Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
Texto Completo: | https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112 https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180 |
Resumo: | The aging population requires that physical therapy students have adequate knowledge about caring for older adults. To this end, universities have included extension activities in their curricula, dedicated to providing physical therapy interventions for older adults. However, social isolation during the pandemic of COVID-19, induced the undergraduate program to replace their presential teaching activities with digital modes. In this context, telerehabilitation became the alternative for maintaining physical therapy intervention for older patients in social isolation and for maintaining academic activities. The aim of this study is to report the experiences of three Physical Therapy students during the tele-rehabilitation of an elderly couple and, at the same time, to analyze the effectiveness of the teaching strategy for the training of physical therapy professionals. The phases of the course proposed by the university professors were reported, which included assessment and telerehabilitation, as well as discussion of clinical cases with the other students. Overall, the patients showed clinical improvements and the skills and knowledge proposed during the semester were fully and partially achieved. We conclude that telerehabilitation as an option for curricular practice activities provided an effective way to address the learning gaps caused by the pandemic. |
id |
UFPA-1_535ed422032b5b511d248c30fb2f6928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1180 |
network_acronym_str |
UFPA-1 |
network_name_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeutaCovid-19TelerreabilitaçãoFisioterapiaEnvelhecimentoEnsino superior em saúdeTele-monitoringPhysiotherapyAgingHigher education in healthThe aging population requires that physical therapy students have adequate knowledge about caring for older adults. To this end, universities have included extension activities in their curricula, dedicated to providing physical therapy interventions for older adults. However, social isolation during the pandemic of COVID-19, induced the undergraduate program to replace their presential teaching activities with digital modes. In this context, telerehabilitation became the alternative for maintaining physical therapy intervention for older patients in social isolation and for maintaining academic activities. The aim of this study is to report the experiences of three Physical Therapy students during the tele-rehabilitation of an elderly couple and, at the same time, to analyze the effectiveness of the teaching strategy for the training of physical therapy professionals. The phases of the course proposed by the university professors were reported, which included assessment and telerehabilitation, as well as discussion of clinical cases with the other students. Overall, the patients showed clinical improvements and the skills and knowledge proposed during the semester were fully and partially achieved. We conclude that telerehabilitation as an option for curricular practice activities provided an effective way to address the learning gaps caused by the pandemic.O envelhecimento populacional exige que o estudante de fisioterapia tenha adequada formação para atender a pessoa idosa. Para isso as Universidades incluem em seus planos de ensino atividades práticas de extensão para atendimento desse público. No entanto, devido ao período de isolamento social decorrente da pandemia por COVID-19 as instituições de ensino superior substituíram suas atividades pedagógicas presenciais por meios digitais e a telereabilitação se tornou a alternativa para a intervenção fisioterapêutica às pessoas idosas em isolamento social e manutenção das atividades acadêmicas. O objetivo deste é relatar as experiências vividas por três alunas do curso de Fisioterapia durante a telereabilitação de um casal de idosos e, ao mesmo tempo, analisar a eficácia da estratégia de ensino para a formação de profissionais fisioterapeutas. Foram relatadas as etapas de uma atividade prática aplicativa proposta pelos professores do semestre de estudos sobre a Saúde do Idoso, que incluiu a avaliação e o tratamento remoto, além da posterior apresentação e discussão dos casos atendidos com os demais alunos. De maneira geral, o casal atendido apresentou melhora do quadro clínico avaliado e as habilidades e conhecimentos propostos durante o semestre foram total ou parcialmente alcançadas. Conclui-se que a telereabilitação como meio alternativo para manter as atividades práticas curriculares forneceu uma maneira eficaz de abordar as lacunas no aprendizado causadas pela pandemia.AVILA, P. E. S.; BENTO-TORRES, N. V. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)2023-03-27T14:38:10Z2023-03-27T14:38:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da et al. Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta. In: AYRES, Claudiane (org.). Processos de intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. v. 3. cap. 4, p. 32-42. ISBN 978-65-258-0876-5. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112. v. 3, cap. 4, p. 32-43. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180. Acesso em:.https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/ensino-superior-em-saude-atraves-de-atividades-de-extensao-universitaria-durante-a-pandemia-de-covid-19-a-telereabilitacao-de-paciente-idoso-como-estrategia-de-formacao-do-fisioterapeutareponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporProcessos de intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional: v. 3CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza daNUNES, Nicoly Thiffany MainardCOUTO, Thaís Paula de CamposCARVALHO, Josilayne Patrícia RamosÁVILA, Paulo Eduardo SantosBENTO-TORRES, Natáli Valim Oliverinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-28T03:04:30Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1180Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2023-03-28T03:04:30Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
