Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusti, Valéria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir as práticas editoriais implicadas na publicação de coleções de romances vendidos em fascículos. Para tanto, tem como corpus privilegiado de análise paratextos editoriais que acompanham exemplares de prosa de ficção francesa traduzidos e publicados por tipógrafos e editores portugueses no Oitocentos. As características do suporte material e o sistema de vendas por assinatura são testemunhos das estratégias editoriais implicadas no processo de barateamento do livro no século XIX. Por consequência, a análise do repertório de obras publicadas em fascículos permite escrever uma história da literatura do ponto de vista de certo tipo de leitor: aquele cujos parcos recursos financeiros não permitiam entrar em uma livraria e sair com um livro impresso nas mãos.
id UFPA-4_4489aef988c8f7c7c8e9b0f14b6a69a5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7804
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículosEditorial strategies to reduce book costs: novels sold in booklet formEste artigo tem por objetivo discutir as práticas editoriais implicadas na publicação de coleções de romances vendidos em fascículos. Para tanto, tem como corpus privilegiado de análise paratextos editoriais que acompanham exemplares de prosa de ficção francesa traduzidos e publicados por tipógrafos e editores portugueses no Oitocentos. As características do suporte material e o sistema de vendas por assinatura são testemunhos das estratégias editoriais implicadas no processo de barateamento do livro no século XIX. Por consequência, a análise do repertório de obras publicadas em fascículos permite escrever uma história da literatura do ponto de vista de certo tipo de leitor: aquele cujos parcos recursos financeiros não permitiam entrar em uma livraria e sair com um livro impresso nas mãos.This article seeks to discuss the editorial practices involved in publishing romance collections sold in booklet form. To do so, editorial paratexts, which accompany French fiction translated and published by Portuguese publishing houses and printers in the nineteenth century, were analyzed. The characteristics of support materials and the system of sales based on subscriptions are testimony to the editorial strategies involved in the process of lowing the book costs in the nineteenth century. Consequently, analyzing the repertoire of works published in booklets allows us to write a history of literature from the perspective of a certain type of reader: those whose sparse financial resources did not allow them to enter a book store and purchase a printed book. Universidade Federal do ParáAugusti, Valéria2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/780410.18542/moara.v0i52.7804MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 52 (2019): 150 anos do grêmio literário português de Belém; 5-150104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804/5768Direitos autorais 2019 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T04:27:14Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7804Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-10-28T04:27:14Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
Editorial strategies to reduce book costs: novels sold in booklet form
title Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
spellingShingle Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
Augusti, Valéria
title_short Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
title_full Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
title_fullStr Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
title_full_unstemmed Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
title_sort Estratégias editoriais de barateamento do livro: o caso dos romances vendidos em fascículos
author Augusti, Valéria
author_facet Augusti, Valéria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Augusti, Valéria
description Este artigo tem por objetivo discutir as práticas editoriais implicadas na publicação de coleções de romances vendidos em fascículos. Para tanto, tem como corpus privilegiado de análise paratextos editoriais que acompanham exemplares de prosa de ficção francesa traduzidos e publicados por tipógrafos e editores portugueses no Oitocentos. As características do suporte material e o sistema de vendas por assinatura são testemunhos das estratégias editoriais implicadas no processo de barateamento do livro no século XIX. Por consequência, a análise do repertório de obras publicadas em fascículos permite escrever uma história da literatura do ponto de vista de certo tipo de leitor: aquele cujos parcos recursos financeiros não permitiam entrar em uma livraria e sair com um livro impresso nas mãos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804
10.18542/moara.v0i52.7804
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804
identifier_str_mv 10.18542/moara.v0i52.7804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7804/5768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 52 (2019): 150 anos do grêmio literário português de Belém; 5-15
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675320846417920