As lanchas “ajato” no Solimões: modernização pretérita e integração territorial
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/4900 |
Resumo: | Este artigo visa analisar o papel das lanchas “ajato” para a modernização do transporte fluvial no Solimões e para a integração territorial deste subespaço a partir de uma proposta de classificação baseada na origem dos fluxos destes barcos rápidos. Evidencia-se que as lanchas “ajato” são objetos submetidos a um processo de “modernização pretérita” em que o uso de técnicas e equipamentos antigos provenientes de divisões territoriais do trabalho pretéritas ainda é útil para a circulação fluvial na região. Mediante o levantamento bibliográfico e documental e o trabalho de campo, verificou-se que estas embarcações contribuíram para a modernização dos fixos especializados na navegação via a inserção de infraestruturas diferenciadas como o Terminal do “Ajato” de Tefé; bem como viabilizaram a modernização dos fluxos com o uso da rapidez e da organização dos serviços, promovendo integração e fluidez territorial significativas neste subespaço amazônida. |
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As lanchas “ajato” no Solimões: modernização pretérita e integração territorialModernização pretérita. Integração territorial. Transporte fluvial. Rio Solimões. Amazonas.Este artigo visa analisar o papel das lanchas “ajato” para a modernização do transporte fluvial no Solimões e para a integração territorial deste subespaço a partir de uma proposta de classificação baseada na origem dos fluxos destes barcos rápidos. Evidencia-se que as lanchas “ajato” são objetos submetidos a um processo de “modernização pretérita” em que o uso de técnicas e equipamentos antigos provenientes de divisões territoriais do trabalho pretéritas ainda é útil para a circulação fluvial na região. Mediante o levantamento bibliográfico e documental e o trabalho de campo, verificou-se que estas embarcações contribuíram para a modernização dos fixos especializados na navegação via a inserção de infraestruturas diferenciadas como o Terminal do “Ajato” de Tefé; bem como viabilizaram a modernização dos fluxos com o uso da rapidez e da organização dos serviços, promovendo integração e fluidez territorial significativas neste subespaço amazônida.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosQueiroz, Kristian Oliveira de2019-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/490010.5801/ncn.v22i1.4900Novos Cadernos NAEA; v. 22, n. 1 (2019)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/4900/5565https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/downloadSuppFile/4900/1473https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/downloadSuppFile/4900/1474https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/downloadSuppFile/4900/1475https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/downloadSuppFile/4900/1476https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/downloadSuppFile/4900/1477Direitos autorais 2019 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-10T13:12:47Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/4900Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2020-02-10T13:12:47Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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