Avaliação por morfometria cerebral do reconhecimento de emoções em idosos de baixa escolaridade com doença de Alzheimer leve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciarlini, Bruna Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127200
Resumo: Introdução: Prejuízos no reconhecimento de emoções são associados com relacionamentos interpessoais de vínculos pobres e sobrecarga do cuidador. Não há consenso sobre como o reconhecimento de emoções faciais pode ser afetado na Doença de Alzheimer (DA). Objetivo: Avaliar o desempenho cognitivo social através de reconhecimento de expressões faciais com emoções universais e a correlação desse desempenho com os padrões de atrofia cortical através da Morfometria Baseda em Voxel (VBM) em indivíduos de baixa escolaridade com demência da DA leve comparando com pessoas cognitivamente saudáveis. Métodos: Coorte retrospectiva composta por vinte e quatro adultos voluntários com 4 anos ou menos de escolaridade. Dentre eles, treze tinham diagnóstico de DA leve. Os participantes foram submetidos ao exame de Ressonância Magnética (RM) e ao Teste de Reconhecimento Facial de Emoções (FERT). Os dados obtidos foram correlacionados. Resultados: Ao avaliar a população total, os pacientes com DA leve tiveram um pior desempenho no escore total do FERT em relação aos controles (p<0,001). Quando avaliado o FERT subdivido por emoções, houve diferença com significância estatística no reconhecimento de surpresa, nojo e neutro (p<0,001). Foi observada correlação mais intensa e consistente entre o volume do Núcleo Accumbens (NA) e o desempenho no FERT no grupo total (r=0,817 e p<0,05). Essa correlação se manteve significativa para emoção nojo apenas no grupo DA (r=0,769 e p<0,05). Conclusão: Encontramos diferença significativa no reconhecimento de surpresa, nojo e neutro. A região cerebral que foi mais associada com essas emoções foi o NA, com maior consistência na dificuldade em reconhecer a emoção nojo, no grupo DA. Palavras-chave: emoção, cognição, doença de Alzheimer, baixa escolaridade, morfometria baseada em voxel
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