EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448 |
Resumo: | Na concepção de Educação Ambiental há diversos conceitos e matizes ideológicos, embora a maioria deles tenha uma concepção comum, que é um processo pedagógico e de comunicação, que integra as questões inerentes a inter-relações entre a sociedade e a natureza. Visa promover uma maior integração entre os seres humanos com o ambiente, procurando estimular relações mais sustentáveis e conservacionistas. Como planejamento se procura entender os aspectos cruciais de uma realidade, para depois projetar e desenhar cenários para um adequadoaproveitamento dos recursos e serviços naturais e sociais de um dado território. Compreende-se assim, que para o ordenamento do território de uma bacia hidrográfica, deve-se desenvolver todas as etapas do planejamento e de gestão socioambiental. Compreende-se que a Educação Ambiental ao tratar das questões referentes aos recursoshídricos/bacias hidrográficas assume uma postura e um olhar holístico, e ao mesmo tempo interdisciplinar e complexo. Relaciona a água com a natureza, mas também destaca o papel para o desenvolvimento do serhumano e das sociedades constituídas, discute a função ecológica da água na biodiversidade, nas transformações climáticas, na evolução das cidades e agroecossistemas, mas ao mesmo tempo, a mostra com um dos elementos mais importantes para a continuidade da vida no planeta Terra. |
id |
UFPA-3_6a3693731acdba57360e4debbebc30d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12448 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENTNa concepção de Educação Ambiental há diversos conceitos e matizes ideológicos, embora a maioria deles tenha uma concepção comum, que é um processo pedagógico e de comunicação, que integra as questões inerentes a inter-relações entre a sociedade e a natureza. Visa promover uma maior integração entre os seres humanos com o ambiente, procurando estimular relações mais sustentáveis e conservacionistas. Como planejamento se procura entender os aspectos cruciais de uma realidade, para depois projetar e desenhar cenários para um adequadoaproveitamento dos recursos e serviços naturais e sociais de um dado território. Compreende-se assim, que para o ordenamento do território de uma bacia hidrográfica, deve-se desenvolver todas as etapas do planejamento e de gestão socioambiental. Compreende-se que a Educação Ambiental ao tratar das questões referentes aos recursoshídricos/bacias hidrográficas assume uma postura e um olhar holístico, e ao mesmo tempo interdisciplinar e complexo. Relaciona a água com a natureza, mas também destaca o papel para o desenvolvimento do serhumano e das sociedades constituídas, discute a função ecológica da água na biodiversidade, nas transformações climáticas, na evolução das cidades e agroecossistemas, mas ao mesmo tempo, a mostra com um dos elementos mais importantes para a continuidade da vida no planeta Terra.Universidade Federal do Pará2016-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1244810.18542/geo.v3i06.12448Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 06 (2015): Revista GeoAmazônia; 110 - 1202358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448/pdf_61Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessVicente Silva, EdsonMateo Rodriguez, José ManuelRua Cabo, Arturo2022-04-27T18:03:25Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12448Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T18:03:25Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT Vicente Silva, Edson |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT |
author |
Vicente Silva, Edson |
author_facet |
Vicente Silva, Edson Mateo Rodriguez, José Manuel Rua Cabo, Arturo |
author_role |
author |
author2 |
Mateo Rodriguez, José Manuel Rua Cabo, Arturo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente Silva, Edson Mateo Rodriguez, José Manuel Rua Cabo, Arturo |
description |
Na concepção de Educação Ambiental há diversos conceitos e matizes ideológicos, embora a maioria deles tenha uma concepção comum, que é um processo pedagógico e de comunicação, que integra as questões inerentes a inter-relações entre a sociedade e a natureza. Visa promover uma maior integração entre os seres humanos com o ambiente, procurando estimular relações mais sustentáveis e conservacionistas. Como planejamento se procura entender os aspectos cruciais de uma realidade, para depois projetar e desenhar cenários para um adequadoaproveitamento dos recursos e serviços naturais e sociais de um dado território. Compreende-se assim, que para o ordenamento do território de uma bacia hidrográfica, deve-se desenvolver todas as etapas do planejamento e de gestão socioambiental. Compreende-se que a Educação Ambiental ao tratar das questões referentes aos recursoshídricos/bacias hidrográficas assume uma postura e um olhar holístico, e ao mesmo tempo interdisciplinar e complexo. Relaciona a água com a natureza, mas também destaca o papel para o desenvolvimento do serhumano e das sociedades constituídas, discute a função ecológica da água na biodiversidade, nas transformações climáticas, na evolução das cidades e agroecossistemas, mas ao mesmo tempo, a mostra com um dos elementos mais importantes para a continuidade da vida no planeta Terra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448 10.18542/geo.v3i06.12448 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v3i06.12448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448/pdf_61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 3, n. 06 (2015): Revista GeoAmazônia; 110 - 120 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711257035538432 |