Religar-se à terra para o céu não cair
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/11746 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre as possíveis constituições de humanidade a partir de conceitos e concepções fundamentais de ser/sujeito/humano apresentados tanto na perspectiva ameríndia proposta por Viveiros de Castro e outras vozes discursivas quanto no pensamento da ontologia ocidental – ancoradas no antropocentrismo. Atento às diversas narrativas dos pajésYanomami do grupo Parahiteri presentes no livro “O surgimento dos pássaros” procurou-se fazer aqui uma análise do narrar cosmológico de povos originários com um olhar reflexível – e não menos refratário – ao modo inexorável de ser e de estar neste mundo dos napë (homens) estruturado pela razão. A natureza/planeta como espaço de encontro/confronto de ambas as concepções faz emergir de um lado as contradições de uma razão – e seus mecanismos de dominação e controle do mundo natural – que pressupõe o progresso de uma humanidade, e do outro, um levante de vozes e de vidas indígenas e sua ligação com um mundo natural. |
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Religar-se à terra para o céu não cairO presente artigo reflete sobre as possíveis constituições de humanidade a partir de conceitos e concepções fundamentais de ser/sujeito/humano apresentados tanto na perspectiva ameríndia proposta por Viveiros de Castro e outras vozes discursivas quanto no pensamento da ontologia ocidental – ancoradas no antropocentrismo. Atento às diversas narrativas dos pajésYanomami do grupo Parahiteri presentes no livro “O surgimento dos pássaros” procurou-se fazer aqui uma análise do narrar cosmológico de povos originários com um olhar reflexível – e não menos refratário – ao modo inexorável de ser e de estar neste mundo dos napë (homens) estruturado pela razão. A natureza/planeta como espaço de encontro/confronto de ambas as concepções faz emergir de um lado as contradições de uma razão – e seus mecanismos de dominação e controle do mundo natural – que pressupõe o progresso de uma humanidade, e do outro, um levante de vozes e de vidas indígenas e sua ligação com um mundo natural.Universidade Federal do ParáAraújo, Benjamim da CostaNeves, Ivânia dos Santos2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1174610.18542/moara.v0i59.11746MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 59 (2021): Descentrar o cânone da memória literária: repensando a obra de Bernardo Kucinski; 134 - 1470104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/11746/8137Direitos autorais 2021 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T12:20:30Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/11746Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2022-12-22T12:20:30Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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