TRÂNSITOS (TRANS)CULTURAIS NA LITERATURA AFRO- ESTUDINIENSE: LITERATURA, RELIGIÃO, CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, José de Paiva dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3565
Resumo: Este ensaio examina os desdobramentos literários e culturais resultantes do encontro entre negros africanos escravizados e Euro- Americanos nos Estados Unidos do século dezoito e dezenove, conforme representado em manifestações artísticas como os spirituals (coletados por antropólogos e folcloristas) e representações literárias como poemas de Paul L. Dunbar. Como base em teorizações feitas por Paul Gilroy, Mary Louise Pratt, Werner Sollors, Allan D. Callahan, entre outros, este ensaio argumenta que os encontros coloniais nunca são unilaterais, isto é, não se restringem ao mais forte impondo conceitos e normas culturais que são posteriormente absorvidos e replicados pela instância dominada. Conforme demonstrado  na análise dos poemas de Dunbar e de vários spirituals coletados e publicados por especialistas, o conflito entre duas instâncias culturais possibilita o surgimento de um espaço risomórfico e instável , no qual conceitos e visões de mundo são apropriados, contestados, subvertidos e transformados. Investiga- se, assim, o trânsito  para o imaginário afro- descendente estadunidense de conceitos judaico- cristãos, trazidos pelo colonizador como Êxodo, Terra Prometida, Povo escolhido, Etiópia, entre outros,  bem como as transformações que sofreram ao migrarem para um contexto de escravidão e marginalização. Um desdobramento interessante é a transformação destas metáforas em discursos subversivos que visam contestar noções eurocêntricas de nação, cidadania e identidade cultural. 
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