title |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
spellingShingle |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da Covid-19 Telerreabilitação Fisioterapia Envelhecimento Ensino superior em saúde Tele-monitoring Physiotherapy Aging Higher education in health |
title_short |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
title_full |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
title_fullStr |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
title_full_unstemmed |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
title_sort |
Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta |
author |
CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da |
author_facet |
CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da NUNES, Nicoly Thiffany Mainard COUTO, Thaís Paula de Campos CARVALHO, Josilayne Patrícia Ramos ÁVILA, Paulo Eduardo Santos BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, Nicoly Thiffany Mainard COUTO, Thaís Paula de Campos CARVALHO, Josilayne Patrícia Ramos ÁVILA, Paulo Eduardo Santos BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da NUNES, Nicoly Thiffany Mainard COUTO, Thaís Paula de Campos CARVALHO, Josilayne Patrícia Ramos ÁVILA, Paulo Eduardo Santos BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Telerreabilitação Fisioterapia Envelhecimento Ensino superior em saúde Tele-monitoring Physiotherapy Aging Higher education in health |
topic |
Covid-19 Telerreabilitação Fisioterapia Envelhecimento Ensino superior em saúde Tele-monitoring Physiotherapy Aging Higher education in health |
description |
The aging population requires that physical therapy students have adequate knowledge about caring for older adults. To this end, universities have included extension activities in their curricula, dedicated to providing physical therapy interventions for older adults. However, social isolation during the pandemic of COVID-19, induced the undergraduate program to replace their presential teaching activities with digital modes. In this context, telerehabilitation became the alternative for maintaining physical therapy intervention for older patients in social isolation and for maintaining academic activities. The aim of this study is to report the experiences of three Physical Therapy students during the tele-rehabilitation of an elderly couple and, at the same time, to analyze the effectiveness of the teaching strategy for the training of physical therapy professionals. The phases of the course proposed by the university professors were reported, which included assessment and telerehabilitation, as well as discussion of clinical cases with the other students. Overall, the patients showed clinical improvements and the skills and knowledge proposed during the semester were fully and partially achieved. We conclude that telerehabilitation as an option for curricular practice activities provided an effective way to address the learning gaps caused by the pandemic. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-03-27T14:38:10Z 2023-03-27T14:38:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da et al. Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta. In: AYRES, Claudiane (org.). Processos de intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. v. 3. cap. 4, p. 32-42. ISBN 978-65-258-0876-5. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112. v. 3, cap. 4, p. 32-43. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180. Acesso em:. https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112 https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180 |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da et al. Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta. In: AYRES, Claudiane (org.). Processos de intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. v. 3. cap. 4, p. 32-42. ISBN 978-65-258-0876-5. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112. v. 3, cap. 4, p. 32-43. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180. Acesso em:. |
url |
https://doi.org/10.22533/at.ed.765220112 https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Processos de intervenção em fisioterapia e terapia ocupacional: v. 3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/ensino-superior-em-saude-atraves-de-atividades-de-extensao-universitaria-durante-a-pandemia-de-covid-19-a-telereabilitacao-de-paciente-idoso-como-estrategia-de-formacao-do-fisioterapeuta reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
collection |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository.name.fl_str_mv |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
livroaberto@ufpa.br |
_version_ |
1796797475379478528 |