Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Verbena Nunes Custodio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121042
Resumo: A adolescência e a juventude são etapas importantes no desenvolvimento humano e que precisam de uma atenção especial no tocante à saúde sexual e reprodutiva. Na evolução da assistência à saúde e no contexto do cuidado de enfermagem, as tecnologias vêm sendo planejadas e implementadas levando em consideração a necessidade de traduzir o conhecimento técnico-científico em ferramentas, processos e materiais criados ou utilizados para difundir tal conhecimento. Objetivou-se construir um vídeo educativo sobre planejamento familiar voltado para o público adolescente do sexo masculino. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico em que se dividiu em três fases: a primeira, um estudo exploratório de campo, no qual 60 estudantes do sexo masculino responderam a um questionário sobre o tema. A segunda foi a elaboração e validação do roteiro, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo, com experiência na área da temática. As modificações que foram consideradas pertinentes pela autora, foi realizada a devida alteração. As variáveis avaliadas pelos especialistas foram: objetivo, relevância, estrutura e organização, ritmo e público referente. Somente uma subcategoria, informações necessárias, teve um IVC abaixo de < 0,8. Algumas informações foram consideradas desnecessárias, como a descrição dos princípios do sistema único de saúde (SUS), sendo estas substituídas por diálogos entre o narrador e o personagem, com situações comuns vivenciadas pelo adolescente, como forma de tornar o conteúdo mais interativo. Em uma página contendo perguntas e na seguinte trazendo as respostas, tornando mais didático. Para a construção do vídeo de estilo ¿draw my life¿ foi utilizado softwares para a edição: After Effects, Adobe Premiere, Adobe Audition. Elaboração, animação, ilustração e edição foram os quatro processos passados pelo vídeo. O áudio foi colocado aos poucos durante o desenvolvimento, alinhando o tempo e as ilustrações. Tempo de duração ficou em 9 minutos e 9 segundos. Resultados apresentados contribuem para o avanço do conhecimento sobre a temática, uma vez que os próprios profissionais da saúde e da educação poderão utilizar-se do roteiro para elaborar até outros materiais educativos. Palavras-chaves: Planejamento familiar. Saúde sexual e reprodutiva. Tecnologia educacional. Saúde do adolescente. Contracepção. Promoção da saúde.
id UFOR_fe935f2a2c2311537849ab8ac7e9fd97
oai_identifier_str oai::121042
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculinoSaúde do adolescentePlanejamento familiarAdolescente - SexualidadeA adolescência e a juventude são etapas importantes no desenvolvimento humano e que precisam de uma atenção especial no tocante à saúde sexual e reprodutiva. Na evolução da assistência à saúde e no contexto do cuidado de enfermagem, as tecnologias vêm sendo planejadas e implementadas levando em consideração a necessidade de traduzir o conhecimento técnico-científico em ferramentas, processos e materiais criados ou utilizados para difundir tal conhecimento. Objetivou-se construir um vídeo educativo sobre planejamento familiar voltado para o público adolescente do sexo masculino. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico em que se dividiu em três fases: a primeira, um estudo exploratório de campo, no qual 60 estudantes do sexo masculino responderam a um questionário sobre o tema. A segunda foi a elaboração e validação do roteiro, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo, com experiência na área da temática. As modificações que foram consideradas pertinentes pela autora, foi realizada a devida alteração. As variáveis avaliadas pelos especialistas foram: objetivo, relevância, estrutura e organização, ritmo e público referente. Somente uma subcategoria, informações necessárias, teve um IVC abaixo de < 0,8. Algumas informações foram consideradas desnecessárias, como a descrição dos princípios do sistema único de saúde (SUS), sendo estas substituídas por diálogos entre o narrador e o personagem, com situações comuns vivenciadas pelo adolescente, como forma de tornar o conteúdo mais interativo. Em uma página contendo perguntas e na seguinte trazendo as respostas, tornando mais didático. Para a construção do vídeo de estilo ¿draw my life¿ foi utilizado softwares para a edição: After Effects, Adobe Premiere, Adobe Audition. Elaboração, animação, ilustração e edição foram os quatro processos passados pelo vídeo. O áudio foi colocado aos poucos durante o desenvolvimento, alinhando o tempo e as ilustrações. Tempo de duração ficou em 9 minutos e 9 segundos. Resultados apresentados contribuem para o avanço do conhecimento sobre a temática, uma vez que os próprios profissionais da saúde e da educação poderão utilizar-se do roteiro para elaborar até outros materiais educativos. Palavras-chaves: Planejamento familiar. Saúde sexual e reprodutiva. Tecnologia educacional. Saúde do adolescente. Contracepção. Promoção da saúde.Adolescence and youth are important steps in human development and require special attention to sexual and reproductive health. In the evolution of health care and the context of nursing care, technologies have been planned and implemented taking into account the need to translate technical-scientific knowledge into tools, processes and materials created or used to disseminate suck knowledge. The objective was to construct an educational video about family planning aimed at adolescent male. This is a methodological development study in which three phases were divided: the first, an exploratory