Rastreamento de contatos para avaliar a transmissão de COVID-19 no transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio César Ponte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582679
Resumo: Rastreamento de contatos é uma técnica frequentemente usada para acompanhamento e controle de epidemias contagiosas. Normalmente ela é aplicada por meio de questionários, mas a era digital trouxe a possibilidade de rastreamentos automáticos a partir de registros digitais. Esta tese investiga como registros digitais e individuais de uso do transporte público de ônibus de uma grande cidade e de casos de COVID-19 podem criar um modelo para rastrear os possíveis contatos potencialmente infecciosos que ocorreram dentro dos ônibus e permitem estimar o número de reprodução efetiva da doença. Com os dados de validações de bilhetes dos passageiros de ônibus e GPS dos veículos, propõe-se um modelo similar às origens - destino típicas usadas na Engenharia de Transporte, mas com nível de granularidade diferente visto que estima os locais de embarque e desembarque dos passageiros de ônibus além de estimar o real caminho realizado por eles. Comparações com outros dados de mobilidade (que ocorreram antes e durante pandemia) mostraram que os resultados obtidos pelo modelo de deslocamento proposto representam a dinâmica de movimentação da cidade em geral mesmo considerando outros modos de transporte. Dados sobre casos de COVID -19 foram adicionados às informações de rotas individuais estimadas pelo modelo de deslocamento. Propõe-se, então, um modelo de rastreamento de contato, como objetivo de compreender a transmissão da COVID -19 dentro de ônibus durante fases distintas da pandemia em Fortaleza. A partir desta abordagem microscópica de rastreamento de contatos, foi gerada a Rede de Contatos Próximos (CP) em janelas de tempo consecutivas. Os resultados mostram que o número de reprodução efetivo (Re) dentro dos ônibus segue de forma consistente o número de reprodução efetivo na cidade durante a primeira onda do surto local. Além disso, ao distinguir os contatos próximos dos profissionais de saúde nos ônibus, verificou-se quea sua transmissão, durante o mesmo período, foi sistematicamente superior. Estes resultados quantificam os níveis de transmissão da doença dentro dos ônibus e reforça a necessidadede políticas especiais de transporte público para grupos de pessoas altamente expostas. Palavras-chave: Rastreamento de Contatos, COVID-19, Mobilidade Humana
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Com os dados de validações de bilhetes dos passageiros de ônibus e GPS dos veículos, propõe-se um modelo similar às origens - destino típicas usadas na Engenharia de Transporte, mas com nível de granularidade diferente visto que estima os locais de embarque e desembarque dos passageiros de ônibus além de estimar o real caminho realizado por eles. Comparações com outros dados de mobilidade (que ocorreram antes e durante pandemia) mostraram que os resultados obtidos pelo modelo de deslocamento proposto representam a dinâmica de movimentação da cidade em geral mesmo considerando outros modos de transporte. Dados sobre casos de COVID -19 foram adicionados às informações de rotas individuais estimadas pelo modelo de deslocamento. Propõe-se, então, um modelo de rastreamento de contato, como objetivo de compreender a transmissão da COVID -19 dentro de ônibus durante fases distintas da pandemia em Fortaleza. A partir desta abordagem microscópica de rastreamento de contatos, foi gerada a Rede de Contatos Próximos (CP) em janelas de tempo consecutivas. Os resultados mostram que o número de reprodução efetivo (Re) dentro dos ônibus segue de forma consistente o número de reprodução efetivo na cidade durante a primeira onda do surto local. Além disso, ao distinguir os contatos próximos dos profissionais de saúde nos ônibus, verificou-se quea sua transmissão, durante o mesmo período, foi sistematicamente superior. Estes resultados quantificam os níveis de transmissão da doença dentro dos ônibus e reforça a necessidadede políticas especiais de transporte público para grupos de pessoas altamente expostas. Palavras-chave: Rastreamento de Contatos, COVID-19, Mobilidade HumanaContact tracing is a frequently used technique for monitoring and controlling contagious epidemics. Normally it is applied through questionnaires, but the digital era has brought the possibility of automatic tracking based on digital records. This thesis investigates howdigital and individual records of the use of public bus transport in a large city and cases of COVID-19 can create a model to track the possible potentially infectious contacts that occurred inside the buses and even allow estimating the number effective reproduction of the disease. With data from bus passenger ticket validations and vehicle GPS, a model similar to the typical origin -destination used in Transport Engineeringis proposed, but with a different level of granularity as it estimates passengers’ boarding and disembarking locations. By bus in addition to estimating the actual route taken by these passengers. Comparisons with other mobility data ( which occurred before and during the pandemic) showed that the results obtained by the proposed displacement model represent the movement dynamics of the city in general,even considering other modes of transport. Data on COVID-19 cases was added to the individual route information estimated by the commuting model. A contact tracing model is then proposed, with the aim of understanding the transmission of COVID-19 on buses during different phases of the pandemic in Fortaleza. From this microscopic contact tracing approach, the Close Contact Network (CP) was generated in consecutive time windows. The results show that the effective reproduction number (Re) inside buses consistently follows the effective reproduction number in the city during the first wave of the local outbreak. Furthermore, when distinguishing close contacts of health professionals on buses, it was found that their transmission, during the same period, was systematically higher. These results quantify the levels of disease transmission with in buses and reinforce the need for special public transport policies for groups of highly exposed people. Keywords: ContactTracing, COVID-19, Human Mobility.A Tese foi enviada com autorização e certificação via CI 142/24 em 03/01/2024.Furtado, João José Vasco PeixotoLima Neto, Antonio SilvaCaminha Neto, Carlos de OliveiraCarmona, Humberto de AndradeLopes, André SoaresUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaSilva, Caio César Ponte2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf123f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582679https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/32786porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T20:26:13Zoai::582679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-04T20:26:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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