexidade, que tem um impacto social e econômico e que exige desse profissional conhecimentos específicos em cada fase do processo de cura desse paciente. Assim é importante ter a junção de especialistas no assunto abordado utilizando o método Delphi que é uma técnica flexível que permite a obtenção de consenso em questões complexas, por meio da interação e feedback controlado entre especialistas. Objetivo: Desenvolver uma matriz curricular baseado em competências para fisioterapia na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação do paciente queimado. Métodos: O estudo foi realizado entre março de 2022 e março de 2023, trata-se de uma pesquisa utilizando métodos mistos de pesquisa que foram divididos em 3 fases: A primeira com a montagem da matriz protótipo através da análise de necessidades educacionais levantadas por uma revisão da literatura sobre o manejo do paciente queimado por fisioterapeutas, uma pesquisa transversal com estudantes para avaliação de conhecimento e suas experiencias com o paciente queimado e grupo de foco com professores; Na segunda fase, a matriz protótipo foi submetida à avaliação por um grupo de 23 especialistas através do Delphi modificado em 2 rodadas. Na primeira rodada foi obtido o consenso quanto à relevância, clareza e pertinência e na segunda rodada quanto a complexidade nos níveis de formação dos aprendizes (graduação pré estágio, estágio, pós-graduação, especialistas) e nos cenários de desenvolvimento (ambulatório, enfermarias e UTI) através de uma escala Likert de 5 ou 4 pontos. A competência que obteve aprovação de mais de 80% dos participantes e que pontuaram >4 em uma escala Likert de 5 pontos foi aprovada e permaneceu na matriz. A confiabilidade foi avaliada com alfa de Cronbach >0,80, aplicada a todos os critérios. A matriz protótipo revisada foi para a terceira rodada com o grupo focal para validação e aprovação. Resultados: Foi concebida uma matriz final de 11 competências, abrangendo conhecimentos fundamentais, competências de avaliação clínica, estratégias de gestão da dor, técnicas de mobilização precoce, estratégias de gestão de cicatrizes, apoio psicossocial e competências de comunicação, colaboração interdisciplinar, prática baseada em investigação e evidências, colocação clínica, educação continuada e desenvolvimento profissional. Essa matriz poderá nortear o ensino dessas competências que vão variar conforme o grau de formação e o ambiente de atuação. Conclusão: O tratamento do paciente queimado por fisioterapeutas é uma tarefa complexa, multidimensional e especializada. Um currículo desenhado e baseado em competências que foram analisadas por um grupo de especialistas poderá auxiliar em um ensino mais direcionado e consequentemente no desenvolvimento do desempenho desse profissional. Palavras-chave: Fisioterapia, Queimaduras; Método Delphi, Educação Baseada em Competências. |
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Assim é importante ter a junção de especialistas no assunto abordado utilizando o método Delphi que é uma técnica flexível que permite a obtenção de consenso em questões complexas, por meio da interação e feedback controlado entre especialistas. Objetivo: Desenvolver uma matriz curricular baseado em competências para fisioterapia na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação do paciente queimado. Métodos: O estudo foi realizado entre março de 2022 e março de 2023, trata-se de uma pesquisa utilizando métodos mistos de pesquisa que foram divididos em 3 fases: A primeira com a montagem da matriz protótipo através da análise de necessidades educacionais levantadas por uma revisão da literatura sobre o manejo do paciente queimado por fisioterapeutas, uma pesquisa transversal com estudantes para avaliação de conhecimento e suas experiencias com o paciente queimado e grupo de foco com professores; Na segunda fase, a matriz protótipo foi submetida à avaliação por um grupo de 23 especialistas através do Delphi modificado em 2 rodadas. Na primeira rodada foi obtido o consenso quanto à relevância, clareza e pertinência e na segunda rodada quanto a complexidade nos níveis de formação dos aprendizes (graduação pré estágio, estágio, pós-graduação, especialistas) e nos cenários de desenvolvimento (ambulatório, enfermarias e UTI) através de uma escala Likert de 5 ou 4 pontos. A competência que obteve aprovação de mais de 80% dos participantes e que pontuaram >4 em uma escala Likert de 5 pontos foi aprovada e permaneceu na matriz. A confiabilidade foi avaliada com alfa de Cronbach >0,80, aplicada a todos os critérios. A matriz protótipo revisada foi para a terceira rodada com o grupo focal para validação e aprovação. Resultados: Foi concebida uma matriz final de 11 competências, abrangendo