Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
Texto Completo: | https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174 |
Resumo: | Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved. |
id |
UFPA-1_5ae1cad31c079b048ccbc63d070a80c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1174 |
network_acronym_str |
UFPA-1 |
network_name_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científicoEducação em saúdeNeurociênciasEnsino superiorDivulgação científicaFormação profissionalHealth educationScience communicationNeurosciencesProfessional educationScientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.A divulgação científica é uma estratégia didática e acessível para levar o conhecimento científico à população e promover o letramento científico como ferramenta de inclusão social. Ao mesmo tempo, configura-se como estratégia de formação profissional dos estudantes de cursos da área da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar que contribuições ações de divulgação científica em Neurociências trazem para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde e para o letramento científico da população alvo. O presente é um estudo qualitativo, de abordagem narrativa e apresenta pesquisa e reflexão sobre a própria prática dos autores em ações de divulgação científica e educação em saúde. Foram usados banners e realizados experimentos como motivadores para as discussões de esclarecimentos de conceitos em Neurociências e desmistificação de neuromitos. Participaram pessoas de todas as idades e classes sociais que transitavam pela universidade. Com base na análise textual discursiva analisou-se as categorias: i) Posicionamento crítico e reflexivo; ii) experiências pessoais motivadoras; iii) reflexões sobre hábitos e mudanças potenciais; iv) aprendizado pessoal e profissional colaborativo e integrativo. Conclui-se que, por meio da divulgação científica, houve o esclarecimento neuromitos, auxiliando no desenvolvimento de autonomia para a realização de hábitos de vida saudáveis, e desmistificação de mitos e tabus referentes à ciência, assim como registra-se a contribuição da ação de educação em saúde para a formação acadêmica dos estudantes envolvidosBENTO-TORRES NETO, João. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)BENTO-TORRES, N. V. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)2023-03-17T18:05:06Z2023-03-17T18:05:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.DOI: 10.22533/at.ed.9752025083https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporPolítica, planejamento e gestão em saúdeCARVALHO, Josilayne Patricia RamosTOMÁS, Alessandra MendonçaCOSTA, Victor Oliveira daJARDIM, Naina Yuki VieiraSILVA, Rafael Oliveira daCUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes MarçalPONTES, Helen Tatiane SantosGONÇALVES, Terezinha Valim OliverBENTO-TORRES NETO, JoãoBENTO-TORRES, Natáli Valim Oliverinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-18T03:04:22Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1174Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2023-03-18T03:04:22Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
title |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
spellingShingle |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos Educação em saúde Neurociências Ensino superior Divulgação científica Formação profissional Health education Science communication Neurosciences Professional education |
title_short |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
title_full |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
title_fullStr |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
title_sort |
Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico |
author |
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos |
author_facet |
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos TOMÁS, Alessandra Mendonça COSTA, Victor Oliveira da JARDIM, Naina Yuki Vieira SILVA, Rafael Oliveira da CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal PONTES, Helen Tatiane Santos GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver BENTO-TORRES NETO, João BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
TOMÁS, Alessandra Mendonça COSTA, Victor Oliveira da JARDIM, Naina Yuki Vieira SILVA, Rafael Oliveira da CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal PONTES, Helen Tatiane Santos GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver BENTO-TORRES NETO, João BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos TOMÁS, Alessandra Mendonça COSTA, Victor Oliveira da JARDIM, Naina Yuki Vieira SILVA, Rafael Oliveira da CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal PONTES, Helen Tatiane Santos GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver BENTO-TORRES NETO, João BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Neurociências Ensino superior Divulgação científica Formação profissional Health education Science communication Neurosciences Professional education |
topic |
Educação em saúde Neurociências Ensino superior Divulgação científica Formação profissional Health education Science communication Neurosciences Professional education |
description |
Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-03-17T18:05:06Z 2023-03-17T18:05:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083 https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083 |
url |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Política, planejamento e gestão em saúde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9 reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
collection |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA |
repository.name.fl_str_mv |
Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
livroaberto@ufpa.br |
_version_ |
1796797475373187072 |