Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Beatriz Sernache de Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105405
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e problematizar a noção de prevenção em Psicanálise. As políticas públicas que contemplam a primeira infância focam muito na ideia de prevenção e promoção de saúde. Essa noção também existe nas práticas de saúde mental, tornando-se interessante analisar como a Psicanálise pode contribuir nesse contexto. Uma busca sobre esse tema nos principais autores da Psicanálise revelou alguns posicionamentos sobre o assunto. Juntaram-se a esses alguns conceitos necessários à compreensão do que se chama de prevenção na teoria psicanalítica e a experiência clínico-institucional no setor de intervenção psicanalítica do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), situado na cidade de Fortaleza, Ceará. Conhecido pelas suas práticas de combate à desnutrição infantil, o IPREDE amplia o olhar também sobre o desenvolvimento, incluindo fatores psíquicos, contemplando a criança e sua família e, dentre outras iniciativas, funda um setor de detecção e intervenção precoce com orientação psicanalítica. Dessa experiência, escolheram-se como objeto de estudo dois casos clínicos nos quais foram detectados riscos mediante a aplicação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), encaminhados e acompanhados pelo setor, focando e explicitando em como se podem prevenir sofrimentos psíquicos graves na infância. A constituição psíquica do ponto de vista da Psicanálise ocorre de forma intimamente ligada ao Outro. Dessa forma, a prevenção de quadros mais graves só pode acontecer nessa relação. Ao possibilitar o olhar individual de cada caso, a Psicanálise tem muito a contribuir nas práticas preventivas na primeira infância. Palavras-chave: Psicanálise. Prevenção. Primeira Infância. Detecção. Intervenção Precoce.
id UFOR_ed5cf1ea492edbe50265d4e245005e75
oai_identifier_str oai::105405
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridasPrevention and psychoanalysis : contribution to the debate from the institutional clinic with malnourished childrenPsicanáliseCrianças - DesnutriçãoPolíticas públicasO presente trabalho tem como objetivo pesquisar e problematizar a noção de prevenção em Psicanálise. As políticas públicas que contemplam a primeira infância focam muito na ideia de prevenção e promoção de saúde. Essa noção também existe nas práticas de saúde mental, tornando-se interessante analisar como a Psicanálise pode contribuir nesse contexto. Uma busca sobre esse tema nos principais autores da Psicanálise revelou alguns posicionamentos sobre o assunto. Juntaram-se a esses alguns conceitos necessários à compreensão do que se chama de prevenção na teoria psicanalítica e a experiência clínico-institucional no setor de intervenção psicanalítica do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), situado na cidade de Fortaleza, Ceará. Conhecido pelas suas práticas de combate à desnutrição infantil, o IPREDE amplia o olhar também sobre o desenvolvimento, incluindo fatores psíquicos, contemplando a criança e sua família e, dentre outras iniciativas, funda um setor de detecção e intervenção precoce com orientação psicanalítica. Dessa experiência, escolheram-se como objeto de estudo dois casos clínicos nos quais foram detectados riscos mediante a aplicação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), encaminhados e acompanhados pelo setor, focando e explicitando em como se podem prevenir sofrimentos psíquicos graves na infância. A constituição psíquica do ponto de vista da Psicanálise ocorre de forma intimamente ligada ao Outro. Dessa forma, a prevenção de quadros mais graves só pode acontecer nessa relação. Ao possibilitar o olhar individual de cada caso, a Psicanálise tem muito a contribuir nas práticas preventivas na primeira infância. Palavras-chave: Psicanálise. Prevenção. Primeira Infância. Detecção. Intervenção Precoce.This work aims to research and discuss the concept of prevention in Psychoanalysis. Public policies covering early childhood focus too much on prevention and health promotion idea. This notion also exists in mental health practices, making interesting to analyze how Psychoanalysis can contribute in this context. A search on the subject in main authors of Psychoanalysis production revealed some positions on it. Joined these few concepts considered necessary for understanding prevention in psychoanalytic theory and clinical experience in psychoanalytic institutional intervention area in Early Childhood Institute (IPREDE), located in Fortaleza, Ceará. Known for their practices to combat child malnutrition, IPREDE expands its look also on development, considering