Uma proposta de ensino da modalização epistêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958 |
Resumo: | Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018). |
id |
UFPA-4_2798ead92b1fff646d7bce0dd3774963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12958 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmicaCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018).Universidade Federal do ParáMarques, Raimunda Iraneide Teixeira2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1295810.18542/moara.v0i60.12958MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 60 (2022): Estudos em Funcionalismo Linguístico; 113-1370104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958/8994Direitos autorais 2022 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T22:20:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12958Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2022-08-02T22:20:05Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
title |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica Marques, Raimunda Iraneide Teixeira |
title_short |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
title_full |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
title_sort |
Uma proposta de ensino da modalização epistêmica |
author |
Marques, Raimunda Iraneide Teixeira |
author_facet |
Marques, Raimunda Iraneide Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Raimunda Iraneide Teixeira |
description |
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958 10.18542/moara.v0i60.12958 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v0i60.12958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/12958/8994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 60 (2022): Estudos em Funcionalismo Linguístico; 113-137 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319443423232 |