Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir as práticas editoriais implicadas na publicação de coleções de romances vendidos em fascículos. Para tanto, tem como corpus privilegiado de análise paratextos editoriais que acompanham exemplares de prosa de ficção francesa traduzidos e publicados por tipógrafos e editores portugueses no Oitocentos. As características do suporte material e o sistema de vendas por assinatura são testemunhos das estratégias editoriais implicadas no processo de barateamento do livro no século XIX. Por consequência, a análise do repertório de obras publicadas em fascículos permite escrever uma história da literatura do ponto de vista de certo tipo de leitor: aquele cujos parcos recursos financeiros não permitiam entrar em uma livraria e sair com um livro impresso nas mãos. |
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Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículosEditorial strategies to reduce book costs: novels sold in booklet formEste artigo tem por objetivo discutir as práticas editoriais implicadas na publicação de coleções de romances vendidos em fascículos. Para tanto, tem como corpus privilegiado de análise paratextos editoriais que acompanham exemplares de prosa de ficção francesa traduzidos e publicados por tipógrafos e editores portugueses no Oitocentos. As características do suporte material e o sistema de vendas por assinatura são testemunhos das estratégias editoriais implicadas no processo de barateamento do livro no século XIX. Por consequência, a análise do repertório de obras publicadas em fascículos permite escrever uma história da literatura do ponto de vista de certo tipo de leitor: aquele cujos parcos recursos financeiros não permitiam entrar em uma livraria e sair com um livro impresso nas mãos.This article seeks to discuss the editorial practices involved in publishing romance collections sold in booklet form. To do so, editorial paratexts, which accompany French fiction translated and published by Portuguese publishing houses and printers in the nineteenth century, were analyzed. The characteristics of support materials and the system of sales based on subscriptions are testimony to the editorial strategies involved in the process of lowing the book costs in the nineteenth century. Consequently, analyzing the repertoire of works published in booklets allows us to write a history of literature from the perspective of a certain type of reader: those whose sparse financial resources did not allow them to enter a book store and purchase a printed book. Universidade Federal do ParáAugusti, Valéria2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/780410.18542/moara.v0i52.7804MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 52 (2019): 150 anos do grêmio literário português de Belém; 5-150104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804/5768Direitos autorais 2019 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T04:27:14Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7804Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-10-28T04:27:14Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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