A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Marcos Nicolau Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geoamazônia
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485
Resumo: Este trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina.
id UFPA-3_b897c4070fc3dd94e4862c6405116bf8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12485
network_acronym_str UFPA-3
network_name_str Revista Geoamazônia
repository_id_str
spelling A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MAEste trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina.Universidade Federal do Pará2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1248510.18542/geo.v4i08.12485Revista GeoAmazônia; v. 4, n. 08 (2016): Revista GeoAmazônia; 64 - 922358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485/pdf_84Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria José Barrosda Silva, Marcos Nicolau Santos2022-04-27T18:37:15Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12485Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T18:37:15Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
title A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
spellingShingle A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
Silva, Maria José Barros
title_short A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
title_full A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
title_fullStr A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
title_full_unstemmed A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
title_sort A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
author Silva, Maria José Barros
author_facet Silva, Maria José Barros
da Silva, Marcos Nicolau Santos
author_role author
author2 da Silva, Marcos Nicolau Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José Barros
da Silva, Marcos Nicolau Santos
description Este trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485
10.18542/geo.v4i08.12485
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485
identifier_str_mv 10.18542/geo.v4i08.12485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485/pdf_84
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoAmazônia; v. 4, n. 08 (2016): Revista GeoAmazônia; 64 - 92
2358-1778
1980-7759
reponame:Revista Geoamazônia
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Revista Geoamazônia
collection Revista Geoamazônia
repository.name.fl_str_mv Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistageoamazoniabrasil@gmail.com
_version_ 1799711257333334016