Construção e validação de cartilha para o autocuidado do paciente com traqueóstomo metálico no domicílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Mariana de Carvalho Sales
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586843
Resumo: O estudo teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa em forma de cartilha, para estimular o autocuidado de pacientes com câncer de laringe e traqueostomizados. A intervenção de enfermagem se tornou fundamental para otimizar o autocuidado , ao nivel do sistema de apoio e educação as pessoas submetidas a laringectomias total , enfrentando medos , ansiedade e tristeza. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em fases: uma revisão integrativa para dar suporte teórico ao conteúdo da cartilha e realizado o diagnóstico situacional. A revisão integrativa destacou que os principais cuidados com paciente traqueostomizado tendo os conteúdos para serem abordados na cartilha a saber: higienização do paciente , troca de curativo , a fixação da traqueostomia , a limpeza da subcânula diaria . A relevância do estudo, tendo visto que o desenvolvimento da tecnologia educativa cientificamente é fundamentada e validada, apresentando um diferencial na educação em saúde e na aquisição de práticas de auto-cuidado do paciente com CL traquestomizado. A primeira versão da cartilha foi validada por 20 juízes de conteúdo e aparência, desses 09 enfermeiros eram especialistas ; 07 enfermeiros tinham titulo de mestres; 01 enfermeiro com titulo de doutorado. Na validação o IVC global foi de 0,81 em relação aos itens avaliados que foram: os objetgivos, estrutura , apresentação e relevâncias . Os juízes técnicos foram 04 , que avaliaram a cartilha nos aspectos referentes a: conteúdo, linguagem, ilustração , apresentações , adequação cultural sendo utilizado o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), sendo então a cartilha classificada como um material com grau de recomendação de 94% . Concluiu-se que o estudo possibilitou a elaboração do material educativo no formato de cartilha validada quanto ao conteúdo e aparência, assim otimizando o autocuidado do paciente submetido a laringectomia . Espera-se contribuir para prática de enfermagem que os pacientes traqueostomizados tenham orientações adequadas para realizarem os cuidados necessários no seu domicílio. Palavras-chave: Enfermagem. Neoplasias. Traqueostomia. Autocuidado. Transtornos de Adaptação.
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A relevância do estudo, tendo visto que o desenvolvimento da tecnologia educativa cientificamente é fundamentada e validada, apresentando um diferencial na educação em saúde e na aquisição de práticas de auto-cuidado do paciente com CL traquestomizado. A primeira versão da cartilha foi validada por 20 juízes de conteúdo e aparência, desses 09 enfermeiros eram especialistas ; 07 enfermeiros tinham titulo de mestres; 01 enfermeiro com titulo de doutorado. Na validação o IVC global foi de 0,81 em relação aos itens avaliados que foram: os objetgivos, estrutura , apresentação e relevâncias . Os juízes técnicos foram 04 , que avaliaram a cartilha nos aspectos referentes a: conteúdo, linguagem, ilustração , apresentações , adequação cultural sendo utilizado o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), sendo então a cartilha classificada como um material com grau de recomendação de 94% . Concluiu-se que o estudo possibilitou a elaboração do material educativo no formato de cartilha validada quanto ao conteúdo e aparência, assim otimizando o autocuidado do paciente submetido a laringectomia . Espera-se contribuir para prática de enfermagem que os pacientes traqueostomizados tenham orientações adequadas para realizarem os cuidados necessários no seu domicílio. Palavras-chave: Enfermagem. Neoplasias. Traqueostomia. Autocuidado. Transtornos de Adaptação.The study aimed to build and validate an educational technology in the form of a booklet, to encourage self-care in patients with laryngeal cancer and tracheostomy. Nursing intervention has become fundamental to optimize self-care, at the level of the support and education system for people undergoing total laryngectomies, facing fears, anxiety and sadness. This is a methodological study, carried out in phases: an integrative review to provide theoretical support for the content of the booklet and the situational diagnosis was carried out. The integrative review highlighted that the main care for tracheostomized patients has the contents to be covered in the booklet, namely: patient hygiene, dressing change, fixation of the tracheostomy, daily cleaning of the subcannula. The relevance of the study, having seen that the development of educational technology is scientifically based and validated, presenting a difference in health education and in the acquisition of self-care practices for patients with trachestomized CL. The first version of the booklet was validated by 20 content and appearance judges, of which 9 nurses were experts; 07 nurses had a master's degree; 01 nurse with a doctorate degree. In validation, the global CVI was 0.81 in relation to the items evaluated, which were: objectives, structure, presentation and relevance. The technical judges were 04, who evaluated the booklet in aspects relating to: content, language, illustration, presentations, cultural suitability using the Suitability Assessment of Materials (SAM) instrument, and the booklet was then classified as a material with a degree of recommendation of 94%. It was concluded that the study made it possible to prepare educational material in the format of a booklet validated in terms of content and appearance, thus optimizing the self-care of patients undergoing laryngectomy. It is expected to contribute to nursing practice that tracheostomized patients have adequate guidance to carry out the necessary care at home. Keywords: Nursing. Neoplasms. Tracheostomy. Self-care. Disorders of Adaptation.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 41573/24 em 27/06/2024.Penaforte, Kiarelle LourencoSouza, Sarah Maria FeitozaAraujo, Iliana Maria de AlmeidaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemBarreira, Mariana de Carvalho Sales2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586843https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/36029porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-05T10:19:34Zoai::586843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-08-05T10:19:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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