A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geoamazônia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485 |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina. |
id |
UFPA-3_b897c4070fc3dd94e4862c6405116bf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12485 |
network_acronym_str |
UFPA-3 |
network_name_str |
Revista Geoamazônia |
repository_id_str |
|
spelling |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MAEste trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina.Universidade Federal do Pará2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/1248510.18542/geo.v4i08.12485Revista GeoAmazônia; v. 4, n. 08 (2016): Revista GeoAmazônia; 64 - 922358-17781980-7759reponame:Revista Geoamazôniainstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485/pdf_84Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria José Barrosda Silva, Marcos Nicolau Santos2022-04-27T18:37:15Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12485Revistahttp://www.geoamazonia.net/index.php/revistaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/oairevistageoamazoniabrasil@gmail.com2358-17781980-7759opendoar:2022-04-27T18:37:15Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
title |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
spellingShingle |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA Silva, Maria José Barros |
title_short |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
title_full |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
title_fullStr |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
title_full_unstemmed |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
title_sort |
A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA |
author |
Silva, Maria José Barros |
author_facet |
Silva, Maria José Barros da Silva, Marcos Nicolau Santos |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Marcos Nicolau Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José Barros da Silva, Marcos Nicolau Santos |
description |
Este trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485 10.18542/geo.v4i08.12485 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485 |
identifier_str_mv |
10.18542/geo.v4i08.12485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia/article/view/12485/pdf_84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista GeoAmazônia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoAmazônia; v. 4, n. 08 (2016): Revista GeoAmazônia; 64 - 92 2358-1778 1980-7759 reponame:Revista Geoamazônia instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Revista Geoamazônia |
collection |
Revista Geoamazônia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geoamazônia - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistageoamazoniabrasil@gmail.com |
_version_ |
1799711257333334016 |