Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/655 |
Resumo: | A análise da rede de transporte existente no estado do Amazonas e de sua relação com o desenvolvimento regional visa ampliar o campo de estudo sobre essa temática, não se restringindo a uma abordagem parcial sobre determinado modal de transporte, mas buscando contribuir para o aprofundamento da reflexão teórico e conceitual das questões do desenvolvimento regional e das políticas públicas de transportes. Escolhemos analisar asMicrorregiões do Madeira e do Purus, por possuírem os três modais usados no Amazonas, na maioria dos seus municípios. Sinteticamente, concluímos que as microrregiões selecionadas atenderam ao principal propósito dos pioneiros da promoção dos transportes no Brasil na interligação das distantes e isoladas províncias com vistas à constituição de umaNação-Estado, quando em seus territórios foram implantadas as rodovias federais BR-319 e BR-230, e também aeroportos nos municípios. A expansão das vias de transportes permitiu a intensificação da imigração para novas terras agricultáveis e ampliação da colonização. Isto modificou o modo de vida da população local e aumentou a necessidade da oferta de serviços essenciais à população. Os programas e projetos de transportes não exibiram um conjunto de ações com os mesmos propósitos, e nem uma sobreposição das ações e das políticas, mostrando a divergência de interesses entre o Governo Federal e os agentes econômicos que atuam nestes territórios. |
id |
UFPA-2_1eebf99dcea02fc4e490a528a13d23ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/655 |
network_acronym_str |
UFPA-2 |
network_name_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do PurusA análise da rede de transporte existente no estado do Amazonas e de sua relação com o desenvolvimento regional visa ampliar o campo de estudo sobre essa temática, não se restringindo a uma abordagem parcial sobre determinado modal de transporte, mas buscando contribuir para o aprofundamento da reflexão teórico e conceitual das questões do desenvolvimento regional e das políticas públicas de transportes. Escolhemos analisar asMicrorregiões do Madeira e do Purus, por possuírem os três modais usados no Amazonas, na maioria dos seus municípios. Sinteticamente, concluímos que as microrregiões selecionadas atenderam ao principal propósito dos pioneiros da promoção dos transportes no Brasil na interligação das distantes e isoladas províncias com vistas à constituição de umaNação-Estado, quando em seus territórios foram implantadas as rodovias federais BR-319 e BR-230, e também aeroportos nos municípios. A expansão das vias de transportes permitiu a intensificação da imigração para novas terras agricultáveis e ampliação da colonização. Isto modificou o modo de vida da população local e aumentou a necessidade da oferta de serviços essenciais à população. Os programas e projetos de transportes não exibiram um conjunto de ações com os mesmos propósitos, e nem uma sobreposição das ações e das políticas, mostrando a divergência de interesses entre o Governo Federal e os agentes econômicos que atuam nestes territórios.Núcleo de Altos Estudos Amazônicosnão temSilva, Ronaldo Sérgio daSilveira, Rogério Leandro Lima da2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/65510.5801/ncn.v15i2.655Novos Cadernos NAEA; v. 15, n. 2 (2012)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/655/1530Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T20:07:22Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/655Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2017-07-31T20:07:22Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
title |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
spellingShingle |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus Silva, Ronaldo Sérgio da |
title_short |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
title_full |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
title_fullStr |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
title_full_unstemmed |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
title_sort |
Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus |
author |
Silva, Ronaldo Sérgio da |
author_facet |
Silva, Ronaldo Sérgio da Silveira, Rogério Leandro Lima da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Rogério Leandro Lima da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
não tem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ronaldo Sérgio da Silveira, Rogério Leandro Lima da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A análise da rede de transporte existente no estado do Amazonas e de sua relação com o desenvolvimento regional visa ampliar o campo de estudo sobre essa temática, não se restringindo a uma abordagem parcial sobre determinado modal de transporte, mas buscando contribuir para o aprofundamento da reflexão teórico e conceitual das questões do desenvolvimento regional e das políticas públicas de transportes. Escolhemos analisar asMicrorregiões do Madeira e do Purus, por possuírem os três modais usados no Amazonas, na maioria dos seus municípios. Sinteticamente, concluímos que as microrregiões selecionadas atenderam ao principal propósito dos pioneiros da promoção dos transportes no Brasil na interligação das distantes e isoladas províncias com vistas à constituição de umaNação-Estado, quando em seus territórios foram implantadas as rodovias federais BR-319 e BR-230, e também aeroportos nos municípios. A expansão das vias de transportes permitiu a intensificação da imigração para novas terras agricultáveis e ampliação da colonização. Isto modificou o modo de vida da população local e aumentou a necessidade da oferta de serviços essenciais à população. Os programas e projetos de transportes não exibiram um conjunto de ações com os mesmos propósitos, e nem uma sobreposição das ações e das políticas, mostrando a divergência de interesses entre o Governo Federal e os agentes econômicos que atuam nestes territórios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/655 10.5801/ncn.v15i2.655 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/655 |
identifier_str_mv |
10.5801/ncn.v15i2.655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/655/1530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA; v. 15, n. 2 (2012) 2179-7536 1516-6481 reponame:Novos Cadernos NAEA (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
collection |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br |
_version_ |
1799711021675315200 |