Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Edileuza Nunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: POLARO, Sandra Helena Isse, TAVARES, Roseneide dos Santos, SOUZA, Carlos Benedito Marinho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
Resumo: A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.
id UFPA-1_556a05cf588a2540d7c4e5d9763b93a5
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/795
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiênciaEnfermagem transculturalEducação indígenaFormação superiorEnsino-aprendizagemA atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.POLARO, S. H. I.; TAVARES, R. S.; SOUZA, C. B. M. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS)2020-04-09T20:03:38Z2020-04-09T20:03:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartLIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdfreponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporBases conceituais da saúdeLIMA, Edileuza NunesPOLARO, Sandra Helena IsseTAVARES, Roseneide dos SantosSOUZA, Carlos Benedito Marinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-02T15:36:16Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/795Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2021-08-02T15:36:16Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
spellingShingle Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
LIMA, Edileuza Nunes
Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
title_short Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_full Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_fullStr Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_full_unstemmed Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
title_sort Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência
author LIMA, Edileuza Nunes
author_facet LIMA, Edileuza Nunes
POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
author_role author
author2 POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Edileuza Nunes
POLARO, Sandra Helena Isse
TAVARES, Roseneide dos Santos
SOUZA, Carlos Benedito Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
topic Enfermagem transcultural
Educação indígena
Formação superior
Ensino-aprendizagem
description A atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-09T20:03:38Z
2020-04-09T20:03:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:.
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
identifier_str_mv LIMA, Edileuza Nunes et al. Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência. In: COSTA, Elisa Miranda (org.).Bases conceituais da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. cap. 22, p. 156-161. E-book. ISBN 978-85-7247-141-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795. Acesso em:.
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bases conceituais da saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Bases-Conceituais-da-Sa%C3%BAde.pdf
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797475044982784