Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: TOMÁS, Alessandra Mendonça, COSTA, Victor Oliveira da, JARDIM, Naina Yuki Vieira, SILVA, Rafael Oliveira da, CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal, PONTES, Helen Tatiane Santos, GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver, BENTO-TORRES NETO, João, BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174
Resumo: Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.
id UFPA-1_5ae1cad31c079b048ccbc63d070a80c2
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1174
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científicoEducação em saúdeNeurociênciasEnsino superiorDivulgação científicaFormação profissionalHealth educationScience communicationNeurosciencesProfessional educationScientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.A divulgação científica é uma estratégia didática e acessível para levar o conhecimento científico à população e promover o letramento científico como ferramenta de inclusão social. Ao mesmo tempo, configura-se como estratégia de formação profissional dos estudantes de cursos da área da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar que contribuições ações de divulgação científica em Neurociências trazem para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde e para o letramento científico da população alvo. O presente é um estudo qualitativo, de abordagem narrativa e apresenta pesquisa e reflexão sobre a própria prática dos autores em ações de divulgação científica e educação em saúde. Foram usados banners e realizados experimentos como motivadores para as discussões de esclarecimentos de conceitos em Neurociências e desmistificação de neuromitos. Participaram pessoas de todas as idades e classes sociais que transitavam pela universidade. Com base na análise textual discursiva analisou-se as categorias: i) Posicionamento crítico e reflexivo; ii) experiências pessoais motivadoras; iii) reflexões sobre hábitos e mudanças potenciais; iv) aprendizado pessoal e profissional colaborativo e integrativo. Conclui-se que, por meio da divulgação científica, houve o esclarecimento neuromitos, auxiliando no desenvolvimento de autonomia para a realização de hábitos de vida saudáveis, e desmistificação de mitos e tabus referentes à ciência, assim como registra-se a contribuição da ação de educação em saúde para a formação acadêmica dos estudantes envolvidosBENTO-TORRES NETO, João. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)BENTO-TORRES, N. V. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)2023-03-17T18:05:06Z2023-03-17T18:05:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.DOI: 10.22533/at.ed.9752025083https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporPolítica, planejamento e gestão em saúdeCARVALHO, Josilayne Patricia RamosTOMÁS, Alessandra MendonçaCOSTA, Victor Oliveira daJARDIM, Naina Yuki VieiraSILVA, Rafael Oliveira daCUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes MarçalPONTES, Helen Tatiane SantosGONÇALVES, Terezinha Valim OliverBENTO-TORRES NETO, JoãoBENTO-TORRES, Natáli Valim Oliverinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-18T03:04:22Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1174Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2023-03-18T03:04:22Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
spellingShingle Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
Health education
Science communication
Neurosciences
Professional education
title_short Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_full Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_fullStr Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_full_unstemmed Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_sort Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
author CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
author_facet CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
TOMÁS, Alessandra Mendonça
COSTA, Victor Oliveira da
JARDIM, Naina Yuki Vieira
SILVA, Rafael Oliveira da
CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal
PONTES, Helen Tatiane Santos
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
BENTO-TORRES NETO, João
BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver
author_role author
author2 TOMÁS, Alessandra Mendonça
COSTA, Victor Oliveira da
JARDIM, Naina Yuki Vieira
SILVA, Rafael Oliveira da
CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal
PONTES, Helen Tatiane Santos
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
BENTO-TORRES NETO, João
BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
TOMÁS, Alessandra Mendonça
COSTA, Victor Oliveira da
JARDIM, Naina Yuki Vieira
SILVA, Rafael Oliveira da
CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal
PONTES, Helen Tatiane Santos
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
BENTO-TORRES NETO, João
BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
Health education
Science communication
Neurosciences
Professional education
topic Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
Health education
Science communication
Neurosciences
Professional education
description Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-03-17T18:05:06Z
2023-03-17T18:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.
DOI: 10.22533/at.ed.9752025083
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174
identifier_str_mv CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.
DOI: 10.22533/at.ed.9752025083
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Política, planejamento e gestão em saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797475373187072