Autismo e pandemia do Covid-19: repercussões acerca do isolamento social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127383 |
Resumo: | O autismo se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. No atual cenário da pandemia do Covid-19 que assola o mundo, na qual mudança de rotinas, necessidade de assimilação de novos hábitos de biossegurança, principalmente o isolamento e distanciamento social, favoráveis a contextos de desenvolvimento de ansiedade, estresse e angústia, pessoas com necessidades de atenção demandam atenção especial, entre elas os autistas. Diante desse contexto nos questionamos sobre as repercussões do isolamento social como medida de contenção da pandemia do Covid-19 para as pessoas autistas e para os que circundam o seu universo. Desse modo esse estudo objetivou compreender os efeitos do isolamento social motivado pela pandemia do Covid-19 em pessoas autistas, mães de autistas e profissionais de saúde que atendem esse público via teleatendimento e tendo como objetivos específicos: analisar as percepções de autistas adultos e adolescentes, mães de crianças autistas e profissionais de saúde sobre o fenômeno da pandemia do COVID-19 e seus efeitos sobre suas experiências vividas; identificar as dificuldades apontadas pelos mesmos durante esse período; caracterizar as redes de apoio disponíveis para autistas adolescentes e adultos no contexto de isolamento social, bem como para mães de crianças autistas e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos mesmos. Foi utilizada metodologia de natureza qualitativa realizada com mães de crianças autistas, profissionais de saúde que atendem autistas por modelo remoto e ainda com pessoas autistas adolescentes e adultos. A coleta de dados foi realizada através de questionário, aplicado pela ferramenta do Google Formulários, envolvendo questões pertinentes ao tema e entrevista semiestruturada, viabilizada por meios digitais diante da impossibilidade de contatos presenciais. Os dados foram analisados segundo a análise temática de conteúdo de Bardin com suporte teórico no paradigma da Neurodiversidade. Os resultados foram três artigos que abordaram:1. Percepção de mães de crianças autistas sobre o isolamento social motivado pela pandemia do covid 19; 2. Percepção dos profissionais de saúde e mães de crianças autistas acerca dos teleatendimentos realizados com essas crianças durante a pandemia do covid -19 e 3. Autismo, pandemia e isolamento social: com a palavra, os próprios autistas. Foi concluído que as pessoas autistas, seus familiares e profissionais de saúde que atendem autistas via teleatendimento, estão vivenciando o isolamento social imersos em contexto de amplo desgaste emocional. Percebemos que no ambiente familiar onde predominam condutas e vivências capacitistas, pautadas pela repressão de características e movimentos autorregulatórios, houve a tendência de as pessoas autistas desenvolverem maior dificuldade em diversos aspectos de sua vida no contexto da pandemia. Por outro lado, autistas que encontraram em seu núcleo familiar acolhimento e receptividade, conseguiram desenvolver melhor estratégias de enfrentamento. Palavras-chave: Autismo; Covid-19; Neurodiversidade; estratégias de enfrentamento. |
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Autismo e pandemia do Covid-19: repercussões acerca do isolamento socialAutismoCovid-19 (Pandemia)Isolamento social - aspectos psicológicosO autismo se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. No atual cenário da pandemia do Covid-19 que assola o mundo, na qual mudança de rotinas, necessidade de assimilação de novos hábitos de biossegurança, principalmente o isolamento e distanciamento social, favoráveis a contextos de desenvolvimento de ansiedade, estresse e angústia, pessoas com necessidades de atenção demandam atenção especial, entre elas os autistas. Diante desse contexto nos questionamos sobre as repercussões do isolamento social como medida de contenção da pandemia do Covid-19 para as pessoas autistas e para os que circundam o seu universo. Desse modo esse estudo objetivou compreender os efeitos do isolamento social motivado pela pandemia do Covid-19 em pessoas autistas, mães de autistas e profissionais de saúde que atendem esse público via teleatendimento e tendo como objetivos específicos: analisar as percepções de autistas adultos e adolescentes, mães de crianças autistas e profissionais de saúde sobre o fenômeno da pandemia do COVID-19 e seus efeitos sobre suas experiências vividas; identificar as dificuldades apontadas pelos mesmos durante esse período; caracterizar as redes de apoio disponíveis para autistas adolescentes e adultos no contexto de isolamento social, bem como para mães de crianças autistas e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos mesmos. Foi utilizada metodologia de natureza qualitativa realizada com mães de crianças autistas, profissionais de saúde que atendem autistas por modelo remoto e ainda com pessoas autistas adolescentes e adultos. A coleta de dados foi realizada através de questionário, aplicado pela ferramenta do Google Formulários, envolvendo questões pertinentes ao tema e entrevista semiestruturada, viabilizada