psychological factors, including child and his family and, among other initiatives, found a detection and early intervention with psychoanalytic orientation sector. From this experience, chosen as object of study two clinical cases in which risks were detected by Clinical Indicators of Risk for Child Development (IRDI) instrument applying, forwarded and accompanied by sector, focusing on and explaining how can prevent serious psychic suffering in childhood. The psychic constitution in Psychoanalysis occurs so closely tied to Other. Thus, the prevention of more severe frames can only happen in this relationship. By enabling the individual look of each case, Psychoanalysis has much to contribute in preventive practices in early childhood. Keywords: Psychoanalysis. Prevention. Early Childhood. Detection. Early Intervention.Lima, Maria Celina PeixotoLima, Maria Celina PeixotoPinheiro, Clara Virgínia de QueirozLeite, Alvaro Jorge MadeiroMartins, Karla Patrícia HolandaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaNeves, Beatriz Sernache de Castro2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105405https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13456Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96578porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:45:18Zoai::105405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:45:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
Prevention and psychoanalysis : contribution to the debate from the institutional clinic with malnourished children
title Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
spellingShingle Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
Neves, Beatriz Sernache de Castro
Psicanálise
Crianças - Desnutrição
Políticas públicas
title_short Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
title_full Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
title_fullStr Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
title_full_unstemmed Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
title_sort Prevenção e psicanálise: contribuição ao debate a partir da clínica institucional com crianças desnutridas
author Neves, Beatriz Sernache de Castro
author_facet Neves, Beatriz Sernache de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria Celina Peixoto
Lima, Maria Celina Peixoto
Pinheiro, Clara Virgínia de Queiroz
Leite, Alvaro Jorge Madeiro
Martins, Karla Patrícia Holanda
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Beatriz Sernache de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Crianças - Desnutrição
Políticas públicas
topic Psicanálise
Crianças - Desnutrição
Políticas públicas
description O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e problematizar a noção de prevenção em Psicanálise. As políticas públicas que contemplam a primeira infância focam muito na ideia de prevenção e promoção de saúde. Essa noção também existe nas práticas de saúde mental, tornando-se interessante analisar como a Psicanálise pode contribuir nesse contexto. Uma busca sobre esse tema nos principais autores da Psicanálise revelou alguns posicionamentos sobre o assunto. Juntaram-se a esses alguns conceitos necessários à compreensão do que se chama de prevenção na teoria psicanalítica e a experiência clínico-institucional no setor de intervenção psicanalítica do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), situado na cidade de Fortaleza, Ceará. Conhecido pelas suas práticas de combate à desnutrição infantil, o IPREDE amplia o olhar também sobre o desenvolvimento, incluindo fatores psíquicos, contemplando a criança e sua família e, dentre outras iniciativas, funda um setor de detecção e intervenção precoce com orientação psicanalítica. Dessa experiência, escolheram-se como objeto de estudo dois casos clínicos nos quais foram detectados riscos mediante a aplicação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), encaminhados e acompanhados pelo setor, focando e explicitando em como se podem prevenir sofrimentos psíquicos graves na infância. A constituição psíquica do ponto de vista da Psicanálise ocorre de forma intimamente ligada ao Outro. Dessa forma, a prevenção de quadros mais graves só pode acontecer nessa relação. Ao possibilitar o olhar individual de cada caso, a Psicanálise tem muito a contribuir nas práticas preventivas na primeira infância. Palavras-chave: Psicanálise. Prevenção. Primeira Infância. Detecção. Intervenção Precoce.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105405
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/105405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/13456
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 96578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408701094330368