Jogo sério mHealth para a educação do adolescente no pós-transplante renal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isakelly de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123304
Resumo: O transplante renal constitui a melhor opção de escolha para tratamento de jovens portadores de doença renal crônica em estágio final, além de promover crescimento saudável e desenvolvimento. No entanto, a adesão ineficaz aos regimes terapêuticos é um diagnóstico de enfermagem evidenciado pela não aderência ao tratamento imunossupressor no transplante renal e também uma objeção difusa em receptores de rim adolescentes. Nesta perspectiva, os jogos digitais interativos apresentam-se como uma estratégia que possibilite práticas de promoção à saúde e auxiliem o enfermeiro no processo de educação aos adolescentes transplantados renais, proporcionando mudanças em seus comportamentos a fim de resultados positivos. Objetivou-se conceber e validar um jogo sério para dispositivos móveis (mHealth) para a educação do adolescente no pós-transplante renal. Estudo do tipo metodológico, desenvolvido em 5 etapas: pesquisa qualitativa para situação diagnóstica; revisão integrativa e narrativa da literatura para levantamento dos dados e embasamento teórico para elaboração do construto, onde justificou-se pela revisão integrativa a necessidade de concepção de uma ferramenta educativa voltada ao adolescente transplantado renal e que o sensibilize na tomada de decisões corretas a sobrevida do enxerto, já a revisão narrativa da literatura embasou todos os cuidados que devem ser orientados a este jovem transplantado; concepção, desenvolvimento e modelação do jogo sério, o jogo Teen Tx foi desenvolvido com base no campo dos jogos sérios, com a finalidade de atuar no processo de educação ao adolescente transplantado no tocante aos cuidados que devem ser cumpridos, em especial à ingestão dos imunossupressores; validação de conteúdo e de usabilidade. O jogo passou pela avaliação de 11 juízes, profissionais da saúde e especialistas na área de transplante renal, os quais avaliaram quatro domínios: objetivos, conceito de ideia, estrutura e apresentação e relevância. Neste estudo, a validação de conteúdo evidenciou todos os itens dos quatro domínios analisados com excelentes, IVC total: 0,94 e no Teste Binomial, os itens apresentaram p>0,05, indicando a concordância entre os juízes. O IVC total, relativo à usabilidade do jogo, foi de 0,91. O desenvolvimento dessa ferramenta educacional e digital representa a concretização de um método que seja capaz de alcançar um público com perfil de risco para a não adesão, trazendo inúmeros benefícios tanto para o paciente quanto para a instituição de saúde transplantadora.
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Objetivou-se conceber e validar um jogo sério para dispositivos móveis (mHealth) para a educação do adolescente no pós-transplante renal. Estudo do tipo metodológico, desenvolvido em 5 etapas: pesquisa qualitativa para situação diagnóstica; revisão integrativa e narrativa da literatura para levantamento dos dados e embasamento teórico para elaboração do construto, onde justificou-se pela revisão integrativa a necessidade de concepção de uma ferramenta educativa voltada ao adolescente transplantado renal e que o sensibilize na tomada de decisões corretas a sobrevida do enxerto, já a revisão narrativa da literatura embasou todos os cuidados que devem ser orientados a este jovem transplantado; concepção, desenvolvimento e modelação do jogo sério, o jogo Teen Tx foi desenvolvido com base no campo dos jogos sérios, com a finalidade de atuar no processo de educação ao adolescente transplantado no tocante aos cuidados que devem ser cumpridos, em especial à ingestão dos imunossupressores; validação de conteúdo e de usabilidade. O jogo passou pela avaliação de 11 juízes, profissionais da saúde e especialistas na área de transplante renal, os quais avaliaram quatro domínios: objetivos, conceito de ideia, estrutura e apresentação e relevância. Neste estudo, a validação de conteúdo evidenciou todos os itens dos quatro domínios analisados com excelentes, IVC total: 0,94 e no Teste Binomial, os itens apresentaram p>0,05, indicando a concordância entre os juízes. O IVC total, relativo à usabilidade do jogo, foi de 0,91. O desenvolvimento dessa ferramenta educacional e digital representa a concretização de um método que seja capaz de alcançar um público com perfil de risco para a não adesão, trazendo inúmeros benefícios tanto para o paciente quanto para a instituição de saúde transplantadora.Kidney transplantation is the best choice for treatment of young people with chronic kidney disease in the final stage, besides promoting healthy growth and development. However, ineffective adherence to therapeutic regimens is a nursing diagnosis evidenced by nonadherence to immunosuppressive treatment in renal transplantation and also a diffuse objection in adolescent kidney receptors. In this perspective, interactive digital games are presented as a strategy that enables health promotion practices and assists nurses in the education process for renal transplant adolescents, providing changes in their Behaviors in order to have positive results. The objective was to conceive and validate a serious game for mobile devices (mHealth) for adolescent education after kidney transplantation. Methodological study, developed in 5 stages: Qualitative research for diagnostic situation; Integrative and narrative review of the literature for data collection and theoretical basis for the elaboration of the construct, where it was justified by the integrative review the need to design an educative tool aimed at adolescents Renal transplant and that sensitizing in the correct decision making the survival of the graft, the narrative review of the literature based all the care that should be directed to this young transplanted; Serious game design, development and modelling, the game Teen Tx was developed based on the field of serious games, with the purpose of acting in the process of education to the adolescent transplanted in relation to the care that must be fulfilled, especially the Intake of immunosuppressants; Content and usability validation. The game went through the evaluation of 11 judges, health professionals and specialists in the field of kidney transplantation, who evaluated four domains: objectives, concept of idea, structure and presentation and relevance. In this study, the content validation evidenced all the items of the four domains analyzed with excellent, total IVC: 0.94 and in the Binomial test, the items presented p > 0.05, indicating the concordance between the judges. The total IVC, relative to the usability of the game, was 0.91. The development of this educational and digital tool represents the realization of a method that is able to reach a public with a risk profile for non-adherence, bringing countless benefits both to the patient and to the health institution Transplantation.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 272/2020Studart, Rita Mônica BorgesVasconcelos Filho, Jose Eurico deStudart, Rita Mônica BorgesRolim, Karla Maria CarneiroReis, Priscila Alencar MendesUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemRamos, Isakelly de Oliveira2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123304https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23798porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::123304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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