Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRADÍSSIMO, Diana Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOURÃO, Murilo Moraes, AMARAL, Samuel Cavalcante do, LIMA, Alex Ranieri Jerônimo, GONÇALVES, Evonnildo Costa, XAVIER, Luciana Pereira, SANTOS, Agenor Valadares
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774
Resumo: Os polihidroxialcanoatos (PHAs) são lipídios estocados nas células de alguns organismos como reserva energética. São bioplásticos termoestáveis e elastômeros, que apresentam propriedades físicas semelhantes à de plásticos como polietileno e polipropileno. Este polímero biodegradável é produzido por cianobactérias fotossintetizantes com uso reduzido de substrato, diminuindo os custos de produção. A aplicação de PHAs na área médica já vem sendo desenvolvida, carecendo ainda de maiores estudos a fim de aliar a degradação do polímero in vivo, com o tempo de recuperação e a biocompatibilidade. São uma atraente alternativa aos plásticos petroquímicos e importante foco de pesquisa na busca por biomateriais sustentáveis. O cultivo se deu em meio BG-11 e BG-11 modificado, com gradiente de concentração de fosfato. Observou-se maior produção e biopolímero na cultura controle, utilizando BG-11 com 0,04 g/L de fosfato dipotássico, o que resultou em acúmulo médio de PHA de 30,55 ± 2,57 g/L. Dos quatro tratamentos testados apenas a privação total do nutriente resultou em variação significativa, acumulando apenas 8,53 ± 0,75 g/L de PHA. O estresse provocado pela privação nutricional pode ter prejudicado o crescimento da cianobactéria, não se mostrando interessante para a maior produção de biopolímero. As condições de cultivo serão otimizadas visando maior produtividade e o bioplástico será posteriormente caracterizado para aplicação como biomaterial.
id UFPA-1_fdc7898e9c97d6e5c5dbbe6efef76c78
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/774
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22BioplásticoBiopolímeroPolihidroxialcanoatoCianobactériaAmazôniaOs polihidroxialcanoatos (PHAs) são lipídios estocados nas células de alguns organismos como reserva energética. São bioplásticos termoestáveis e elastômeros, que apresentam propriedades físicas semelhantes à de plásticos como polietileno e polipropileno. Este polímero biodegradável é produzido por cianobactérias fotossintetizantes com uso reduzido de substrato, diminuindo os custos de produção. A aplicação de PHAs na área médica já vem sendo desenvolvida, carecendo ainda de maiores estudos a fim de aliar a degradação do polímero in vivo, com o tempo de recuperação e a biocompatibilidade. São uma atraente alternativa aos plásticos petroquímicos e importante foco de pesquisa na busca por biomateriais sustentáveis. O cultivo se deu em meio BG-11 e BG-11 modificado, com gradiente de concentração de fosfato. Observou-se maior produção e biopolímero na cultura controle, utilizando BG-11 com 0,04 g/L de fosfato dipotássico, o que resultou em acúmulo médio de PHA de 30,55 ± 2,57 g/L. Dos quatro tratamentos testados apenas a privação total do nutriente resultou em variação significativa, acumulando apenas 8,53 ± 0,75 g/L de PHA. O estresse provocado pela privação nutricional pode ter prejudicado o crescimento da cianobactéria, não se mostrando interessante para a maior produção de biopolímero. As condições de cultivo serão otimizadas visando maior produtividade e o bioplástico será posteriormente caracterizado para aplicação como biomaterial.GONÇALVES, E. C.; XAVIER, L. P.; SANTOS, A. V. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)2020-04-01T18:32:35Z2020-04-01T18:32:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartGRADÍSSIMO, Diana Gomes et al. Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22. In: SILVA NETO, Benedito Rodrigues da (org.). A produção do conhecimento nas ciências da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. v. 1, cap. 22, p. 213-224. E-book. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774. Acesso em:.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2315reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporA Produção do conhecimento nas ciências da saúdeGRADÍSSIMO, Diana GomesMOURÃO, Murilo MoraesAMARAL, Samuel Cavalcante doLIMA, Alex Ranieri JerônimoGONÇALVES, Evonnildo CostaXAVIER, Luciana PereiraSANTOS, Agenor Valadaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-02T13:43:18Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/774Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2021-08-02T13:43:18Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
title Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
spellingShingle Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
GRADÍSSIMO, Diana Gomes
Bioplástico
Biopolímero
Polihidroxialcanoato
Cianobactéria
Amazônia
title_short Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
title_full Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
title_fullStr Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
title_full_unstemmed Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
title_sort Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22
author GRADÍSSIMO, Diana Gomes
author_facet GRADÍSSIMO, Diana Gomes
MOURÃO, Murilo Moraes
AMARAL, Samuel Cavalcante do
LIMA, Alex Ranieri Jerônimo
GONÇALVES, Evonnildo Costa
XAVIER, Luciana Pereira
SANTOS, Agenor Valadares
author_role author
author2 MOURÃO, Murilo Moraes
AMARAL, Samuel Cavalcante do
LIMA, Alex Ranieri Jerônimo
GONÇALVES, Evonnildo Costa
XAVIER, Luciana Pereira
SANTOS, Agenor Valadares
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRADÍSSIMO, Diana Gomes
MOURÃO, Murilo Moraes
AMARAL, Samuel Cavalcante do
LIMA, Alex Ranieri Jerônimo
GONÇALVES, Evonnildo Costa
XAVIER, Luciana Pereira
SANTOS, Agenor Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv Bioplástico
Biopolímero
Polihidroxialcanoato
Cianobactéria
Amazônia
topic Bioplástico
Biopolímero
Polihidroxialcanoato
Cianobactéria
Amazônia
description Os polihidroxialcanoatos (PHAs) são lipídios estocados nas células de alguns organismos como reserva energética. São bioplásticos termoestáveis e elastômeros, que apresentam propriedades físicas semelhantes à de plásticos como polietileno e polipropileno. Este polímero biodegradável é produzido por cianobactérias fotossintetizantes com uso reduzido de substrato, diminuindo os custos de produção. A aplicação de PHAs na área médica já vem sendo desenvolvida, carecendo ainda de maiores estudos a fim de aliar a degradação do polímero in vivo, com o tempo de recuperação e a biocompatibilidade. São uma atraente alternativa aos plásticos petroquímicos e importante foco de pesquisa na busca por biomateriais sustentáveis. O cultivo se deu em meio BG-11 e BG-11 modificado, com gradiente de concentração de fosfato. Observou-se maior produção e biopolímero na cultura controle, utilizando BG-11 com 0,04 g/L de fosfato dipotássico, o que resultou em acúmulo médio de PHA de 30,55 ± 2,57 g/L. Dos quatro tratamentos testados apenas a privação total do nutriente resultou em variação significativa, acumulando apenas 8,53 ± 0,75 g/L de PHA. O estresse provocado pela privação nutricional pode ter prejudicado o crescimento da cianobactéria, não se mostrando interessante para a maior produção de biopolímero. As condições de cultivo serão otimizadas visando maior produtividade e o bioplástico será posteriormente caracterizado para aplicação como biomaterial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-01T18:32:35Z
2020-04-01T18:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRADÍSSIMO, Diana Gomes et al. Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22. In: SILVA NETO, Benedito Rodrigues da (org.). A produção do conhecimento nas ciências da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. v. 1, cap. 22, p. 213-224. E-book. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774. Acesso em:.
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774
identifier_str_mv GRADÍSSIMO, Diana Gomes et al. Potencial produção de biomaterial pela cianobactéria amazônica Tolypothrix sp. CACIAM 22. In: SILVA NETO, Benedito Rodrigues da (org.). A produção do conhecimento nas ciências da saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. v. 1, cap. 22, p. 213-224. E-book. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774. Acesso em:.
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A Produção do conhecimento nas ciências da saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2315
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797475031351296