A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazioli, Fabiano Tadeu
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rettenmaier, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/14525
Resumo: A escolarização da literatura incide num entrave quando o enfoque é o Ensino Médio, e o livro didático é a insígnia desse dilema. O artigo parte de considerações teóricas acerca desses temas, pautadas principalmente em Manguel (2020, 2010), Montes (2020), Freire (1987, 2014), Soares (2001), Fischer (2021) e Cosson (2013, 2021), bem como de noções relacionadas à “experiência” e aos “tremores” surgidos ao contato do sujeito com a literatura relativas à terminiologia de Larrosa (2014). Em seguida analisam-se tais ocorrências em capítulos do material didático de uma editora especializada no segmento, ao que se pode afirmar que a literatura exige um modo particularizado de “escolarização” (SOARES, 2011), e que o livro didático não corrobora com ele, porque se coloca como materialização do pensamento acrítico e passivo que permeia o ensino de literatura marcado por orientações que não favorecem a leitura literária, mas o entendimento pragmático e verticalizado da história da literatura.
id UFPA-4_0e3eef847f8f89e1ce93c27ef089d764
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14525
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".A escolarização da literatura incide num entrave quando o enfoque é o Ensino Médio, e o livro didático é a insígnia desse dilema. O artigo parte de considerações teóricas acerca desses temas, pautadas principalmente em Manguel (2020, 2010), Montes (2020), Freire (1987, 2014), Soares (2001), Fischer (2021) e Cosson (2013, 2021), bem como de noções relacionadas à “experiência” e aos “tremores” surgidos ao contato do sujeito com a literatura relativas à terminiologia de Larrosa (2014). Em seguida analisam-se tais ocorrências em capítulos do material didático de uma editora especializada no segmento, ao que se pode afirmar que a literatura exige um modo particularizado de “escolarização” (SOARES, 2011), e que o livro didático não corrobora com ele, porque se coloca como materialização do pensamento acrítico e passivo que permeia o ensino de literatura marcado por orientações que não favorecem a leitura literária, mas o entendimento pragmático e verticalizado da história da literatura.Universidade Federal do ParáGrazioli, Fabiano TadeuRettenmaier, Miguel2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1452510.18542/moara.v0i64.14525MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 64 (2023): Adúlteras: escritoras perante a infidelidade feminina; 180-2000104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/14525/10565Direitos autorais 2023 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-01T16:43:23Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14525Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2024-03-01T16:43:23Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
title A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
spellingShingle A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
Grazioli, Fabiano Tadeu
title_short A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
title_full A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
title_fullStr A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
title_full_unstemmed A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
title_sort A leitura literária bancária no Ensino Médio: uma vida sem "tremores".
author Grazioli, Fabiano Tadeu
author_facet Grazioli, Fabiano Tadeu
Rettenmaier, Miguel
author_role author
author2 Rettenmaier, Miguel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazioli, Fabiano Tadeu
Rettenmaier, Miguel
description A escolarização da literatura incide num entrave quando o enfoque é o Ensino Médio, e o livro didático é a insígnia desse dilema. O artigo parte de considerações teóricas acerca desses temas, pautadas principalmente em Manguel (2020, 2010), Montes (2020), Freire (1987, 2014), Soares (2001), Fischer (2021) e Cosson (2013, 2021), bem como de noções relacionadas à “experiência” e aos “tremores” surgidos ao contato do sujeito com a literatura relativas à terminiologia de Larrosa (2014). Em seguida analisam-se tais ocorrências em capítulos do material didático de uma editora especializada no segmento, ao que se pode afirmar que a literatura exige um modo particularizado de “escolarização” (SOARES, 2011), e que o livro didático não corrobora com ele, porque se coloca como materialização do pensamento acrítico e passivo que permeia o ensino de literatura marcado por orientações que não favorecem a leitura literária, mas o entendimento pragmático e verticalizado da história da literatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/14525
10.18542/moara.v0i64.14525
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/14525
identifier_str_mv 10.18542/moara.v0i64.14525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/14525/10565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 64 (2023): Adúlteras: escritoras perante a infidelidade feminina; 180-200
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675317895725056