field study, in which 60 male students answered a questionnaire on the subject. The second one was the elaboration and validation of the script, in which, based on the criteria, 14 experts participated in the validation of the content, with experience in the subject area. The modifications that were considered pertinent by the author, were made the due alteration. The variables evaluated by the specialists were: objective, relevance, structure and organization, rhythm and public reference. Only one subcategory the necessary information, had an IVC below <0,8. Some information was considered unnecessary, such as the description of the principles of the single health system (SUS); which were replaced by dialogues between the narrator and the character, with common situations experienced by the teenager, as a way to make the content more interactive. On one page containing questions and the next bringing the answers, making it more didactic. For the construction of the video ¿draw my life¿ style was used software for editing: after effects, adobe premiere, adobe audition. Elaboration, animation, illustration and editing, were the four processes passed by the video. The audio was gradually introduced during development, aligning the time and illustrations. Running time was 9 minutes and 9 seconds. The results presented contribute to the advancement of knowledge on the subject, since the health and education professionals themselves can use the script to elaborate other educational materials. Keywords: Family planning. Sexual and reproductive health. Educational technology. Adolescent health. Contraception. Health promotion.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 96865/19.Feitoza, Aline RodriguesFeitoza, Aline RodriguesDiogenes, Lea Maria Moura BarrosoAmérico, Camila FélixUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemAraujo, Verbena Nunes Custodio de2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121042https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
title Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
spellingShingle Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
Araujo, Verbena Nunes Custodio de
Saúde do adolescente
Planejamento familiar
Adolescente - Sexualidade
title_short Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
title_full Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
title_fullStr Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
title_full_unstemmed Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
title_sort Construção de uma tecnologia educativa audiovisual sobre planejamento familiar voltada para o adolescente do sexo masculino
author Araujo, Verbena Nunes Custodio de
author_facet Araujo, Verbena Nunes Custodio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feitoza, Aline Rodrigues
Feitoza, Aline Rodrigues
Diogenes, Lea Maria Moura Barroso
Américo, Camila Félix
Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Verbena Nunes Custodio de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do adolescente
Planejamento familiar
Adolescente - Sexualidade
topic Saúde do adolescente
Planejamento familiar
Adolescente - Sexualidade
description A adolescência e a juventude são etapas importantes no desenvolvimento humano e que precisam de uma atenção especial no tocante à saúde sexual e reprodutiva. Na evolução da assistência à saúde e no contexto do cuidado de enfermagem, as tecnologias vêm sendo planejadas e implementadas levando em consideração a necessidade de traduzir o conhecimento técnico-científico em ferramentas, processos e materiais criados ou utilizados para difundir tal conhecimento. Objetivou-se construir um vídeo educativo sobre planejamento familiar voltado para o público adolescente do sexo masculino. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico em que se dividiu em três fases: a primeira, um estudo exploratório de campo, no qual 60 estudantes do sexo masculino responderam a um questionário sobre o tema. A segunda foi a elaboração e validação do roteiro, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo, com experiência na área da temática. As modificações que foram consideradas pertinentes pela autora, foi realizada a devida alteração. As variáveis avaliadas pelos especialistas foram: objetivo, relevância, estrutura e organização, ritmo e público referente. Somente uma subcategoria, informações necessárias, teve um IVC abaixo de < 0,8. Algumas informações foram consideradas desnecessárias, como a descrição dos princípios do sistema único de saúde (SUS), sendo estas substituídas por diálogos entre o narrador e o personagem, com situações comuns vivenciadas pelo adolescente, como forma de tornar o conteúdo mais interativo. Em uma página contendo perguntas e na seguinte trazendo as respostas, tornando mais didático. Para a construção do vídeo de estilo ¿draw my life¿ foi utilizado softwares para a edição: After Effects, Adobe Premiere, Adobe Audition. Elaboração, animação, ilustração e edição foram os quatro processos passados pelo vídeo. O áudio foi colocado aos poucos durante o desenvolvimento, alinhando o tempo e as ilustrações. Tempo de duração ficou em 9 minutos e 9 segundos. Resultados apresentados contribuem para o avanço do conhecimento sobre a temática, uma vez que os próprios profissionais da saúde e da educação poderão utilizar-se do roteiro para elaborar até outros materiais educativos. Palavras-chaves: Planejamento familiar. Saúde sexual e reprodutiva. Tecnologia educacional. Saúde do adolescente. Contracepção. Promoção da saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121042
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437290642604032