A pandemia das fake news no período da pós verdade: análise da atuação da agência lupa ante a desinformação propagada na eleição presidencial brasileira de 2022
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586117 |
Resumo: | Na atualidade, a internet vem potencializando a descentralização na publicação de notícias por meio das inovações no campo virtual, contribuindo para uma cultura participativa na sociedade ao passo que promoveu a diversidade e descentralização do grande poder da mídia como única porta-voz da informação. Neste contexto, indivíduos até então anônimos, passaram a ganhar visibilidade e engajamento em suas manifestações por meio de sites, blogs e redes sociais. Neste cenário, favorável e enaltecedor à liberdade de expressão e comunicação, percebe-se um efeito reverso ao se testemunhar durante o período eleitoral à presidência da república brasileira de 2022, um cenário caracterizado por extrema desinformação, que além de desequilibrar o pleito eleitoral, impede o saudável desenvolvimento pessoal dos indivíduos. Para além disso, testemunha-se que a propagação da desinformação eleitoral foi praticada por quem mais deveria zelar pela lisura do pleito eleitoral. Assim, verificou-se a que desinformação consiste em prática comum a todos presidenciáveis, pois se utilizaram do artifício da desinformação para enaltecer suas qualidades e por outro lado, macular a imagem dos seus adversários. Neste sentido, para melhor compreensão do assunto, o estudo contemplará a abordagem do período da Pós-Verdade e o fenômeno das Fake News, analisando a atuação da Agência Lupa como possível instrumento de combate à desinformação propagada durante o período eleitoral de 2022. Palavras-chave: Liberdade de Expressão; Agência de Checagem; Fake News. |
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A pandemia das fake news no período da pós verdade: análise da atuação da agência lupa ante a desinformação propagada na eleição presidencial brasileira de 2022Liberdade de expressãoDesinformação - BrasilFake NewsNa atualidade, a internet vem potencializando a descentralização na publicação de notícias por meio das inovações no campo virtual, contribuindo para uma cultura participativa na sociedade ao passo que promoveu a diversidade e descentralização do grande poder da mídia como única porta-voz da informação. Neste contexto, indivíduos até então anônimos, passaram a ganhar visibilidade e engajamento em suas manifestações por meio de sites, blogs e redes sociais. Neste cenário, favorável e enaltecedor à liberdade de expressão e comunicação, percebe-se um efeito reverso ao se testemunhar durante o período eleitoral à presidência da república brasileira de 2022, um cenário caracterizado por extrema desinformação, que além de desequilibrar o pleito eleitoral, impede o saudável desenvolvimento pessoal dos indivíduos. Para além disso, testemunha-se que a propagação da desinformação eleitoral foi praticada por quem mais deveria zelar pela lisura do pleito eleitoral. Assim, verificou-se a que desinformação consiste em prática comum a todos presidenciáveis, pois se utilizaram do artifício da desinformação para enaltecer suas qualidades e por outro lado, macular a imagem dos seus adversários. Neste sentido, para melhor compreensão do assunto, o estudo contemplará a abordagem do período da Pós-Verdade e o fenômeno das Fake News, analisando a atuação da Agência Lupa como possível instrumento de combate à desinformação propagada durante o período eleitoral de 2022. Palavras-chave: Liberdade de Expressão; Agência de Checagem; Fake News.Nowadays, the internet has been enhancing the decentralization of news publication through innovations in the virtual field, favoring the commodification of information and attributing evidence to hitherto anonymous individuals, who began to gain visibility and engagement in their manifestations through websites, blogs and social networks. In this context, which is favorable and praises freedom of expression and communication, a reverse effect can be seen when witnessing the 2022 Brazilian republic presidency electoral period, a scenario characterized by extreme lack of information, which, in addition to unbalancing the electoral process, prevents the healthy personal development of individuals. For a better understanding of the subject, this study will address the Post-Truth period and the Fake News phenomenon. In this context, it is intended to analyze the performance of Lupa Agency as a possible instrument to combat misinformation spread during the 2022 election period. Keywords: Freedom of Expression; Fact-checking Agency; Fake News.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 19438/24 em 29/04/2024.Leitão, Rômulo GuilhermeSousa, Júlia Maia de Meneses Rocha deMota, Rafael GonçalvesCunha, Jânio Pereira daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalTeodoro, Anderson Calebe Diniz2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/586117https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/35126porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:48:22Zoai::586117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-04-30T22:48:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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