A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/12997 |
Resumo: | A região de Carajás é caracterizada como uma unidade distinta no espaço do bioma Amazônia pelo fato de que nela processos históricos e sociais construíram uma miríade particular de relações e de práticas sociais relacionadas a diferentes atividades econômicas como a pecuária e a extração vegetal e mineral. Se, por um lado, tais relações e atividades impactaram e formataram uma configuração particular nas histórias construídas na referida região, por outro, sabemos que as experiências históricas são múltiplas e se desdobram em diferentes formas de viver, sentir e relatar. Por conseguinte, compreender os diferentes relatos, além daqueles associados às atividades econômicas, podem oferecer importantes leituras sobre um conjunto variado de práticas e relações vivenciadas em diferentes espaços e por distintos sujeitos que contribuíram e contribuem para imprimir uma dada construção para a região de Carajás. O artigo analisa algumas possiblidades de estudos acerca da região de Carajás problematizando a escola como espaço de produção de saber e construção de relatos que concorreram e concorrem para a elaboração da própria região. Como metodologia, se recorre aos procedimentos qualitativos através da bibliografia especializada e dos documentos mobilizados. Por meio das reflexões produzidas, se defende a potencialidade de apreender a escola como espaço produtor de disputas narrativas na e sobre a formação da região de Carajás. |
id |
UFPA-2_f0a7e2018bfbda6c81cf6c12e72a5ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12997 |
network_acronym_str |
UFPA-2 |
network_name_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciaisAmazônia. Região de Carajás. Escola. Pesquisa.A região de Carajás é caracterizada como uma unidade distinta no espaço do bioma Amazônia pelo fato de que nela processos históricos e sociais construíram uma miríade particular de relações e de práticas sociais relacionadas a diferentes atividades econômicas como a pecuária e a extração vegetal e mineral. Se, por um lado, tais relações e atividades impactaram e formataram uma configuração particular nas histórias construídas na referida região, por outro, sabemos que as experiências históricas são múltiplas e se desdobram em diferentes formas de viver, sentir e relatar. Por conseguinte, compreender os diferentes relatos, além daqueles associados às atividades econômicas, podem oferecer importantes leituras sobre um conjunto variado de práticas e relações vivenciadas em diferentes espaços e por distintos sujeitos que contribuíram e contribuem para imprimir uma dada construção para a região de Carajás. O artigo analisa algumas possiblidades de estudos acerca da região de Carajás problematizando a escola como espaço de produção de saber e construção de relatos que concorreram e concorrem para a elaboração da própria região. Como metodologia, se recorre aos procedimentos qualitativos através da bibliografia especializada e dos documentos mobilizados. Por meio das reflexões produzidas, se defende a potencialidade de apreender a escola como espaço produtor de disputas narrativas na e sobre a formação da região de Carajás.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosCavalcanti, Erinaldo Vicente2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1299710.18542/ncn.v25i4.12997Novos Cadernos NAEA; v. 25, n. 4 (2022): Dossiê2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/12997/9542/*ref*/ALBERTI, V. Fontes orais: histórias dentro da história. In: PINSKY, B. C. (Ed.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005./*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Papirus, 2013./*ref*/BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017./*ref*/BOURDIEU, P. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. In: BOURDIEU, P. (Ed.). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006./*ref*/CERTEAU, M. A Invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. (artes de fazer)./*ref*/CHERVEL, A. História das disciplinas escolares. Revista Teoria e Educação, 2, p. 177 - 229, 1990./*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Ata de reunião realizada no dia 30 de abril de 2004. Livro da Atas 2004-2018, p. 2, 2004a./*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Pauta de reunião docente de 11 de setembro de 2004. Livro da Atas 2004-2018, p. 5, 2004b./*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Pauta de reunião docente do dia 29 de maio de 2004. Livro de Atas 2004-2018, p. 4, 2004c./*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Ocorrências registradas nos dias 5 e 8 de novembro de 2010. Livro de Ocorrências, Livro 1, p. 44, 2010./*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Projeto Político Pedagógico (PPP). Marabá 2018./*ref*/FERRO, M. Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação. São Paulo: Ibrasa, 1999./*ref*/FIGUEIREDO, J.; FERREIRA, M. D. M. