A metaficção em Haroldo Maranhão: dicção machadiana
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/4327 |
Resumo: | A metaficção não é uma prática ficcional exclusiva da contemporaneidade. Ela é uma estratégia da narrativa presente já em Dom Quixote, de Cervantes, publicado em 1605, justamente por essa narrativa criar autorreflexividade e destacar, na tessitura do romance, a mimese do processo. A recusa ao realismo formal, a autorreflexão e a presença do leitor na construção dos sentidos da narrativa foram vistas como marcas dos romances moderno e pós-moderno e, sobretudo, são perceptíveis em várias narrativas de escritores brasileiros do último quartel do século XX. O escritor paraense Haroldo Maranhão, por exemplo, possui um romance paradigmático que apresenta um teor autorreflexivo mais profundo do que de outros romancistas de seu tempo. Em seu romance Memorial do fim a morte de Machado de Assis, Maranhão retoma aspectos biográficos, trechos fictícios e elementos intertextuais de Machado de Assis e o próprio tom metaficcional das ficções machadianas que são problematizadas na narrativa publicada em 1991. Dessa forma, o romance de Maranhão ‘recria’ Machado de Assis na pós-modernidade brasileira. |
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A metaficção em Haroldo Maranhão: dicção machadianaA metaficção não é uma prática ficcional exclusiva da contemporaneidade. Ela é uma estratégia da narrativa presente já em Dom Quixote, de Cervantes, publicado em 1605, justamente por essa narrativa criar autorreflexividade e destacar, na tessitura do romance, a mimese do processo. A recusa ao realismo formal, a autorreflexão e a presença do leitor na construção dos sentidos da narrativa foram vistas como marcas dos romances moderno e pós-moderno e, sobretudo, são perceptíveis em várias narrativas de escritores brasileiros do último quartel do século XX. O escritor paraense Haroldo Maranhão, por exemplo, possui um romance paradigmático que apresenta um teor autorreflexivo mais profundo do que de outros romancistas de seu tempo. Em seu romance Memorial do fim a morte de Machado de Assis, Maranhão retoma aspectos biográficos, trechos fictícios e elementos intertextuais de Machado de Assis e o próprio tom metaficcional das ficções machadianas que são problematizadas na narrativa publicada em 1991. Dessa forma, o romance de Maranhão ‘recria’ Machado de Assis na pós-modernidade brasileira.Universidade Federal do ParáSales, Paulo Alberto da Silva2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/432710.18542/moara.v2i48.4327MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 48 (2017): Estudos Literários ago-dez 2017; 115-1330104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/4327/4708https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/downloadSuppFile/4327/1285https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/downloadSuppFile/4327/1286Direitos autorais 2018 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T14:20:50Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/4327Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2019-06-12T14:20:50Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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