conhecimentos fundamentais, competências de avaliação clínica, estratégias de gestão da dor, técnicas de mobilização precoce, estratégias de gestão de cicatrizes, apoio psicossocial e competências de comunicação, colaboração interdisciplinar, prática baseada em investigação e evidências, colocação clínica, educação continuada e desenvolvimento profissional. Essa matriz poderá nortear o ensino dessas competências que vão variar conforme o grau de formação e o ambiente de atuação. Conclusão: O tratamento do paciente queimado por fisioterapeutas é uma tarefa complexa, multidimensional e especializada. Um currículo desenhado e baseado em competências que foram analisadas por um grupo de especialistas poderá auxiliar em um ensino mais direcionado e consequentemente no desenvolvimento do desempenho desse profissional. Palavras-chave: Fisioterapia, Queimaduras; Método Delphi, Educação Baseada em Competências.Introduction: The development of a competency-based educational program is essential for the student to develop the necessary tools to become a qualified professional. When thinking about more targeted teaching in the management of burn patients for physiotherapists, it is of fundamental importance to understand what are the areas of activity, knowledge and skills required to guarantee the quality of care in different clinical situations, as burns are a major trauma, complexity, which has a social and economic impact and which requires this professional to have specific knowledge in each phase of the patient's healing process. Therefore, it is important to bring together experts on the subject covered using the Delphi method, which is a flexible technique that allows consensus to be reached on complex issues, through interaction and controlled feedback between experts. Objective: Develop a curriculum matrix based on competencies for physiotherapy in the promotion, maintenance, prevention, protection and recovery of burned patients. Methods: The study was carried out between March 2022 and March 2023, it is a research using mixed research methods that were divided into 3 phases: The first with the assembly of the prototype matrix through the analysis of educational needs raised by a review of the literature on the management of burn patients by physiotherapists, a cross-sectional survey with students to assess their knowledge and experiences with burn patients and a focus group with teachers; In the second phase, the prototype matrix was submitted to evaluation by a group of 23 experts using the modified Delphi in 2 rounds. In the first round, consensus was reached regarding relevance, clarity and pertinence and in the second round regarding the complexity in the apprentices' training levels (pre-internship graduation, internship, postgraduate, specialists) and in the development scenarios (outpatient clinic, wards and UTI) using a 5 or 4-point Likert scale. The competency that received approval from more than 80% of participants and who scored >4 on a 5-point Likert scale was approved and remained in the matrix. Reliability was assessed with Cronbach's alpha >0.80, applied to all criteria. The revised prototype matrix went to the third round with the focus group for validation and approval. Results: A final matrix of 11 skills was designed, covering fundamental knowledge, clinical assessment skills, pain management strategies, early mobilization techniques, scar management strategies, psychosocial support and communication skills, interdisciplinary collaboration, practice-based research and evidence, clinical placement, continuing education and professional development. This matrix can guide the teaching of these skills, which will vary depending on the level of training and the working environment. Conclusion: The treatment of burn patients by physiotherapists is a complex, multidimensional and specialized task. A curriculum designed and based on skills that have been analyzed by a group of experts can assist in more targeted teaching and consequently in the development of this professional's performance. Keywords: Physiotherapy; Burns; Delphi Method, Competency-Based EducationA Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 20786/24 em 22/04/2024.Sá, Henrique Luis do Carmo eBessa, Olívia Andrea Alencar CostaPontes, Renata BessaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasCastro, Áurea Cristina de Queiroz2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf89f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586120https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-02T15:43:15Zoai::586120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-05-02T15:43:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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