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006./*ref*/FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução NEVES, L. F. B. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. (A ordem do discurso)./*ref*/FRAGO, A. V. Del espacio escolar y la escuela como lugar. Historia de la Educación: Revista interuniversitaria, XII-XIII, p. 17-74, 1994./*ref*/FRAGO, A. V. La escuela y la escolaridad como objetos históricos: facetas y problemas de la historia de la educación. Revista História da Educação, 12, n. 25, p. 9-54, 2008./*ref*/GABRIEL, C. T. Pesquisa em Ensino de História: desafios contemporâneos de um campo de investigação. In: MONTEIRO, A. M. e RALEJO, A. (Ed.). Cartografias da pesquisa em ensino de História. . Rio de Janeiro: Mauad X, 2019./*ref*/GATTI JÚNIOR, D.; VALE GATTI, G. C. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa, 17, n. 2, p. 327-359, 2015./*ref*/GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989./*ref*/GOMES, A. D. C. Associação Brasileira de História Oral, 20 anos depois: O que somos? O que queremos ser? História oral, 17, n. 1, p. 163-192, 2014./*ref*/GONDRA, J. G. A emergência da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2018./*ref*/GONZALEZ-PEREZ, T. Etnografía de la escuela a través de las memorias de prácticas de enseñanza en Canarias (España). História da Educação, 25, p. 1-30, 2021./*ref*/GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia & narrativa: do arquivo ao texto. CLIO, Série História do Nordeste (UFPE), n. 28.1, p. 140-156, 2011./*ref*/JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, n. 1, p. 9-43, 2001./*ref*/LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1996./*ref*/MATTOZZI, I. Currí culo de História e educação para o patrimônio. Educação em revista, n.47, p. 135-155, 2008./*ref*/MONTEIRO, M. A.; SILVA, R. P. Expansão geográfica, fronteira e regionalização: a região de Carajás. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista francobrasilera de geografia, Confins, n. 49, 2021./*ref*/MONTENEGRO, A. T. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010./*ref*/NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 10, 1993./*ref*/RIBEIRO, R. R. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, 21, n. 2, p. 151-179, 2015./*ref*/RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007./*ref*/VIDAL, D. G. Cultura e práticas escolares: a escola pública brasileira como objeto de pesquisa. Hist. educ, 25, p. 153-171, 2006.Direitos autorais 2022 Novos Cadernos NAEAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-03T13:42:34Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12997Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2023-01-03T13:42:34Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
title |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
spellingShingle |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais Cavalcanti, Erinaldo Vicente Amazônia. Região de Carajás. Escola. Pesquisa. |
title_short |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
title_full |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
title_fullStr |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
title_full_unstemmed |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
title_sort |
A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre a) região de Carajás: notas iniciais |
author |
Cavalcanti, Erinaldo Vicente |
author_facet |
Cavalcanti, Erinaldo Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Erinaldo Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia. Região de Carajás. Escola. Pesquisa. |
topic |
Amazônia. Região de Carajás. Escola. Pesquisa. |
description |
A região de Carajás é caracterizada como uma unidade distinta no espaço do bioma Amazônia pelo fato de que nela processos históricos e sociais construíram uma miríade particular de relações e de práticas sociais relacionadas a diferentes atividades econômicas como a pecuária e a extração vegetal e mineral. Se, por um lado, tais relações e atividades impactaram e formataram uma configuração particular nas histórias construídas na referida região, por outro, sabemos que as experiências históricas são múltiplas e se desdobram em diferentes formas de viver, sentir e relatar. Por conseguinte, compreender os diferentes relatos, além daqueles associados às atividades econômicas, podem oferecer importantes leituras sobre um conjunto variado de práticas e relações vivenciadas em diferentes espaços e por distintos sujeitos que contribuíram e contribuem para imprimir uma dada construção para a região de Carajás. O artigo analisa algumas possiblidades de estudos acerca da região de Carajás problematizando a escola como espaço de produção de saber e construção de relatos que concorreram e concorrem para a elaboração da própria região. Como metodologia, se recorre aos procedimentos qualitativos através da bibliografia especializada e dos documentos mobilizados. Por meio das reflexões produzidas, se defende a potencialidade de apreender a escola como espaço produtor de disputas narrativas na e sobre a formação da região de Carajás. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/12997 10.18542/ncn.v25i4.12997 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/12997 |
