Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elinelson Pinheiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127381
Resumo: O interesse de pesquisadores sobre o tema dos indicadores educacionais baseia-se na obrigatoriedade legal de sua aplicabilidade no processo de avaliação das instituições de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a produção científica, publicada no período entre 2011 e 2020, sobre indicadores educacionais, com destaque para as diferenças entre o Brasil e três países que compõem o Mercosul. A seleção das publicações foi realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Scientific Periodicals Electronic Library ¿ SPELL e Google Acadêmico, com o uso das expressões em português ¿indicadores educacionais, métricas educacionais e índices educacionais¿ assim como em inglês ¿educational indicators, educational metrics e educational indexes¿, na qual foi obtido um total de 153 publicações com a abordagem pretendida. Para a análise das publicações foi utilizada a metodologia de estudo bibliométrico, com a classificação das publicações ao longo dos anos, das leis bibliométricas de Lotka e Bradford, separação dos artigos nos periódicos a qual pertencem, da verificação da autoria e sua respectiva produtividade, da relevância, das temáticas abordadas e da metodologia empregada. Para o tratamento dos dados foram utilizados os Softwares Excel e VOSviewer. Os resultados sobre os últimos cinco anos indicam um crescimento do número de publicações referentes à temática, tanto que, esse período atinge o percentual de 56,8% de todas as publicações analisadas. Apesar do aumento de publicações nos últimos anos, as publicações analisadas não apresentam unificação das temáticas em estudo, tampouco a concentração de pesquisadores. Com relação ao desempenho do Brasil em relação aos países do Mercosul foi verificado que o Brasil apresenta índices de educação abaixo do Uruguai, mas acima de Argentina e Paraguai e que o aspecto relacionado à renda da população está diretamente ligado aos indicadores educacionais. Palavras-chave: Indicadores Educacionais. Métricas Educacionais. Índices Educacionais. Estudo Bibliométrico. Mercosul.
id UFOR_fcf9119ef0819dd23ee3654b81a394b6
oai_identifier_str oai::127381
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020BibliometriaProdução científicaO interesse de pesquisadores sobre o tema dos indicadores educacionais baseia-se na obrigatoriedade legal de sua aplicabilidade no processo de avaliação das instituições de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a produção científica, publicada no período entre 2011 e 2020, sobre indicadores educacionais, com destaque para as diferenças entre o Brasil e três países que compõem o Mercosul. A seleção das publicações foi realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Scientific Periodicals Electronic Library ¿ SPELL e Google Acadêmico, com o uso das expressões em português ¿indicadores educacionais, métricas educacionais e índices educacionais¿ assim como em inglês ¿educational indicators, educational metrics e educational indexes¿, na qual foi obtido um total de 153 publicações com a abordagem pretendida. Para a análise das publicações foi utilizada a metodologia de estudo bibliométrico, com a classificação das publicações ao longo dos anos, das leis bibliométricas de Lotka e Bradford, separação dos artigos nos periódicos a qual pertencem, da verificação da autoria e sua respectiva produtividade, da relevância, das temáticas abordadas e da metodologia empregada. Para o tratamento dos dados foram utilizados os Softwares Excel e VOSviewer. Os resultados sobre os últimos cinco anos indicam um crescimento do número de publicações referentes à temática, tanto que, esse período atinge o percentual de 56,8% de todas as publicações analisadas. Apesar do aumento de publicações nos últimos anos, as publicações analisadas não apresentam unificação das temáticas em estudo, tampouco a concentração de pesquisadores. Com relação ao desempenho do Brasil em relação aos países do Mercosul foi verificado que o Brasil apresenta índices de educação abaixo do Uruguai, mas acima de Argentina e Paraguai e que o aspecto relacionado à renda da população está diretamente ligado aos indicadores educacionais. Palavras-chave: Indicadores Educacionais. Métricas Educacionais. Índices Educacionais. Estudo Bibliométrico. Mercosul.The interest of researchers in the topic of educational indicators is based on the legal obligation of their applicability in the evaluation process of educational institutions. In this sense, this work aims to investigate the scientific production, published in the period between 2011 and 2020, on educational indicators, highlighting the differences between Brazil and three countries that make up Mercosur. The selection of publications was carried out in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, Scientific Periodicals Electronic Library - SPELL and Academic Google, using the expressions in Portuguese "educational indicators, educational metrics and educational