Práticas integrativas e complementares: construção de tecnologia educativa para alunos da graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129239 |
Resumo: | As políticas Nacionais de práticas integrativas estão cada vez mais em evidência. A enfermagem, como um todo, aproxima-se do tratamento auxiliar, planejando, inserindo e executando boas práticas inovadoras com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida no processo saúde doença dos pacientes assistidos. Tecnologias apresentadas aos egressos do curso de enfermagem, facilitaram seu maior entendimento, com aplicação de processos e ferramentas eficazes no tratamento dos pacientes, conhecer, entender e aplicar as práticas integrativas, passa, a ser fatores significativos no processo de sobrevida dos pacientes envolvidos. Portanto, objetivou-se elaborar uma tecnologia educativa para o ensino de enfermagem sobre as práticas integrativas e complementares. Trata-se de uma pesquisa metodológica, Pesquisa realizada Junho a Novembro de 2022. Para a construção da ¿Tecnologia Educativa¿, foi feita uma revisão integrativa da literatura; os Descritores na língua portuguesa indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) foram ¿Terapias complementares¿ e ¿Enfermagem¿, utilizado o operador booleano AND para a realização dos cruzamentos. Foram incluídos artigos publicados em português e disponíveis na íntegra, publicados nos últimos cinco anos. Foram incluídos também os Manuais e demais materiais publicados pelo Ministério da Saúde do Brasil. Nessa construção, foram consultadas também as práticas integrativas e complementares da ¿classificação das intervenções de Enfermagem¿. Diante da revisão integrativa, foi elaborado uma tecnologia educativa do tipo ¿Jogo de Cartas¿, abordando 15 Práticas Integrativas. Os resultados dos 19 artigos pesquisados mostraram que as Práticas Integrativas têm indicações específicas, valorizando a subjetividade do indivíduo, causando vários benefícios relacionados ao relaxamento, redução de ansiedade, alívio de dor, autopercepção, equilíbrio emocional, redução de sintomas físicos e emocionais. As informações consultadas foram inseridas nas cartas que servirão de base para o ensino de estudantes de Enfermagem. Essas cartas serão validadas quanto ao conteúdo e aparência em um estudo posterior. Apresentação da tecnologia em forma de ¿jogo de cartas¿ facilitará o entendimento, despertando a curiosidade da clientela envolvida. Favorecendo o reconhecimento das Práticas integrativas, estimulando reflexão, conhecimento e apoio metodológico a terapêutica baseada em evidências, qualificando o serviço e aplicabilidade. Palavras-chaves: Enfermagem. Terapias Complementares. Ensino. Estudantes de Enfermagem. |
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Trata-se de uma pesquisa metodológica, Pesquisa realizada Junho a Novembro de 2022. Para a construção da ¿Tecnologia Educativa¿, foi feita uma revisão integrativa da literatura; os Descritores na língua portuguesa indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) foram ¿Terapias complementares¿ e ¿Enfermagem¿, utilizado o operador booleano AND para a realização dos cruzamentos. Foram incluídos artigos publicados em português e disponíveis na íntegra, publicados nos últimos cinco anos. Foram incluídos também os Manuais e demais materiais publicados pelo Ministério da Saúde do Brasil. Nessa construção, foram consultadas também as práticas integrativas e complementares da ¿classificação das intervenções de Enfermagem¿. Diante da revisão integrativa, foi elaborado uma tecnologia educativa do tipo ¿Jogo de Cartas¿, abordando 15 Práticas Integrativas. Os resultados dos 19 artigos pesquisados mostraram que as Práticas Integrativas têm indicações específicas, valorizando a subjetividade do indivíduo, causando vários benefícios relacionados ao relaxamento, redução de ansiedade, alívio de dor, autopercepção, equilíbrio emocional, redução de sintomas físicos e emocionais. As informações consultadas foram inseridas nas cartas que servirão de base para o ensino de estudantes de Enfermagem. Essas cartas serão validadas quanto ao conteúdo e aparência em um estudo posterior. Apresentação da tecnologia em forma de ¿jogo de cartas¿ facilitará o entendimento, despertando a curiosidade da clientela envolvida. Favorecendo o reconhecimento das Práticas integrativas, estimulando reflexão, conhecimento e apoio metodológico a terapêutica baseada em evidências, qualificando o serviço e aplicabilidade. Palavras-chaves: Enfermagem. Terapias Complementares. Ensino. Estudantes de Enfermagem.National policies of integrative practices are increasingly in evidence. Nursing, as a whole, approaches auxiliary treatment, planning, inserting and executing good innovative practices with the objective of providing a better quality of life in the healthillness process of the patients assisted. Technologies presented to graduates of the nursing course, facilitated their greater understanding, with the application of effective processes and tools in the treatment of patients, knowing, understanding and applying integrative practices, becomes significant factors in the process of survival of the patients involved. Therefore, the objective was to develop an educational technology for teaching nursing about integrative and complementary practices. It is a methodological research, Research carried out from June to November 2022. For the construction of the ¿Educational Technology¿, an integrative literature review was carried out; the Descriptors in the Portuguese language indexed in the Descriptors in Health Sciences (DeCS) were ¿Complementary therapies¿ and ¿Nursing¿, using the Boolean AND operator to carry out the crossings. Articles published in Portuguese and available in full, published in the last five years, were included. Manuals and other materials published by the Brazilian Ministry of Health were also included. In this construction, the integrative and complementary practices of the ¿classification of Nursing interventions¿ were also consulted. In view of the integrative review, an educational technology of the ¿Card Game¿ type was developed, addressing 15 Integrative Practices. The results of the 19 researched articles showed that Integrative Practices have specific indications, valuing the subjectivity of the individual, causing several benefits related to relaxation, anxiety reduction, pain relief, self-perception, emotional balance, reduction of physical and emotional symptoms. The consulted information was included in the letters that will serve as a basis for teaching nursing students. These letters will be validated for content and appearance in a further study. Presentation of technology in the form of a ¿card game¿. It will facilitate understanding, arousing the curiosity of the clientele involved. Favoring the recognition of integrative practices, stimulating reflection, knowledge and methodological support for evidence-based therapy, qualifying the service and applicability. Keywords: Nursing. Complementary Therapies. Teaching. Nursing Students.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 8271/23 em 03/02/2023Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante deRolim, Karla Maria CarneiroSampaio, Luis Rafael LeiteUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemPaiva, Germana Silva de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129239https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27838porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:38:52Zoai::129239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:38:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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