Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7340 |
Resumo: | A partir de um mapeamento dos estudos sobre gênero textual, este estudo objetiva oferecer um corpo de conceitos básicos que serve de ligação entre a pesquisa teórica e a prática do professor em sala de aula, com vistas a se promover na escola um trabalho pedagógico consciente e produtivo. Entendemos que uma melhor compreensão dessa unidade de estudo por professores (e não apenas por pesquisadores) implica um redirecionamento tanto da postura do professor quanto de sua prática em sala de aula. Afinal, o que o professor ensina e como ele ensina decorrem da compreensão que ele tem dos fenômenos de linguagem. Diferentes concepções originam diferentes práticas. |
id |
UFPA-4_0dd1c4859d2afd74403919960f6f107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7340 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensinoMapping studies on Genre: research and teaching tracksA partir de um mapeamento dos estudos sobre gênero textual, este estudo objetiva oferecer um corpo de conceitos básicos que serve de ligação entre a pesquisa teórica e a prática do professor em sala de aula, com vistas a se promover na escola um trabalho pedagógico consciente e produtivo. Entendemos que uma melhor compreensão dessa unidade de estudo por professores (e não apenas por pesquisadores) implica um redirecionamento tanto da postura do professor quanto de sua prática em sala de aula. Afinal, o que o professor ensina e como ele ensina decorrem da compreensão que ele tem dos fenômenos de linguagem. Diferentes concepções originam diferentes práticas. Based on a mapping of studies on genre, this study aims to provide a body of basic concepts that serves as a link between theoretical research and teacher practice in the classroom, in order to promote a conscious pedagogical work in the school and productive. We understand that a better understanding of this unit of study by teachers (and not only by researchers) implies a redirection of both the teacher's posture and his classroom practice. After all, what the teacher teaches and how he teaches stems from his understanding of language phenomena. Different conceptions give rise to different practices.Universidade Federal do ParáOliveira, Maria do Socorro2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/734010.18542/moara.v1i51.7340MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 134-1520104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7340/5631Direitos autorais 2019 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T18:36:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7340Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2021-01-04T18:36:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino Mapping studies on Genre: research and teaching tracks |
title |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
spellingShingle |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino Oliveira, Maria do Socorro |
title_short |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
title_full |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
title_fullStr |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
title_full_unstemmed |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
title_sort |
Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino |
author |
Oliveira, Maria do Socorro |
author_facet |
Oliveira, Maria do Socorro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Socorro |
description |
A partir de um mapeamento dos estudos sobre gênero textual, este estudo objetiva oferecer um corpo de conceitos básicos que serve de ligação entre a pesquisa teórica e a prática do professor em sala de aula, com vistas a se promover na escola um trabalho pedagógico consciente e produtivo. Entendemos que uma melhor compreensão dessa unidade de estudo por professores (e não apenas por pesquisadores) implica um redirecionamento tanto da postura do professor quanto de sua prática em sala de aula. Afinal, o que o professor ensina e como ele ensina decorrem da compreensão que ele tem dos fenômenos de linguagem. Diferentes concepções originam diferentes práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7340 10.18542/moara.v1i51.7340 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7340 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i51.7340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7340/5631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 51 (2019): Formação docente em tempos críticos: múltiplas dimensões; 134-152 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675321755533312 |