identifier_str_mv |
10.18542/ncn.v25i4.12997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/12997/9542 /*ref*/ALBERTI, V. Fontes orais: histórias dentro da história. In: PINSKY, B. C. (Ed.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. /*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Papirus, 2013. /*ref*/BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017. /*ref*/BOURDIEU, P. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. In: BOURDIEU, P. (Ed.). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. /*ref*/CERTEAU, M. A Invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. (artes de fazer). /*ref*/CHERVEL, A. História das disciplinas escolares. Revista Teoria e Educação, 2, p. 177 - 229, 1990. /*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Ata de reunião realizada no dia 30 de abril de 2004. Livro da Atas 2004-2018, p. 2, 2004a. /*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Pauta de reunião docente de 11 de setembro de 2004. Livro da Atas 2004-2018, p. 5, 2004b. /*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Pauta de reunião docente do dia 29 de maio de 2004. Livro de Atas 2004-2018, p. 4, 2004c. /*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Ocorrências registradas nos dias 5 e 8 de novembro de 2010. Livro de Ocorrências, Livro 1, p. 44, 2010. /*ref*/EEEM O PEQUENO PRÍNCIPE. Projeto Político Pedagógico (PPP). Marabá 2018. /*ref*/FERRO, M. Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação. São Paulo: Ibrasa, 1999. /*ref*/FIGUEIREDO, J.; FERREIRA, M. D. M. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006. /*ref*/FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução NEVES, L. F. B. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. (A ordem do discurso). /*ref*/FRAGO, A. V. Del espacio escolar y la escuela como lugar. Historia de la Educación: Revista interuniversitaria, XII-XIII, p. 17-74, 1994. /*ref*/FRAGO, A. V. La escuela y la escolaridad como objetos históricos: facetas y problemas de la historia de la educación. Revista História da Educação, 12, n. 25, p. 9-54, 2008. /*ref*/GABRIEL, C. T. Pesquisa em Ensino de História: desafios contemporâneos de um campo de investigação. In: MONTEIRO, A. M. e RALEJO, A. (Ed.). Cartografias da pesquisa em ensino de História. . Rio de Janeiro: Mauad X, 2019. /*ref*/GATTI JÚNIOR, D.; VALE GATTI, G. C. A história das instituições escolares em revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Educativa, 17, n. 2, p. 327-359, 2015. /*ref*/GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989. /*ref*/GOMES, A. D. C. Associação Brasileira de História Oral, 20 anos depois: O que somos? O que queremos ser? História oral, 17, n. 1, p. 163-192, 2014. /*ref*/GONDRA, J. G. A emergência da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2018. /*ref*/GONZALEZ-PEREZ, T. Etnografía de la escuela a través de las memorias de prácticas de enseñanza en Canarias (España). História da Educação, 25, p. 1-30, 2021. /*ref*/GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia & narrativa: do arquivo ao texto. CLIO, Série História do Nordeste (UFPE), n. 28.1, p. 140-156, 2011. /*ref*/JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, n. 1, p. 9-43, 2001. /*ref*/LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1996. /*ref*/MATTOZZI, I. Currí culo de História e educação para o patrimônio. Educação em revista, n.47, p. 135-155, 2008. /*ref*/MONTEIRO, M. A.; SILVA, R. P. Expansão geográfica, fronteira e regionalização: a região de Carajás. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista francobrasilera de geografia, Confins, n. 49, 2021. /*ref*/MONTENEGRO, A. T. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010. /*ref*/NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 10, 1993. /*ref*/RIBEIRO, R. R. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, 21, n. 2, p. 151-179, 2015. /*ref*/RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007. /*ref*/VIDAL, D. G. Cultura e práticas escolares: a escola pública brasileira como objeto de pesquisa. Hist. educ, 25, p. 153-171, 2006. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Novos Cadernos NAEA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Novos Cadernos NAEA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA; v. 25, n. 4 (2022): Dossiê 2179-7536 1516-6481 reponame:Novos Cadernos NAEA (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
collection |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br |
_version_ |
1799711015943798784 |