Práticas integrativas e complementares, formação acadêmica e ambiente universitário saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Natasha Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125701
Resumo: Introdução. As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são usadas pela população dos diversos países, devendo estar contemplada na formação acadêmica em saúde, passível de fomentar um ambiente universitário saudável. Objetivo. Avaliar conhecimento, uso, formação acadêmica em saúde e ambiente universitário saudável na perspectiva das PIC. Métodos. Estudo com 1447 universitários graduandos de nove cursos da Saúde de seis universidades públicas e privadas brasileiras, com coleta virtual e presencial ocorrida em 2019 e análise descritiva e bivariada de variáveis socioeconômicas, demográficas, educacionais, formação acadêmica e ambiente universitário saudável, por intermédio do programa estatístico SPSS versão 23.0®. Resultados. Menos da metade dos graduandos participantes referiu ter conhecimento (n=690; 49%) ou ter usado (n=594; 41,9%), mas a maioria manifestou interesse em conhecê-las e usá-las. Verificou-se associação significativa entre conhecimento e uso de PIC com conclusão do ensino médio em escola privada (OR=1,629; p=0,000; e OR=1,532; p=0,000), curso de graduação (p=0,000 e p=0,027) e últimos semestres letivos (OR=1,975; p=0,000 e OR=1,442; p=0,001). E 75,3% dos universitários que conheciam já haviam usado (n=430; OR=6,513; IC=5,119 ¿ 8,287; p=0,000). As modalidades proporcionalmente mais conhecidas/usadas foram: dança, ervas Medicinais/fitoterapia, massagem, oração/cura espiritual e técnica de relaxamento. A temática é pouco ocorrente na formação acadêmica (n=733; 52,3%) e a Política Nacional é desconhecida pela maioria dos participantes (n=300; 21,1%), os quais consideravam que as PIC contribuem para um ambiente universitário saudável e para o próprio bem-estar biopsicoespiritual e socioambiental. Houve associação estatística entre a ocorrência dessa temática na formação acadêmica em saúde, tanto com o conhecimento de PIC (OR=4,796; p=0,000) quanto com o uso (OR=2,951; p= 0,000) e com a variável -PIC e ambiente universitário saudável¿ (OR=3,256; p=0,000). Conclusão. Esse panorâmico diagnóstico situacional da realidade educacional e de saúde permite afirmar a tese de que a formação acadêmica em saúde, ainda incipiente e também limitada, é imprescindível para a ampliação e aprofundamento do conhecimento e uso das PIC pelos universitários, com múltiplas perspectivas para criação de um ambiente universitário saudável. Palavras-chave: Terapias Complementares. Universidades. Promoção da Saúde.
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Menos da metade dos graduandos participantes referiu ter conhecimento (n=690; 49%) ou ter usado (n=594; 41,9%), mas a maioria manifestou interesse em conhecê-las e usá-las. Verificou-se associação significativa entre conhecimento e uso de PIC com conclusão do ensino médio em escola privada (OR=1,629; p=0,000; e OR=1,532; p=0,000), curso de graduação (p=0,000 e p=0,027) e últimos semestres letivos (OR=1,975; p=0,000 e OR=1,442; p=0,001). E 75,3% dos universitários que conheciam já haviam usado (n=430; OR=6,513; IC=5,119 ¿ 8,287; p=0,000). As modalidades proporcionalmente mais conhecidas/usadas foram: dança, ervas Medicinais/fitoterapia, massagem, oração/cura espiritual e técnica de relaxamento. A temática é pouco ocorrente na formação acadêmica (n=733; 52,3%) e a Política Nacional é desconhecida pela maioria dos participantes (n=300; 21,1%), os quais consideravam que as PIC contribuem para um ambiente universitário saudável e para o próprio bem-estar biopsicoespiritual e socioambiental. Houve associação estatística entre a ocorrência dessa temática na formação acadêmica em saúde, tanto com o conhecimento de PIC (OR=4,796; p=0,000) quanto com o uso (OR=2,951; p= 0,000) e com a variável -PIC e ambiente universitário saudável¿ (OR=3,256; p=0,000). Conclusão. Esse panorâmico diagnóstico situacional da realidade educacional e de saúde permite afirmar a tese de que a formação acadêmica em saúde, ainda incipiente e também limitada, é imprescindível para a ampliação e aprofundamento do conhecimento e uso das PIC pelos universitários, com múltiplas perspectivas para criação de um ambiente universitário saudável. Palavras-chave: Terapias Complementares. Universidades. Promoção da Saúde.Introduction: Integrative and Complementary Practices (PIC) are used by the population of different countries, and should be included in academic health education, and can foster a healthy university environment. Objective: To evaluate knowledge, use, academic health education and healthy university environment from the perspective of PIC. Methods: Study with 1447 undergraduating students from nine Health courses from six public and private Brazilian universities, with virtual and face-to-face collection that took place in 2019 and descriptive and bivariate analysis of socioeconomic, demographic, educational variables, academic background and healthy university environment, using the SPSS statistical program version 23.0®. Results: Less than half of the participants reported having knowledge (n=690; 49%) or having used it (n=594; 41,9%), but the majority expressed interest in knowing and using them. There was a significant association between knowledge and use of PIC with completion of high school in a private school (OR = 1.629; p = 0.000; and OR = 1.532; p = 0.000), undergraduate course (p = 0.000 and p = 0.027) and last academic semesters (OR = 1.975; p = 0.000 and OR = 1.442; p = 0.001). And 75.3% of the university students they knew had used it (n = 430; OR = 6.513; CI = 5.119 - 8.287; p = 0.000). The proportionally best known / used modalities were: dance, Medicinal herbs / phytotherapy, massage, prayer / spiritual healing and relaxation technique. The theme is hardly present in academic education (n=733; 52,3%) and the National Policy is unknown to most participants (n=300; 21,1%), who considered that PIC can contribute to a healthy university environment and to their own biopsychospiritual and socio-environmental well-being. There was a statistical association between the presence of this theme in academic health education, both with knowledge of PIC (OR = 4.796; p = 0.000) and with use (OR = 2.951; p = 0.000) and with the variable -PIC and university environment healthy¿ (OR = 3.256; p = 0.000). Conclusion: This panoramic situational diagnosis of the educational and health scenario it allows to affirm the thesis that academic education in health, still incipient and limited, is essential for the expansion and deepening of the knowledge and use of PIC by university students, with multiple perspectives for the creation of a healthy university environment. Keywords: Complementary Therapies. Universities. Health Promotion.Tese enviada com autorização e certificação via C.I 18813/21 14/04/2021Catrib, Ana Maria FontenelleAbdon, Ana Paula de VasconcellosCatrib, Ana Maria FontenelleAbdon, Ana Paula de VasconcellosBarros, Nelson Filice deMacena, Raimunda Hermelinda MaiaCutinho, Bernardo DinizCosta, Paola Frassinetti Torres Ferreira daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMedeiros, Natasha Teixeira2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125701https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25595porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T08:59:40Zoai::125701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T08:59:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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