EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS / ENVIRONMENTAL EDUCATION APPLIED TO WATERSHEDS PLANNING AND MANAGEMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente Silva, Edson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mateo Rodriguez, José Manuel, Rua Cabo, Arturo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12448
Resumo: Na concepção de Educação Ambiental há diversos conceitos e matizes ideológicos, embora a maioria deles tenha uma concepção comum, que é um processo pedagógico e de comunicação, que integra as questões inerentes a inter-relações entre a sociedade e a natureza. Visa promover uma maior integração entre os seres humanos com o ambiente, procurando estimular relações mais sustentáveis e conservacionistas. Como planejamento se procura entender os aspectos cruciais de uma realidade, para depois projetar e desenhar cenários para um adequadoaproveitamento dos recursos e serviços naturais e sociais de um dado território. Compreende-se assim, que para o ordenamento do território de uma bacia hidrográfica, deve-se desenvolver todas as etapas do planejamento e de gestão socioambiental. Compreende-se que a Educação Ambiental ao tratar das questões referentes aos recursoshídricos/bacias hidrográficas assume uma postura e um olhar holístico, e ao mesmo tempo interdisciplinar e complexo. Relaciona a água com a natureza, mas também destaca o papel para o desenvolvimento do serhumano e das sociedades constituídas, discute a função ecológica da água na biodiversidade, nas transformações climáticas, na evolução das cidades e agroecossistemas, mas ao mesmo tempo, a mostra com um dos elementos mais importantes para a continuidade da vida no planeta Terra.
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