Uma proposta de ensino da modalização epistêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Raimunda Iraneide Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958
Resumo: Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018).
id UFPA-4_2798ead92b1fff646d7bce0dd3774963
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12958
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino da modalização epistêmicaCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018).Universidade Federal do ParáMarques, Raimunda Iraneide Teixeira2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1295810.18542/moara.v0i60.12958MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 60 (2022): Estudos em Funcionalismo Linguístico; 113-1370104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958/8994Direitos autorais 2022 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T22:20:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12958Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2022-08-02T22:20:05Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
title Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
spellingShingle Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
Marques, Raimunda Iraneide Teixeira
title_short Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
title_full Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
title_fullStr Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
title_sort Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
author Marques, Raimunda Iraneide Teixeira
author_facet Marques, Raimunda Iraneide Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Raimunda Iraneide Teixeira
description Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958
10.18542/moara.v0i60.12958
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958
identifier_str_mv 10.18542/moara.v0i60.12958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958/8994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 60 (2022): Estudos em Funcionalismo Linguístico; 113-137
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675319443423232