por meios digitais diante da impossibilidade de contatos presenciais. Os dados foram analisados segundo a análise temática de conteúdo de Bardin com suporte teórico no paradigma da Neurodiversidade. Os resultados foram três artigos que abordaram:1. Percepção de mães de crianças autistas sobre o isolamento social motivado pela pandemia do covid 19; 2. Percepção dos profissionais de saúde e mães de crianças autistas acerca dos teleatendimentos realizados com essas crianças durante a pandemia do covid -19 e 3. Autismo, pandemia e isolamento social: com a palavra, os próprios autistas. Foi concluído que as pessoas autistas, seus familiares e profissionais de saúde que atendem autistas via teleatendimento, estão vivenciando o isolamento social imersos em contexto de amplo desgaste emocional. Percebemos que no ambiente familiar onde predominam condutas e vivências capacitistas, pautadas pela repressão de características e movimentos autorregulatórios, houve a tendência de as pessoas autistas desenvolverem maior dificuldade em diversos aspectos de sua vida no contexto da pandemia. Por outro lado, autistas que encontraram em seu núcleo familiar acolhimento e receptividade, conseguiram desenvolver melhor estratégias de enfrentamento. Palavras-chave: Autismo; Covid-19; Neurodiversidade; estratégias de enfrentamento.Autism refers to a range of conditions characterized by some degree of impairment in social behavior, communication and language, in addition to a narrow range of interests and activities that are unique to the individual and performed repetitively. In the current scenario of the Covid-19 pandemic that devastates the world, in which routine changes, the need to assimilate new biosafety habits, especially isolation and social distancing, favorable to contexts of development of anxiety, stress and anguish, people with attention needs demand special attention, including autistic ones. In this context, we ask ourselves about the repercussions of social isolation as a measure to contain the Covid-19 pandemic for autistic people and for those around their universe. Thus, this study aimed to understand the effects of social isolation motivated by the Covid-19 pandemic in autistic people, mothers of autistic people and health professionals who serve this public via telemarketing and having as specific objectives: to analyze the perceptions of autistic adults and adolescents, mothers of autistic children and health professionals about the phenomenon of the COVID-19 pandemic and its effects on their lived experiences; identify the difficulties pointed out by them during this period; characterize the support networks available for autistic adolescents and adults in the context of social isolation, as well as for mothers of autistic children, and identify the coping strategies used by them. A qualitative methodology was used, carried out with mothers of autistic children, health professionals who care for autistic people through a remote model, and also with autistic adolescents and adults. Data collection was carried out through a questionnaire, applied by the Google Forms tool, involving questions relevant to the theme and semi-structured interviews, made possible by digital means given the impossibility of face-to-face contacts. Data were analyzed according to Bardin's thematic content analysis with theoretical support in the Neurodiversity paradigm. The results were three articles that addressed:1. Perception of mothers of autistic children about social isolation motivated by the covid pandemic 19; 2. Perception of health professionals and mothers of autistic children about the tele-services carried out with these children during the pandemic of covid -19 and 3. Autism, pandemic and social isolation: with the word, autistic children themselves. It was concluded that autistic people, their families and health professionals who care for autistic people via telemarketing are experiencing social isolation immersed in a context of extensive emotional distress. We noticed that in the family environment, where capacitating behaviors and experiences predominate, guided by the repression of self-regulatory characteristics and movements, there was a tendency for autistic people to develop greater difficulty in various aspects of their lives in the context of the pandemic. On the other hand, autistic individuals who found acceptance and receptiveness in their core family managed to develop better coping strategies. Keywords: Autism; Covid-19; Neurodiversity; coping strategies.Tese enviada com autorização e certificação via CI 2570/22 em 13/01/2021Brilhante, Aline Veras MoraisAmorim, Rosendo Freitas deMelo, Anna Karynne da SilvaMunguba, Marilene Calderaro da SilvaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaFilgueira, Leila Maria de Andrade2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127383https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26641porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T08:43:08Zoai::127383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T08:43:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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