indexes" thus as in English ¿educational indicators, educational metrics and educational indexes¿, in which a total of 153 publications were obtained with the intended approach. For the analysis of publications, the bibliometric study methodology was used, with the classification of publications over the years, the bibliometric laws of Lotka and Bradford, separation of articles in the journals to which they belong, the verification of authorship and their respective productivity, of the relevance, the themes addressed and the methodology employed. For data treatment, Excel and VOSviewer were used. The results over the last five years indicate an increase in the number of publications related to the subject, so much so that this period reaches the percentage of 56.8% of all analyzed publications. Despite the increase in publications in recent years, the publications analyzed do not present unification of the themes under study, nor the concentration of researchers. Regarding the performance of Brazil in relation to Mercosur countries, it was found that Brazil has education rates below Uruguay, but above Argentina and Paraguay, and that the aspect related to population income is directly linked to educational indicators. Keywords: Educational Indicators. Educational Metrics. Educational Indexes. Bibliometric study. Mercosur.Dissertação enviada com certificação e autorização via CI 1682/22 em 10/01/2022Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcantePompeu, Randal MartinsSousa, Antonia Márcia RodriguesUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoSouza, Elinelson Pinheiro de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127381https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26639porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T10:25:04Zoai::127381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T10:25:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
title Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
spellingShingle Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
Souza, Elinelson Pinheiro de
Bibliometria
Produção científica
title_short Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
title_full Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
title_fullStr Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
title_full_unstemmed Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
title_sort Análise da produção científica sobre indicadores educacionais no Brasil e sua relevância no contexto do Mercosul, no período de 2011 a 2020
author Souza, Elinelson Pinheiro de
author_facet Souza, Elinelson Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Pompeu, Randal Martins
Sousa, Antonia Márcia Rodrigues
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elinelson Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Produção científica
topic Bibliometria
Produção científica
description O interesse de pesquisadores sobre o tema dos indicadores educacionais baseia-se na obrigatoriedade legal de sua aplicabilidade no processo de avaliação das instituições de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a produção científica, publicada no período entre 2011 e 2020, sobre indicadores educacionais, com destaque para as diferenças entre o Brasil e três países que compõem o Mercosul. A seleção das publicações foi realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Scientific Periodicals Electronic Library ¿ SPELL e Google Acadêmico, com o uso das expressões em português ¿indicadores educacionais, métricas educacionais e índices educacionais¿ assim como em inglês ¿educational indicators, educational metrics e educational indexes¿, na qual foi obtido um total de 153 publicações com a abordagem pretendida. Para a análise das publicações foi utilizada a metodologia de estudo bibliométrico, com a classificação das publicações ao longo dos anos, das leis bibliométricas de Lotka e Bradford, separação dos artigos nos periódicos a qual pertencem, da verificação da autoria e sua respectiva produtividade, da relevância, das temáticas abordadas e da metodologia empregada. Para o tratamento dos dados foram utilizados os Softwares Excel e VOSviewer. Os resultados sobre os últimos cinco anos indicam um crescimento do número de publicações referentes à temática, tanto que, esse período atinge o percentual de 56,8% de todas as publicações analisadas. Apesar do aumento de publicações nos últimos anos, as publicações analisadas não apresentam unificação das temáticas em estudo, tampouco a concentração de pesquisadores. Com relação ao desempenho do Brasil em relação aos países do Mercosul foi verificado que o Brasil apresenta índices de educação abaixo do Uruguai, mas acima de Argentina e Paraguai e que o aspecto relacionado à renda da população está diretamente ligado aos indicadores educacionais. Palavras-chave: Indicadores Educacionais. Métricas Educacionais. Índices Educacionais. Estudo Bibliométrico. Mercosul.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127381
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408710357450752